Como os cães não conseguem dizer se e onde estão sentindo algum tipo de dor, é essencial que os tutores fiquem atentos ao comportamento e a linguagem corporal de seus animais. Veja onde os cães podem sentir mais dor.
Confira quais são as áreas onde os cães costumam sentir mais dor e quais sintomas mais comuns apresentados pelos cachorros para mostrar que estão com algum problema.
1 – Onde os cães podem sentir mais dor: Pele
Os cães estão bastante propensos a apresentar alergias de pele, sejam elas ambientais ou alimentares. Às vezes essas alergias podem parecer uma sarna e até ficar bem machucado. Portanto, fique atento a qualquer coceira que o cão apresente e se ele começar a mordiscar uma mesma área excessivamente, pois os animais podem acabar se machucando de tanto se coçar e o ferimento infeccionar, o que causa muita dor. Manter o cachorro limpo e dar banhos regulares pode ajudar muito, mas o ideal é conversar com um veterinário e pedir ajuda a qualquer sinal de alergia que o cão apresentar.
2 – Onde os cães podem sentir mais dor: Articulações
A primeira coisa que os cães sentem quando estão ficando idosos são suas articulações. A artrite, por exemplo, é uma condição bastante dolorosa e bem comum entre cachorros mais velhos.
Se você perceber seu animal mancando, demorando a se levantar quando está deitado, correndo e brincando menos, pode ser um forte sinal de que ele está sentindo dor em alguma de suas articulações.
Comprar uma cama confortável, mantê-lo em um peso saudável e manter as atividades do cão (em um ritmo que o veterinário indicar) podem ajudar a aliviar o desconforto do seu cachorro.
3 – Onde os cães podem sentir mais dor: Ouvidos
Assim como as irritações na pele, alguns problemas no ouvido dos cães podem ser causados por alergias. Mas também podem ser culpa de bactérias, parasitas e várias outras coisas. Qualquer que seja a causa, infecções de ouvido podem causar muita dor nos cachorros.
Se você notar o seu cão balançando a cabeça ou coçando as orelhas de forma estranha ou mais do que o normal, ou ainda se o ouvido do cão estiver com o cheiro bem forte ou com algum líquido escorrendo, leve o animal imediatamente para um veterinário, pois ele pode estar com alguma infecção nos ouvidos.
Manter os ouvidos dos cães limpos e secos, cuidar bem caso apresente alguma alergia pode ajudar a prevenir infecções nessa área.
4 – Onde os cães podem sentir mais dor: Estômago
Se o seu cachorro vomita ou tem alguma diarreia, provavelmente alguma coisa que ele comeu não lhe caiu bem ou estava estragado.
Porém, se esse quadro segue por mais de um dia, é essencial levá-lo a um veterinário para saber o que está errado, pois problemas estomacais podem ser graves e causar muita dor nos cães.
5 – Onde os cães podem sentir mais dor: Dentes
Assim como nos humanos, problemas dentais também podem causar muitas dores nos cães. 85% dos cachorros com idade acima de três anos apresentam problemas dentais, a mais comum é a doença periodontal, e seus tutores nem sabem.
Se não for tratada, e bem tratada, esse tipo de doença vai causar muita dor nos animais e pode até levar o cão à morte.
Para evitar esse e outros tipos de doenças dentais é essencial fazer escovação regularmente nos dentes do seu animal e levar o cão para fazer limpezas periodicamente com um profissional especializado.
Em qualquer um destes casos, procure sempre um médico veterinário para indicar qual o melhor tratamento para o seu cão.
Por Valéria Patrícia Pires de Souza
Olá! Tenho um bulldog francês, o Barão que sofre de diarréia crônica desde que nasceu. Hoje está com 6 anos de idade e seu comportamento mudou muito. Anda apático e tem o hábito de comer as próprias fezes. Nenhum veterinário conseguiu cura lo, com tratamentos de antibióticos, corticóide e alimentação hipoalergenica. Fico triste em não conseguir ajudar meu filho e vejo que está mais magro a cada dia, com uma cintura cada vez mais fina. Ele evacua mais de 10 vezes ao dia e na madrugada não para também. Exames como ultrassonografia e colonoscopia foram feitos e não houve uma conclusão. Sabemos apenas que não tem câncer. Pergunto: o que fazer? Vejo que seu estado só piora a cada dia, mas não perdeu o apetite.