Frequentemente, vemos tutores se perguntando se cachorro pode comer ameixa e se é seguro oferecer essa frutinha como um petisco.
De antemão, já podemos te dizer que, de maneira geral, os cães toleram bem o consumo de ameixa, embora alguns possam ter mais sensibilidade.
Entretanto, os tutores não podem oferecer o caroço de forma alguma, uma vez que ele pode ser tóxico para o animal.
Além disso, outros cuidados devem ser considerados. Neste texto, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto.
Acompanhe e confira as nossas dicas aqui do Portal do Dog, mas lembre-se, este conteúdo não exclui a orientação de um veterinário. Converse com ele para saber se essa fruta é segura para o seu cachorro.
Com isso em mente, vamos adiante.
Cachorro pode comer ameixa?
Como dito anteriormente, cachorro pode comer ameixa em algumas circunstâncias.
Primeiro, é preciso que você saiba que alguns cães podem ter o sistema digestivo mais sensível, o que faz com que a ameixa possa ser mais “agressiva”, digamos assim, causando desconfortos.
Além disso, é muito importante que o oferecimento dessa fruta nunca seja feito com o caroço junto. O caroço contém substâncias que podem ser tóxicas para os cães, então, se for oferecer ameixa, sempre lembre de retirá-lo.
Outro ponto de atenção é a limpeza, que deve ser feita corretamente. Afinal, dependendo da procedência da frutinha, ela pode estar contaminada com microorganismos que fazem mal à saúde, portanto, cuidado.
No próximo tópico, vamos trazer mais considerações sobre isso. Agora, você já sabe que cachorro pode comer ameixa em alguns casos, mas você conhece os benefícios dessa frutinha? Veja só:
- Fonte de fibras: Contém fibras que são essenciais para a saúde digestiva e o bom funcionamento do intestino, o que pode ajudar a regular o intestino do seu amigo de quatro patas.
- Fonte de minerais: Contém minerais bem importantes para a saúde do cachorro, como magnésio, potássio e cálcio, que são essenciais para o sistema imunológico, saúde óssea e muito mais.
- Rico em vitaminas: A ameixa também conta com vitamina A, C e do complexo B, que têm relação com a saúde da visão, o sistema imunológico e até saúde do sistema nervoso. Ou seja, é um conjunto de vitaminas bem importantes.
Veja mais: Cães contraem gengivite? O que todo dono deve saber
Como oferecer ameixa para o cachorro?
Agora que você sabe que, em muitos casos, cachorro pode comer ameixa, é hora de entender todos os cuidados que devemos levar em conta nesses casos.
A seguir, apresentamos alguns pontos que não podem ser negligenciados, uma vez que estamos falando de alimentação canina e, automaticamente, de saúde.
Então, leia com bastante atenção, combinado? Vamos lá:
1. Sempre remova o caroço
É muito importante que você tenha a consciência de que cachorro pode comer ameixa, mas nunca com o caroço.
Primeiro, porque o caroço contém substâncias que podem causar malefícios à saúde do cachorro, pois são tóxicas para ele.
Segundo, porque o caroço pode acabar sendo engolido sem querer, e isso pode ser muito perigoso!
Afinal, o pet pode se engasgar e sofrer asfixia, correndo o risco de evoluir a óbito. Portanto, tenha muito cuidado, ok?
Veja mais: Cachorro pode comer manga?
2. Cuidado com a higienização
A higienização da fruta é outro ponto que merece muita atenção. Dependendo da procedência da frutinha, ela pode estar contaminada com uma série de microorganismos.
Por isso, é importante limpá-la bem.
No entanto, limpar não significa apenas passar na água, ok? Você deve utilizar produtos específicos para a higienização de frutas e legumes, deixando de molho o tempo necessário.
Apenas dessa forma é que teremos mais garantias de que o alimento está limpo e livre de problemas para o pet.
3. Prefira cortar em pedaços menores
Ao invés de dar a fruta apenas cortada ao meio e sem o caroço, considere cortá-la em pedaços menores.
Essa é uma medida de precaução que pode ajudar na hora de oferecer um cuidado a mais, pois pedaços grandes também podem fazer com que o cachorro acabe se engasgando.
Além disso, você poderá oferecer em forma de petisquinho, de uma maneira mais prática, caso tenha a frutinhas já higienizada e cortada.
Importante: só corte depois de higienizar a fruta, pois mesmo que você remova a casca, a faca usada poderá transferir a contaminação para a parte interna da fruta.
Veja mais: 6 raças de cachorro que você precisa conhecer
4. Não exagere na quantidade
Cuidado com a quantidade! Embora você tenha visto que cachorro pode comer ameixa em muitos casos, não podemos exagerar na quantidade dessa fruta.
Isso porque, o excesso também pode desencadear efeitos colaterais, especialmente relacionados com a saúde digestiva.
O cachorro pode apresentar diarreia, vômito, entre outros sintomas ruins. Então, cuidado, combinado?
Siga sempre as recomendações que forem dadas pelo médico veterinário do seu pet. Caso contrário, você poderá causar muito desconforto no pet. Fique de olho nisso.
Até porque, a fruta deve ser oferecida para garantir a saúde do animal, e não para causar algum tipo de mal-estar, não é mesmo? Então, tenha isso em mente para garantir o melhor para o seu amigo peludo!
5. Converse com o veterinário
Outro ponto importante e que muitos tutores ainda negligenciam é com relação à opinião do veterinário.
Por mais que você tenha visto que cachorro pode comer ameixa, é importante sempre considerar a opinião do profissional.
Apenas ele poderá atestar a segurança total desse consumo. Além disso, o profissional tem o conhecimento necessário para te ajudar a incluir a ameixa na rotina do cachorro.
Afinal, não basta apenas “sair oferecendo” ameixa e pronto. É preciso que essa fruta seja introduzida com cuidado na rotina, especialmente para garantir que o seu amigo peludo não tenha nenhuma reação adversa ruim, ok?
Considere esses aspectos e ofereça com segurança essa frutinha saborosa!
Veja também: Doguinho “fit”: veja como evitar o sedentarismo em cães