O Mudi é um cachorro de pastoreio muito interessante e que pode ser treinado com facilidade. A raça possui a sua origem na Hungria e têm chamado a atenção de muitos amantes de cães por causa das suas habilidades em aprender atividades. 

A raça Mudi é, ainda, bem rara: existem somente cerca de três a quatro mil em todo o mundo.

Porém, esses cãezinhos estão chamando muito a atenção de amantes de pets, principalmente devido à sua inteligência e ao seu comportamento muito dócil e companheiro.

Ficou interessado em descobrir mais sobre essa raça? Então confira todas as informações que o artigo de hoje separou sobre os Mudi!

Origem do Mudi

Mudi

Mudi. Fonte – Freepik

O Mudi é uma raça de cães que possui a sua origem na Hungria e faziam parte de outros grupos de cães que exerciam o pastoreio. 

Esses cachorros foram descobertos como cães pastores da Hungria. Eles teriam surgido entre os séculos XVI e XVIII, mas só seriam desenvolvidos no comércio pela primeira vez no início do século XX. 

Estudos indicam que a raça surgiu de forma natural, ou seja, sem ter sido desenvolvida de forma artificial.

Os Mudi surgiram do cruzamento espontâneos entre pastores húngaros e pastores alemães, porque os pastores húngaros decidiram incentivar a mistura dessas raças para conseguirem cães mais eficientes em seus trabalhos. O resultado foi o Mudi: um cachorro forte, ágil, obediente e disposto a trabalhar.

Os Mudi eram muito amados na Hungria devido à suas habilidades como excelentes pastores e também por serem extremamente dóceis e excelentes cães de companhia. 

Porém, devemos lembrar que, durante a Segunda Guerra Mundial, muitas raças da Hungria quase foram completamente extintas.

Os Mudi não tiveram nenhuma imunidade por serem raros.  Na década de 60, a raça foi reabilitada e os criadores passaram a realizar um trabalho de tentar reviver a raça.

Características do Mudi

Mudi

Mudi malhado. Fonte – Freepik

Como já foi dito, os Mudi são extremamente ágeis, principalmente quando o assunto é pastorear ovelhas ou animais em geral. Os pastores da Hungria continuam usando os Mudi como pastores até os dias de hoje. 

O corpo e as proporções do Mudi são as mesmas da média dos cães de pastoreio. Essa raça possui as orelhas eretas e tamanho médio.

Os machos são um pouco maiores do que as fêmeas, alcançando até 45 centímetros de altura e cerca de 14 quilos de peso. As fêmeas dessa raça possuem uma altura média de 40 centímetros e peso médio de 11 quilos. 

Uma das características que mais chamam atenção nos cães de raça Mudi é a pelagem: os Mudi possuem o pelo do ondulado e de comprimento médio. Na cauda, por sua vez, o pelo pode chegar até 10 centímetros de comprimento.

Os cachorros Mudi possuem sempre cor uniforme, com uma presença muito rara de manchas. Eles podem ser de cores diferentes, sendo as mais comuns preto, branco, marrom, cinza e creme. 

A expectativa de vida dos Mudi é de 11 a 13 anos de idade, com variações que podem estar ligadas à prática de exercícios físicos pelos cães e os cuidados com a saúde. 

Por fim, podemos dizer que os cães dessa raça possuem um tronco de proporções quadradas, com a altura sendo a mesma do comprimento da cabeça até a cauda.

Aspecto do Mudi 

Os cachorros Mudi são considerados muito bonitos por estudiosos e especialistas em cães de todo o mundo.

Eles possuem a agilidade e a vontade de trabalhar dos cachorros boiadeiros do leste europeu e a inteligência dos cachorros de pastoreio do centro do continente. Dessa forma, podemos dizer que os Mudi são, de uma forma geral, trabalhadores, ágeis, fiéis aos donos e carinhosos.

Os cães da raça Mudi são muito parecidos com um lobo preto. O pelo dos Medi possui uma pelagem muito bonita e que não é, necessariamente, muito longa. Ela costuma ser, como já foi dito, média. 

