Nós não queremos que nossos amigos sofram e por isso sempre pensamos em medicá-los, porém devemos lembrar que é primordial ter um acompanhamento veterinário e que alguns remédios podem ser perigosos para cachorros. Mas um cachorro pode tomar paracetamol?
Os donos de animais de estimação sabem que dar medicamentos (“humanos”) aos seus animais de estimação só deve ser feito quando prescrito por um veterinário. Mas às vezes uma visita ao veterinário é impossível (à noite, etc.), e o animal precisa de um atendimento com urgência.
E surgem dúvidas – um cão pode receber paracetamol, que faz parte de muitos medicamentos antipiréticos?
Cachorro pode tomar paracetamol?
Paracetamol é o nome de uma substância ativa com propriedades antipiréticas e analgésicas. O componente faz parte de muitos medicamentos usados para baixar a temperatura corporal.
A ação da substância medicinal
As principais propriedades da substância ativa:
- analgésico (analgésico);
- antipirético;
- anti-inflamatório fraco.
Quando ingerido por via oral (na forma de comprimidos), o paracetamol afeta o centro da termo regulação no hipotálamo, normalizando a temperatura corporal.
Assim, o paracetamol é mais eficaz para a síndrome da dor de intensidade leve e moderada, febre que acompanha doenças infecciosas e inflamatórias.
O paracetamol é eficaz para diferentes tipos de dor:
- dor de cabeça;
- dor de dente;
- enxaqueca;
- mialgia;
- neuralgia, bem como síndromes de dor que acompanham várias lesões e queimaduras.
Uma vasta gama de medicamentos contendo paracetamol indica a eficácia da substância ativa e a sua grande popularidade.
No entanto, o paracetamol e os medicamentos que contêm a substância de mesmo nome podem ser administrados com cautela aos animais de estimação.
Importante!
Para gatos, o medicamento é estritamente proibido, cães só podem ser administrados com a aprovação do veterinário e com a observância obrigatória da dosagem.
Doses seguras e envenenamento
Antes de tudo, os sinais clínicos de intoxicação em animais aparecem já nas primeiras 1-4 horas após a ingestão do medicamento contendo paracetamol. Os cães podem mostrar:
- depressão que progride rapidamente;
- cianose – descoloração azulada da pele e das membranas mucosas;
- respiração aumentada;
- vomitar.
A intoxicação em cães causa-se por uma overdose da droga e pela presença de certas doenças – em particular, insuficiência hepática. Assim, seguindo a dosagem prescrita pelo médico, consequências perigosas podem ser evitadas.
Os cães toleram doses terapêuticas da substância comparáveis às dos humanos. Por exemplo, para animais de raças pequenas (Yorkshire Terrier, que não pesa mais de 3 kg), a dose de paracetamol, que é prescrita para crianças (250 mg), não causará sintomas perigosos, o envenenamento só é possível se esta quantidade for 2-3 vezes maior.
O efeito tóxico no corpo não causa-se pelo paracetamol em si, mas por metabólitos que o oxidam e causam danos às células do fígado e outros tecidos. Mas em alguns casos, é observada ulceração do trato gastrointestinal.
O tratamento de um cão doente após o envenenamento por paracetamol será longo e exigirá bons cuidados com os animais de estimação.
O paracetamol é um medicamento popular e eficaz para reduzir a temperatura corporal e o alívio da dor, mas não é recomendado para animais de estimação.
Além disso, a droga pode causar danos ao fígado, que na melhor das hipóteses exigirá a intervenção de um veterinário e um tratamento de longo prazo, na pior das hipóteses será fatal. A medicina veterinária tem uma grande lista de medicamentos que são seguros para animais de estimação.
Por angel
boa noite …qdo cachorro esta intoxicado pode dar ^Carverol^ :::: (com vomitos amarelo)
E no caso acidente…. dei 10 gotas paracetamol na carne p um cachorro pq era o q eu tinha na hora! ele tinha + – 5kg
: tem problema
Por ariana
minha cachorra está mancando , olhei acho que machucou em baixo da pata , o que eu pode dar pra ela tomar nesse caso , alguem pode me ajudar ?
Por frances
posso dar ass infantil a quarta parte do comprimido ao cãozinho?
Por Marie
Na última consulta, a veterinária recomendou o uso de Dipirona em gotas caso o cão sinta dor, jamais Paracetamol. Na hora não perguntei o porquê, mas esta matéria foi bem explicativa. Obrigada!
Por Claudia S. Santos
então quais os medicamentos que podem ser usados?
Por maria carolina
Dê dipirona sódica, 1 gota por kg.
Por Regina
É muito bom dizer “leva no veterinário urgente” mas na verdade….ninguém sabe as condições da pessoa….! Me desculpe mas se eu tivesse dinheiro jamais iria vir aqui procurar por uma solução ….! Na situação em que eu e varias pessoas se encontram é bem difícil….! Graças a Deus tem comida na mesa….mas se acaso eu ou qualquer membro da minha familia presisarmos de um exame ou um medico…eu não tenho…!e neste momento um membro de minha familia precisa ..minha cachorra que para mim te muita importancia em minha vida…,posso garantir que sempre farei o melhor que estiver ao meu alcance….mas o meu meu melhor é muito pouco…..ela merece muito mais! Mas aqui nunca lhe faltou amor e nem faltara….! Os anos em que ela esteve comigo ela foi bem cuidada…então não me arrependo e jamais me arrepende rei de te-la adotado! Porque ela poderia estar morta e numa vida bem diferente que a que proporcionamos a ele! Só digo a quem sempre fala isso….:por favor repense…! É muito triste procurar um modo de ajudar o seu bichinho amado,e só receber :vá ao veterinário…! Mas ninguém pensa que se a pessoa esta aqui é porque não tem,e não tem da onde tirar! Não existe nem se quer um SUS para os animais….!e se nenhum pobre adota-sse pode crer que teria no minimo 80% a mais de animais nas ruas …..!
Por Raquel
ola minha cadelinha tava com febre e eu dei 3 cotinhas de paracetamol infatil pra ela não fas mau neh ?
Por Eliana Moser
Rose, conforme diz o texto, “procure um veterinário”.
Por rose sobral
Minha cadela estava com febre eu dei a metade de um paracetamol para ela o que eu faço?
Por Eliana Moser
Gostei!