Doenças cardíacas em cães são comuns. Cães com doença cardíaca e insuficiência cardíaca podem tossir, cansar-se facilmente e perder apetite.
Aprenda a reconhecer os sinais de problemas cardíacos em cães, várias causas, opções de diagnóstico e tratamento e como gerenciar seu cão paciente cardíaco em casa.
Doenças cardíacas em cães são assustadoras e por isso é importante que sejam diagnosticadas o mais rápido possível, para que o cachorro receba o tratamento adequado.
O que causa doenças cardíacas em cães?

Embora não haja uma causa única, os problemas nutricionais podem desempenhar um papel importante nas doenças cardíacas.
O envelhecimento é a razão mais comum pelos quais os cães desenvolvem problemas cardíacos, mas outros fatores, como dirofilariose, também podem levar a doenças cardíacas.
Outros fatores que podem contribuir incluem:
- – Condição corporal: Cães com excesso de peso são mais propensos a desenvolver doenças cardíacas.
- – Idade: As condições cardíacas em cães ocorrem com mais frequência com o aumento da idade.
- – Raça: Em cães, a doença valvular crônica é mais comum em raças pequenas, como poodles em miniatura, Cocker spaniels, pomeranos e schnauzers. A doença do miocárdio é mais comum em raças grandes e gigantes, como os dinamarqueses e os lobos irlandeses.
Meu cachorro tem um problema no coração?
Pode ser difícil dizer se o seu cão tem um problema cardíaco, porque os sinais podem ser semelhantes aos de outras doenças do cão.
O seu veterinário pode verificar se há doenças cardíacas usando alguns dos métodos a seguir.
- – Um exame de estetoscópio pode revelar sopros e líquidos nos pulmões;
- – Palpação pode revelar pulsos incomuns;
- – Raios-X revelam aumento do coração;
- – Um eletrocardiograma pode identificar aumento do coração e ritmos irregulares;
- Os exames de sangue e urina podem revelar vermes do coração e a condição de outros órgãos internos.
Sintomas de doenças cardíacas em cães
Existem alguns sintomas que indicam algum problema no coração.
É claro que ninguém pode diagnosticar uma doença apenas dessa maneira, mas se notar qualquer um dos sinais abaixo, leve seu cachorro ao veterinário para que ele faça os exames necessários.
A veterinária Diane Levitan descreveu 5 sinais de doenças cardíacas em cachorros que são fáceis para os tutores notarem:
- Respiração ofegante – É um sinal sutil, mas muito sério. Se o cão estiver com a respiração mais rápida do que o normal pode ser um indício de diminuição da capacidade cardíaca.
- Tosse – O motivo mais comum de um veterinário ver um cachorro com uma doença cardíaca é a tosse. A tosse nunca pode ser considerada algo normal, portanto se o seu cachorro estiver tossindo, deve passar por uma consulta veterinária.
- Cansaço – Se você estiver passeando com seu cachorro como sempre faz e ele ficar ofegante e se sentar antes do que o habitual, significa que ele está ficando cansado mais rápido. Existem diversas razões para a falta de resistência física e a doença cardíaca pode ser uma delas.
- Barriga grande – O enfraquecimento do músculo cardíaco também pode resultar na má circulação sanguínea, que causa retenção de líquidos na barriga. Isso faz com que a barriga fique grande de maneira repentina ou gradual. Existem outros motivos para isso, mas só um veterinário poderá dar o diagnóstico correto. Normalmente, esse sintoma é acompanhado de perda de massa muscular e falta de apetite.
- Desmaio – Um sinal pouco comum, porém extremamente alarmante é o desmaio quando seu cachorro fica muito animado. Geralmente, eles desmaiam com frequência mas se recuperam rapidamente. Se isso está acontecendo com seu cão, você deve leva-lo imediatamente ao veterinário.
Tratamento: A importância da nutrição
Embora os tratamentos não possam reverter doenças cardíacas, seu cão pode viver uma vida relativamente normal.
A comida que seu cão come desempenha um papel importante em sua saúde e bem-estar.
As doenças cardíacas geralmente fazem com que o coração aumente, e esse aumento causa perda de eficiência.
O coração começa a reter mais líquido do que deveria e é aí que os problemas reais começam.
Por esse motivo, os veterinários recomendam alimentar os cães com alimentos com baixo teor de sódio. Pois isso ajudará a reduzir o acúmulo de líquidos e facilitará o funcionamento eficaz do coração.
Para diagnóstico preciso e opções de tratamento, sempre consulte seu veterinário e peça que ele recomende a melhor comida para a saúde do coração do seu cão.
Fonte: The I love Dogs Site