O cachorro com dificuldade para respirar pode estar sofrendo de pneumonia ou alguma doença semelhante. Essas condições afetam o sistema respiratório, incluindo os pulmões e as vias aéreas que permitem que os cães respirem.
Isso resulta em vários sintomas que geralmente desaparecem com o tratamento adequado, embora, se não for tratado, pode, portanto, levar a complicações graves em cães, incluindo hipoxemia e sepse.
Se você observar os sinais no seu cão, é importante procurar tratamento veterinário.
Os sintomas de pneumonia em cães, por exemplo, geralmente aparecem no sistema respiratório, incluindo, por conseguinte, pulmões, garganta, traqueia, nariz, seios nasais e vias aéreas menores, conhecidas como brônquios e bronquíolos.
Estes são alguns sintomas que você pode perceber com a pneumonia:
A maioria dos casos de pneumonia e doenças pulmonares em cães é bacteriana. As bactérias mais comuns que causam as doenças são Bordetella bronchiseptica, E. coli, Klebsiella pneumoniae, Mycoplasma, Pasteurella multocida, Pseudomonas aeruginosa e Streptococcus zooepidemicus.
Geralmente, quando o cachorro puxa a respiração e fica ofegante ou não consegue respirar direito, as principais causas são as seguintes:
O tratamento para cachorro com dificuldade para respirar depende muita das causas. Os veterinários provavelmente tratarão antibióticos de infecções bacterianas. Eles também podem, portanto, prescrever medicamentos para impedir a ocorrência de novas infecções.
Normalmente, o regime de antibióticos dura de três a quatro semanas e pode, portanto, continuar por um tempo após o desaparecimento da infecção.
No caso de pneumonia por aspiração, o veterinário pode tentar remover o material estranho dos pulmões que está causando o problema. Eles podem fazer isso por meio de sucção ou outros meios.
O oxigênio pode ser administrado a cães no caso de problemas graves, e, portanto, os cães desidratados provavelmente receberão líquidos intravenosos. Alguns cães também podem se beneficiar de um umidificador para manter o ar úmido enquanto se recuperam com bastante descanso na cama.
Outros casos de pneumonia são tratados conforme necessário com base na causa. Em alguns casos, os veterinários podem precisar remover cirurgicamente o tecido pulmonar danificado.
As infecções por vírus, fungos ou parasitas serão tratadas, portanto, com diferentes medicamentos. Os veterinários também devem tratar causas subjacentes, como refluxo ácido, para evitar mais inflamações.
A maioria dos cães que recebem tratamento, por conseguinte, se recupera completamente. No entanto, a exposição a pneumonia geralmente torna provável que a condição volte a ocorrer. Isso é especialmente verdadeiro se o veterinário não puder determinar a causa subjacente da inflamação inicial. Certifique-se, por isso, de seguir cuidadosamente os procedimentos de tratamento do seu veterinário para reduzir esse risco.
Gostou das dicas e informações? Compartilhe conosco a sua opinião!