Canis Lupus é um mamífero carnívoro do qual os cães descendem. Eles são nativos da América do Norte, Eurásia e Oriente Médio, e atualmente sua população foi reduzida devido à caça e ao desmatamento. Esta lista irá fornecer 14 raças de cães que têm maior grau de parentesco com os lobos. Vamos ler para ver se o seu cachorro está nesta lista ou não!
Todos os cães são descendentes dos lobos e muitos ainda trazem características físicas e temperamentais de seus ancestrais.
Mas apesar da domesticação dos cachorros ter acontecido há séculos, um estudo de DNA revelou quais são as raças mais parecidas geneticamente com os lobos. O resultado é surpreendente! Os pesquisadores analisaram 414 cães de 85 raças diferentes.
Os lobos são predadores com dentes idênticos aos dos cães e vivem em taigas , florestas, montanhas, prados e tundras. Seu tamanho e peso dependem da raça, mas variam de 60 a 90 cm de altura e pesam até 70 kg.
Os lobos podem caçar durante o dia ou a noite devido a sua boa visão e olfato, e podem caminhar por muitos quilômetros sem se cansarem. Além disso, sua pele é bastante espessa e separada em camadas. Sendo assim, a camada externa é à prova d’água e a camada interna fornece isolamento do frio. Sua cor varia de acordo com seu ecossistema.
Quando se trata de reprodução, a gravidez dura aproximadamente 2 meses. Assim, uma vez nascidos, os filhotes de lobo têm pelo escuro com olhos azuis. No entanto, eles também são surdos e cegos e dependem inteiramente de sua mãe. Eles moram na toca até as três semanas e a deixam quando estão com dois meses de idade.
O lobo é um caçador solitário. Eles podem sobreviver por muitos dias sem comida e suas presas podem ser maiores do que eles. Estes predadores caçam ovelhas, veados, cabras, renas, alces, bem como pequenos animais como lebres e roedores.
Embora tenham sido séculos desde que os cães se tornaram domesticados, muitos cães ainda mantêm seus olhares e temperamentos primitivos hoje em dia. Na verdade, os cães são descendentes de lobos. Há um punhado que se assemelha superficialmente a lobos, sem representar o perigo e a dificuldade que um lobo de estimação faria.
O Shih Tzu é geneticamente uma das raças domésticas mais relacionadas aos lobos. Acredita-se que esta raça de companhia tenha se originado na China por volta de 800 aC.
O pequinês é semelhante a um lobo. Esta raça foi possuída e adorada por membros do Palácio Imperial Chinês durante séculos. Os pequineses são muito carinhosos e afetuosos com a família, mas indiferentes, quase cautelosos, com estranhos. Desse modo, essa característica faz deles excelentes cães de guarda; eles gostam de latir quando estranhos se aproximam.
Os samoiedos são cães de raça russa. O Samoieda parece mais crível quando se trata de ancestrais selvagens. Uma coisa impressionante deste cão é o seu sorriso que é muito perceptível por causa do contraste entre o seu pelo branco e lábios negros.
Outra raça difícil de acreditar é o Lhasa Apso. O Lhasa Apso é conhecido por ser um cão de guarda entre os mosteiros budistas no seu Tibete natal. A raça é uma das mais relacionadas aos lobos.
Como o próprio nome sugere, esta raça é originária do Tibete, mas não é um verdadeiro terrier. Os terriers tibetanos foram mantidos como cães de raça pura em sua terra natal por mais de 2.000 anos.
Saluki originalmente é um cão do Oriente Médio e é uma das mais antigas raças de cães. Era conhecido por viajar pela Rota da Seda com caravanas e tribos nômades. Geneticamente, a raça ainda está intimamente relacionada com seus ancestrais selvagens, o lobo.
O Afegão Hound é um sighthound que também é considerado uma das mais antigas raças de cães que tem parentesco com os lobos. O teste genético deste estudo provou que eles têm pouca divergência em relação aos lobos.
Esta raça do norte vem da Sibéria, a raça se assemelha a seus ancestrais selvagens e mudou pouco geneticamente ao longo do tempo. Eles têm marcas faciais que são muito semelhantes aos lobos. Além disso, eles têm muitas das mesmas características comportamentais e temperamentais de seus ancestrais.
Como a maioria das outras raças chinesas, o Shar-Pei é geneticamente muito antigo. Apesar de sua aparência, seus genes são muito semelhantes aos dos lobos. Embora a história exata da raça seja incerta, há imagens de cerâmica retratando cães semelhantes a Shar-Pei desde 206 aC.
O Basenji é um cão de caça de pequeno a médio porte da África que tem parentesco com os lobos. Geneticamente, a raça é considerada antiga e está intimamente relacionada aos seus ancestrais selvagens.
O Shiba Inu é uma famosa raça de cães no Japão. É também o menor e mais antigo cão deste país. Originalmente, eles estavam acostumados a caçar coelhos e pássaros, agora eles são grandes companheiros de famílias. Uma coisa importante, esses cães são muito semelhantes aos antigos ancestrais do lobo, especialmente aqueles com pelo marrom e branco.
Muitas vezes considerado uma versão maior do Shiba Inu, este cão também é uma boa raça de cães que tem parentesco com os lobos. Além disso, esta raça é do mesmo tamanho e às vezes tem a mesma coloração de um lobo.
Com sua aparência de lobo com um pelo duplo, esse nativo do Alasca está intimamente relacionado com seus ancestrais selvagens. Assim, sua simpatia e falta de latidos o tornam uma escolha popular para os donos de animais de estimação. No entanto, o Malamute pode não ser uma boa opção para famílias que têm outros animais de estimação, especialmente os pequenos, já que a raça tem uma presa bastante desenvolvida.
O Chow Chow é uma raça chinesa de cães que tem parentesco com os lobos. A raça é muito semelhante geneticamente e tem características primitivas e personalidades às vezes que se assemelham a lobos. Os Chow Chows são cães médios que são muito inteligentes e são excelentes guardiões.
atualizado em 25/07/2019 21:53