Os Mudi possuem pêlos ondulados ou, até mesmo, cacheados. A cabeça e os membros dos cachorros dessa raça possuem pelos mais curtos e também mais lisos que aqueles que cobrem o resto do corpo. Os pelos da cauda costumam ser os mais longos. 

A pelagem do Mudi costuma ser mutio densa, possuindo uma espessura grossa e um comprimento que pode variar de 4 a 10 centímetros, o que depende da idade do cão e de seu sexo. 

A cabeça do Mudi é o que mais chama a atenção nos cães desta raça devido ao seu formato de cunha. Esse formato faz com que ela apareça sempre visível e dá também um aspecto muito feliz aos cães. 

O focinho do Mudi é sempre reto e pontiagudo e é, normalmente, preto, branco ou azul merle. Alguns cachorros dessa raça possuem, ainda, o focinho da mesma cor da pelagem. 

Os Mudi possuem a cauda em uma altura média. Ela é, normalmente, enrolada. Porém, saiba que alguns cães podem nascer sem a cauda ou com a cauda muito curta. 

Os cães dessa raça possuem uma postura muito ereta, com as patas bem separadas, o que indica o constante estado de alerta em que esses cachorros ficam sempre. A postura também os ajuda a manter o equilíbrio em suas atividades físicas.

As orelhas do Mudi ficam sempre em posição ereta. Elas indicam a percepção de estímulos pelos Mudi: eles sempre mexem as orelhas em direção a qualquer som ouvido.

Os olhos dos cachorros da raça, por sua vez,  são estreitos e levemente pontiagudos. Quanto à cor, os Mudi costumam ter olhos escuros. Porém, alguns cachorros possuem os olhos azuis, principalmente quando a pelagem dos mesmos é da cor azul-merle. 

Comportamento 

Os Mudi possuem um comportamento geral muito calmo, especialmente quando os comparamos com as outras raças de cães de pastoreio. 

A raça é conhecida por ser muito companheira e muito apegada aos seus donos. Os Mudi são excelentes cães de família, uma vez que eles tendem a se dar bem com todos os membros da casa em que vivem. Mas, eles possuem um pouco de receio com estranhos/desconhecidos. 

Eles são também bons cães de guarda, já que são muito corajosos e estão sempre alerta.Os Mudi podem ser levados para um parque de cães para se divertirem e exercem as suas habilidades e gastarem a própria energia. 

Saiba também que o Mudi tem muita energia para gastar. Assim, é interessante que os donos de cães dessa raça levem os próprios cachorros para fazer passeios e caminhadas e também para interagir com outros animais. 

Os Mudi são muito inteligentes e gostam muito de aprender técnicas e truques novos: isso faz parte do comportamento natural deles. Assim, é interessante que você esteja sempre ensinando alguma coisa nova para o seu cão, para que ele possa colocar as suas habilidades naturais em prática. 

Porém, aqueles que querem ter um Mudi devem levar em consideração que esses cães estão sempre tentando exercer a habilidade de pastores, tendendo a pastorear qualquer coisa que se mova perto deles.

Eles estão sempre explorando lugares e buscando encontrar seres que possam ser pastoreados.

Essa característica do comportamento da raça, se for indesejada, pode ser corrigida por meio de treinamento com um professor adequado e preparado. 

Você deve saber também que o Mudi não é um cachorro silencioso, uma vez que ele tem o costume de latir com frequência, principalmente quando percebe a presença de alguma coisa diferente no ambiente com o qual ele está acostumado.

Assim, você não deve ter um cão dessa raça se você pretende morar em um lugar em que cães barulhentos não são aceitos. 

Cuidados com o Mudi

A boa notícia é que não é difícil cuidar de um cachorro da raça Mudi. Quanto ao cuidado com os seus pelos, por exemplo, uma escovação por semana é suficiente.

Como os Mudi possuem uma pelagem densa e média, eles podem desenvolver nós com frequência. Assim, os donos de cães dessa raça devem tomar sempre cuidado com as necessidades dos cães em relação aos seus pelos. 

Uma escovação por semana é suficiente para tirar os chamados “pelos mortos” do seu Mudi, evitando que a pelagem do mesmo fique embaraçada e cheia de nós. Lembre-se de que os nós podem machucar a pele do cachorro, gerando um incômodo muito grande. 

