Existe raça hipoalergênica? A qual raça posso ser alérgico? Em nosso artigo, analisaremos essas questões em detalhes e listaremos as raças de cães com menor probabilidade de causar uma reação alérgica.
A alergia é perigosa e pode desaparecer sozinha?
Em pessoas diferentes (e até mesmo na mesma pessoa em diferentes períodos da vida), as alergias podem se manifestar de maneiras diferentes.
Às vezes, uma pessoa se sente mal imediatamente após o contato com um animal de estimação. Acontece que ocorre uma alergia a um cão específico, mas quando em contato com outro – tudo está em ordem.
No entanto, o perigo de alergias não deve ser subestimado. A residência permanente de uma pessoa alérgica ao lado de um alérgeno pode causar sérios problemas de saúde no futuro. As alergias persistentes correm o risco de desenvolver asma.
- Veja também: Cães de pernas curtas: Confira as 9 raças!
Como escolher uma raça para quem sofre de alergia?
Que tipo de cachorro você pode ser alérgico? Não existem cães completamente hipoalergênicos. Mas existem raças que produzem menos alérgenos. Esses animais de estimação podem ser chamados de cães mais adequados para quem sofre de alergias e asmáticos.
Como a alergia a cachorro se manifesta em adultos?
Os alérgenos dos cães viajam para as membranas mucosas que revestem o nariz e os olhos, e as partículas transportadas pelo ar podem entrar nos brônquios e nos pulmões.
As reações alérgicas geralmente ocorrem logo após o contato com um animal de estimação e podem incluir uma série de sintomas desagradáveis, como:
- Urticária ou erupção cutânea;
Respiração ofegante e tosse; - Respiração difícil;
- Aperto no peito;
- Congestão nasal, que pode piorar com dor facial;
- Nariz a pingar;
- Espirros;
- Coceira e inchaço das pálpebras;
- Olhos doloridos e irritados;
- Problemas respiratórios graves, incluindo respiração ofegante, falta de ar e tosse.
O contato com um cão pode causar ataques em 30% dos pacientes com asma, e as alergias a eles podem levar à asma crônica.
Se você é alérgico a animais de estimação, também tem maior probabilidade de desenvolver sinusite e outras infecções bacterianas que afetam seus seios da face.
- Veja também: Cães sem rabo: Conheça 7 raças de cachorros sem rabo
Alergia a cachorro – Higiene e prevenção
A escolha correta da raça não significa que o problema das alergias esteja completamente resolvido. É importante manter a limpeza da casa, alimentar e cuidar corretamente do seu animal de estimação e fazer caminhadas regulares.
Existem várias práticas de higiene que podem ajudá-lo a evitar o aparecimento de uma alergia à pelo do cachorro.
- Após contato com animal de estimação, não toque no rosto com as mãos, lave bem as mãos com água e sabão.
- Limpe com água tão frequentemente quanto possível.
- Use purificadores de ar.
- Aspire a casa para manter a casa limpa.
- Ventile a sala regularmente.
- Remova todos os tapetes de casa – os alérgenos podem se instalar e se acumular neles.
- Não deixe seu cachorro entrar no quarto, não durma com ele na mesma cama. Deixe seu animal de estimação se acostumar com o fato de que o quarto é um cômodo onde ele não é permitido.
- Lave e penteie seu cão regularmente. É aconselhável que esses procedimentos sejam realizados por pessoas que não tenham alergias.
As tendências à alergia nem sempre significam que você não pode fazer um amigo de quatro patas. Mas se você ou seus familiares são muito alérgicos ao lidar com cães, é melhor optar por outros animais de estimação.