Existem cães com os tipos mais variados de pelos: longos, curtos, lisos e encaracolados. Sem esquecer dos exóticos cachorros sem pelos. Agora veja as 10 raças de cachorros mais peludos, aqueles com pelos longos e literalmente, fofos!
Quais são as melhores raças de cachorros mais peludos?
A melhor raça de cachorro peludo para você depende de vários fatores, incluindo temperamento, treinabilidade e níveis de atividade, bem como necessidades de higiene. Como um todo, as personalidades dos cães de pelo longo variam de ativas a suaves. Naturalmente, o cachorro certo para você depende do que você está procurando, mas a lista a seguir é um ótimo lugar para começar:
Raças de cachorros mais peludos
1. Shih-Tzu
Este cão de origem chinesa, o Shih Tzu, é notável pela sua maravilhosa personalidade. Eles geralmente são muito divertidos, afetuosos, inteligentes e sociáveis, o que os torna perfeitos para todos os tipos de famílias e ambientes.
O Shih Tzu foi anteriormente considerado um animal sagrado. Seu pelo extremamente longo é perfeito para aqueles que gostam de fazer penteados nos animais de estimação.
Necessidades de Higiene: Como outros cães similares com pelos compridos, o longo e esvoaçante pelo do Shih Tzu requer escovação diária e precisa ser aparado 1 vez por mês.
2. Havanês
O Havanês é um cão ativo, alegre, social e brincalhão, mas também é muito inteligente. Assim, precisará de uma família ativa que lhe dê diferentes jogos de inteligência que o estimulem mentalmente. Além disso, o Havanês adora ser escovado e cuidado de todos os modos. É muito sociável e carinhoso.
3. Cães malteses
O maltês é notável por seu pelo branco puro, que se tornou popular em diferentes concursos de beleza em todo o mundo. Além disso, é uma raça de cão muito alegre, engraçada e ativa que adora passar tempo brincando com pessoas e outros animais de estimação.
É um cão bastante delicado, e como tal você precisa alimentá-lo com alimentos de alta qualidade e usar xampus e produtos naturais que não são prejudiciais para ele. Pois isso ajudará a evitar o aparecimento de possíveis alergias.
4. Collie barbudo
Este tipo de cão pastor, também chamado de “Beardie”, é originário da Escócia. Collies barbudos têm um pelo longo e macio que é muito agradável ao toque.
5. Lhasa Apso
O Lhasa Apso é um pequeno cão de origem tibetana. Ele era um cão de guarda para os mosteiros budistas. Apesar de seu pequeno tamanho, este cão foi eficaz em alertar os monges.
Seu pelo é longo, liso e macio.
6. Cão de Água Portuguesa
Estes nadadores superiores fazem jus ao seu nome e têm uma personalidade afetuosa e obediente.
Necessidades de Higiene: Com o seu pelo encaracolado, o Cão de Água Português precisa de escovar e pentear semanalmente, e um banho a cada 6-8 semanas.
7. Cão afegão
O cão afegão é um cão de inigualável elegância e beleza, e possui pelos extremamente longos e macios. Sendo assim, requer cuidado diário e exclusivo para manter seu pelo.
Os cães afegãos são cães inteligentes, orgulhosos, independentes e protetores. Além disso, se houver crianças em casa, você deve saber que os cães afegãos não toleram ter o pelo puxado em nenhuma circunstância, então você deve ensiná-las que elas precisam tratar seu animal de estimação de pelo longo adequadamente e com respeito.
8. Komondor
O Komondor é popular em todo o mundo devido ao seu pelo com fio, que se parece com dreadlocks. O Komondor é um grande cão pastor que tem um caráter territorial, protetor e verdadeiramente corajoso.
Por outro lado, o Komondor também é um cão altamente inteligente e obediente que você pode treinar ativamente, pois ele responderá de forma brilhante às suas instruções. A socialização desta raça é fundamental para evitar comportamentos indesejáveis.
9. Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernês é feito para ambientes frios. Eles têm dois tipos de pelo para mantê-los aquecidos.
O primeiro é espesso, enquanto a camada superior visível consiste de longos pelos ondulados. Além disso, eles têm um padrão distinto que é marrom, preto e branco.
Esses cães são grandes e crescem em ritmo acelerado. Eles podem atingir mais de 45 quilos e ficar até 75cm de altura.
Eles experimentarão um surto de crescimento por volta dos 4 meses de idade. Eles são tão ativos que você pode precisar segurá-los. Em média , os cães Bernese Mountain vivem apenas entre os 6 e os 8 anos de idade.
10. Pastor Bergamasco
O Pastor Bergamasco tem uma longa e ilustre história que remonta a 2.000 anos. Eles foram originalmente criados para rebanho de gado.
Como resultado, os cães modernos exigirão longas caminhadas e uma quantidade significativa de espaço para brincar.
Estes cães têm um pelo espesso e emaranhado, tornando-os companheiros ideais para os proprietários que vivem em climas mais frios. Mas sua pelagem espessa fica emaranhada ao longo do tempo para regular sua temperatura corporal. Então, se você vive em um clima mais quente, certifique-se de fornecer-lhes muita água e sombra.
Quando se trata de personalidade , esses cães são bastante reservados. Eles amam brincar e mostrar afeição aos seus donos, eles são pensadores independentes. Eles não se importam de passar tempo sozinhos.
Além desses citados na lista tem o Keeshond, Bearded Collie, Samoieda, Pequinês, Chow Chow, Bichon Frisé, Mastim Tibetano, Affenpinscher, Pastor de Shetland, Malamute do Alaska e muitos outros.
Cachorros mais peludos precisam de cuidados especiais?
Cães com pelo longos precisam de um pouco de atenção extra para ficarem limpos e confortáveis. Enquanto você pode levá-los para um profissional, o trabalho pode ser feito em casa da mesma forma. Existem dois tipos principais de pelo: grosso e sedoso. Cães com pelos grossos normalmente têm uma camada subjacente macia. O pelo sedoso não tem essa segunda camada.
Seja qual for o tipo de pelo que o seu cão tenha, é importante escovar regularmente. Isso ajudará a evitar emaranhados. Há muitos produtos de banho disponíveis para ajudar também. Se o pelo do seu cão impede que ele veja ou coma corretamente, você pode precisar cortar.
Bônus: Os cachorros mais peludos são mais propensos a pulgas ou carrapatos?
Pulgas e carrapatos não têm uma preferência quando se trata do comprimento do pelo do cão. O problema está na detecção. É mais difícil para os proprietários detectarem pulgas e carrapatos em raças de pelo comprido em comparação com seus colegas de pelos curtos.
Os insetos têm mais lugares para se esconder, então você precisa investir em um pente fino para pentear o cabelo. Se você tomar as devidas precauções e utilizar impedimentos eficazes, não terá problemas com infestações.
Por Thiago Damasceno
Se não consideram o Alaskan Malamute muito peludo, então sou obrigado a duvidar desta lista.
Por Cis Adla
Akita!!