Os principais cuidados relacionados ao Mudi estão relacionados à prática de exercícios físicos: os Mudi possuem muita energia e devem, por isso, se exercitar com frequência. É recomendável que os cães dessa raça façam pelo menos uma caminhada por dia. 

Cuidados com a saúde 

Outro ponto muito positivo dos cães Mudi é que eles não costumam apresentar problemas específicos de saúde, sendo muito saudáveis de forma geral. Os Mudi também não são propensos a desenvolverem doenças hereditárias. 

Assim como com qualquer cão que gosta de ficar muito tempo ao ar livre, porém, é recomendável que você supervisione com frequência as orelhas e as patas do seu cachorro. Eles podem se machucar com espigas ou com farpas, além de parasitas em geral, já que esses sempre ficam em gramados e solos de terra. 

Também é interessante que você mantenha as orelhas do seu Mudi sempre limpas. Realize a limpeza das mesmas conforme indicação do veterinário.

Ainda, os Mudi devem receber escovações frequentes nos dentes, com uma frequência desejável de 3 vezes por semana. Esse hábito evitará  o surgimento de placas nos dentes do cachorro,  o que pode prejudicar a sua alimentação e também provocar mau hálito.

Cuidados com o Mudi e crianças pequenas 

Os Mudi se dão muito com crianças de uma forma geral. Porém, é importante que você supervisione o seu cão quando ele estiver brincando com uma criança pequena, já que ele pode acabar machucando a criança sem querer durante as brincadeiras.

Lembre-se de que ele tende a ser um pouco agitado durante as suas brincadeiras. 

Cuidados com o Mudi: treinamentos frequentes 

Os Mudi devem receber treinamentos e adestramentos frequentes e desde muito jovens, de preferência enquanto ainda filhotes. Eles devem sempre ser submetidos a novos desafios e truques. 

Os cachorros dessa raça devem ser tratados com firmeza. Tente sempre agir com firmeza em relação ao seu cachorro, uma vez que ele pode desenvolver um comportamento ruim caso não seja educado desde jovem.

Busque repreender qualquer tipo de comportamento errado do seu cachorro desde filhote, uma vez que, depois de já adulto, é difícil mudar as atitudes do seu Mudi. Caso ele não seja educado de forma adequada, ele pode se tornar teimoso.

O ideal é que os donos de cães dessa raça contem com o apoio de um adestrador para ajudar na educação do cão desde cedo.

Por ser um cachorro alerta e atento, o Mudi pode ser adestrado de forma muito fácil, já que ele aprenderá facilmente aquilo que é ensinado para ele. Explore essa característica do seu cão para educá-lo desde cedo. 

Alimentação 

Os Mudi devem possuir uma alimentação repleta de alimentos de qualidade. Os cães dessa raça devem possuir uma alimentação cheia de nutrientes e de vitaminas. 

Lembre-se de que é um cachorro que gasta muita energia, uma vez que ele está sempre em estado de alerta pronto para proteger os seus donos. Ele também exerce constantemente a sua atividade enquanto cão de pastoreio. 

Assim, é muito importante que você verifique a qualidade da ração que será dada para o seu cachorro. As principais informações sobre os alimentos e a composição das rações para cachorros podem ser encontradas na própria embalagem da ração. 

É interessante que você procure um veterinário para buscar informações sobre a quantidade de alimento que deve ser ingerida pelo seu Mudi e também conselhos sobre as marcas com maior qualidade. 

A importância da hidratação 

Lembre-se de oferecer água com frequência para o seu Mudi. Tente deixar um recipiente com água fresca sempre à disposição.

Se você for fazer um passeio ao ar livre com o seu cachorro, leve água em uma garrafinha para que ele possa beber durante e depois da prática dos exercícios. 

Os cães dessa raça gastam muita energia o dia todo  e, dessa forma, eles devem se manter sempre hidratados. A falta de água pode fazer muito mal para o seu Mudi, podendo provocar graves problemas de saúde.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre a raça. Será que esse é o cão certo para você?