Será que seu cachorro pode comer ovo cozido? Sendo um alimento rico em proteína e considerado um alimento completo, o ovo traz muitos benefícios não só para os humanos, mas para os cães também.
Esteja seguro e à vontade para oferecer esse alimento que os pets costumam gostar tanto.
Apenas fique atento à alguns cuidados. Primeiramente, ao contrário do que dizem, o ovo não faz mal para o cão e nem transmite nenhum tipo de doença. Na verdade, o ovo é essencial na dieta do seu cãozinho, caso ele não tenha uma dieta saudável.
Pois tem aminoácidos que um cachorro precisa para se manter saudável. Pode também ajudar bastante se seu bichinho sofre de problemas no estômago, por exemplo. Mas isso não quer dizer que a dieta do seu melhor amigo se resumirá em ovos.
Cachorro pode comer ovo cozido, mas fique atento aos cuidados
Como qualquer coisa em excesso faz mal, o ovo também pode trazer algum problema para o seu peludo, se consumido mais de duas vezes na semana. Entenda se é o caso inserir o ovo a dieta do seu cãozinho, afinal ele pode ter uma alimentação balanceada já.
Se for o caso do seu pet, outra forma de ofertar o alimento ao animal é como um agrado, um petisco, qualquer coisa que você queria premiar o cão, de maneira que ele entenda que está sendo premiado.
Lembrando sempre da importância em consultar um médico veterinário, se seu melhor amigo tiver alguma especificidade na alimentação, somente o veterinário poderá te dizer se o seu cachorro pode comer ovo cozido.
Como oferecer o ovo ao cãozinho
Se você pretende trocar a alimentação do seu cachorro por uma dieta natural e saudável, pode intercalar os ovos com cenoura, maçã, banana e outras frutas. Após conseguir a liberação de um bom veterinário, lembre-se de higienizar corretamente o alimento.
Há quem diga que pode-se dar ovo cru para o animal, há quem diga que não pode. E sim, pode-se usar o ovo cru na dieta do peludo.
Apenas lembre-se de verificar se o ovo não está rachado ou estragado, afinal se a casca foi rompida antes do consumo, que deve ser imediato, é bem provável que o bichinho tenha chances de contrair a salmonela.
E se por acaso o pet tiver um problema renal, o ovo será extremamente restrito. Sendo assim, o cachorro pode comer ovo cozido, cru ou como o veterinário achar melhor.
A casca do ovo também é rica em nutrientes
Da mesma forma que pode-se consumir o ovo cru, o médico pode indicar que o animalzinho consuma também a casca do ovo, como uma suplementação de cálcio.
Nesse caso, o ideal é o tutor lavar bem a casca e fazer com que ela vire um pó. Assim facilita para o pet na hora de consumir. Tome cuidado com o excesso, principalmente se seu cãozinho não é acostumado a se exercitar.
A chance dele engordar se consumir muito ovo é grande. Sendo assim, tenha sempre um tempo para passear com seu melhor amigo. Afinal ele precisa de atividades físicas para se manter equilibrado física e mentalmente.
Oferecendo o ovo como uma recompensa
Se você vai usar o ovo como uma recompensa, lembre-se de vocalizar algum comando para que ele ligue os pontos mais facilmente. Geralmente os pets aprendem bem rápido quando recebem um estímulo bem saboroso e tão diferente do que está acostumado.
Visto que o cachorro pode comer ovo cozido sim, confira alguns componentes presentes no alimento.
- Ferro
- Cálcio
- Fósforo
- Zinco
- Potássio
- Selênio
- Manganês
- Vitamina A, D e E
- Complexo B
- Ácidos Graxos
- Tem uma digestibilidade de 97%
- Baixo valor calórico
E além disso, reduz os níveis de colesterol LDL, que seria o ruim. E também aumenta o colesterol bom, digamos assim, que seria o HDL.
Seu pet com o sistema imunológico protegido
Seu melhor amigo irá garantir um fortalecimento do sistema imunológico, pois o ovo é um bom antioxidante. Pode prevenir também doenças crônicas e anemia. E por ter a Biotina, que seria a vitamina B7, presente na gema, ajuda a deixar o pelo mais saudável e brilhoso.
Existe também uma proteína presente na clara do ovo que se chama avidina. A qual existem algumas dúvidas sobre. O tutor precisa saber que a biotina e a avidina tem uma certa afinidade, o que permite a avidina se misturar com a biotina.
O que impede que o organismo do cachorro absorva a vitamina no intestino. Para que existisse mesmo algum tipo de problema, seria necessário o cãozinho ter ingerido uma grande quantidade de claras.
Ajudando seu pet absorver todos os nutrientes do ovo
A melhor forma de ajudar o pet a absorver todas as proteínas e nutrientes que contém no ovo, é oferecendo ele cru.
Dados com moderação, os ovos crus quando oferecidos como suplemento e não alimento diário irá proporcionar o entusiasmo extra que seu pet precisa.
Geralmente considerados seguros e saudáveis para cães, esteja a vontade na hora de ofertar esse alimento ao seu melhor amigo. Caso você desconfie que seu pet tem alergia, suspenda-o e consulte um veterinário para que encontre um alimento substituto.
Complete a alimentação do seu melhor amigo
O ovo pode ser o alimento que irá completar a alimentação do seu peludo e que também trará novas experiências ao seu bichinho,vale a pena testar. Lembrando que não é permitido temperar o alimento.
Diferente de nós, o cachorro pode comer ovo cozido desde que o tutor não adicione nenhum tipo de tempero nem óleo, afinal o cachorro não pode consumir esse tipo de alimento.
Há quem ofereça o ovo cru misturado na ração para completar a refeição do cachorro de vez em quando. O importante é você se certificar da qualidade dos ovos, a saúde da galinha é de extrema importância também.
Porque escolher ovos orgânicos para cães
E vale lembrar que os ovos muitas vezes são pulverizados com produtos químicos para que fiquem brilhosos e com uma boa aparência.
Por isso, busque os ovos em um agricultor orgânico, onde você irá encontrar galinhas de campo livre, muito mais saudável.
O ovo é um alimento barato que pode trazer muitos benefícios para a saúde do seu melhor amigo. Tente alimentá-lo da forma que se sentir mais à vontade e perceba a diferença de uma saúde melhor de fora e de dentro.
O seu pet merece essa experiência e você também irá se beneficiar ao ter um animalzinho com uma saúde de ferro. Afinal, isso pode diminuir também os gastos com veterinário e até fazer a ração durar mais tempo.
Misture o ovo na ração e intercale com algumas frutas mais comuns. Mas sempre sem esquecer de consultar o veterinário quando for mudar a alimentação do pet. Assim o risco de errar é nulo.
Por Aline
Quero receber dicas de alimentação do pet