Se você tem um cachorro que dorme o dia inteiro, já deve ter se perguntado se isso é normal. Muitos tutores realmente acham que o seu pet dorme mais do que deveria.
Não importa o momento, o pet está sempre cochilando em um canto ou outro da casa. O sono dos cães é realmente algo bastante interessante, uma vez que os peludos possuem um padrão diferente do que se observa para humanos.
Por isso, em alguns momentos a quantidade de horas que o pet repousa acaba gerando certa estranheza para os tutores.
Se você tem um cachorro que dorme o dia todo, continue lendo esse texto para entender melhor esse comportamento e descobrir o que é ou não normal nesse caso.
cachorro que dorme o dia inteiro preocupa o tutor
Um cachorro que dorme o dia todo é algo que costuma preocupar bastante ao tutor e, por isso é uma questão bem comum nas clínicas veterinárias.
No entanto, é bem difícil para o profissional dizer logo de cara se está ou não tudo bem com o cachorro, apenas se falando sobre o seu padrão e sono.
Sendo assim, é fundamental que o tutor procure entender um pouco sobre a rotina do cachorro e, também que ele realize exames complementares para determinar o estado de saúde geral do animalzinho.
Afinal de contas, mesmo que a maioria dos cachorros durma mais do que um humano, existem algumas motivações para que eles se sintam quietos e durmam bem mais do que o esperado.
É importantíssimo entender bem tudo isso para garantir que o cachorro dorma o dia todo apenas porque tem sono realmente, não porque ele tem algum problema secundário.
Quantas horas um cachorro costuma dormir diariamente?
Se você acha que o seu cachorro dorme o dia todo, é interessante saber antes qual é a quantidade normal de horas que um animal dessa espécie deve dormir realmente.
Cada espécie tem um padrão de sono diferente e, isso ainda muda de acordo com a idade de cada animal.
Um ser humano adulto dorme entre 5 e 8 horas por noite normalmente, mas quando bebê essa quantidade gira em torno de 20 horas ao dia.
Sendo assim, é de se esperar que os cachorros tenham um padrão ainda mais diferente. E isso de fato acontece, sendo que um cachorro adulto e saudável dorme por volta de 14 horas todos os dias.
Assim como acontece com os bebês humanos, os filhotes caninos também dormem mais, podendo chegar a descansar 18 horas diariamente.
E isso não significa de maneira alguma que haja algum problema com ele. É apenas uma questão de recuperação de energia e direcionamento dela para o crescimento e desenvolvimento.
Aproveitando essa informação, veja alguns exemplos de quanto os animais adultos dormes em média:
- Girafas: 4,5 horas;
- Elefantes: 4 horas;
- Cavalos: 3 horas;
- Focas: 6 horas;
- Toupeiras: 8,5 horas;
- Porquinhos da índia: 9,5 horas;
- Babuínos: 9,5 horas;
- Golfinhos: 10 horas;
- Gatos: 12,5 horas,
- Ratos: 13 horas.
Com esses exemplos pode até parecer que o cachorro passa tempo demais descansando. Mas existem espécies que dormem ainda mais, como o gambá, que chega a dormir 18 horas por dia e, o morcego que descansa até 19 horas.
No entanto, diferentemente do que acontece com os humanos, os cachorros dão pequenos cochilos ao longo de todo o dia e da noite.
E a rotina do animal tem um efeito direto sobre isso, sendo assim fundamental compreender essas características para observar o padrão de sono do indivíduo.
O que pode alterar a quantidade de sono do cachorro?
Como foi dito, os animais jovens costumam dormir muito mais do que os cachorros adultos. Apesar disso, a idade não é o único fator que diferencia esse padrão.
Quanto mais baixa estiver a temperatura, por exemplo, mais o animal tende a dormir e ficar quietinho em um local onde se sita protegido.
Essa é uma estratégia de sobrevivência bem interessante, que leva os animais a economizarem energia para que o corpo consiga se aquecer.
Além dessas questões, diferentes alterações na rotina do cão também fazem com que ele durma mais ou menos.
A quantidade de horas que o tutor passa em casa, por exemplo, é algo que também muda a rotina do cão.
Geralmente, animais que ficam muito sozinhos dormem bem mais do que aqueles cães que passam bastante tempo com o tutor e são estimulados com atividades, passeios e brincadeiras.
Os animais que sofrem com algum tipo de dor também costumam ficar bem mais quietos. Animais idosos que sofrem com artrite, por exemplo, passam boa parte do seu tempo deitados.
Dependendo da intensidade e do tipo de dor, o cão pode evitar ao máximo caminhar, correr e brincar.
Sendo assim, se você perceber que o seu cachorro dorme o dia todo e desconfiar de que ele possa ter alguma condição adjacente, leve-o a um veterinário para um exame completo.
Caso o animal esteja mais quietinho por sentir dor, o médico veterinário pode prescrever um medicamento para diminuir esse processo e, para fortalecer as articulações.
Mesmo que não exista uma cura para problemas de coluna, artrite e displasia, hoje em dia há tratamentos que são bastante eficazes.
A raça do cachorro influencia no padrão de sono
Um dos principais motivos que se deve considerar quando o cachorro dorme o dia todo, é a raça do animal.
Naturalmente, existem raças com perfil muito mais ativo, seja para brincadeiras ou para o trabalho.
Independentemente do motivo, os animais dessas raças passam mais tempo acordados
O Dachshund e o Pinscher, por exemplo, são duas raças conhecidas por manterem a vigilância constante.
Como querem saber tudo o que está acontecendo no ambiente, esses animais têm o sono bem leve e acordam o tempo todo.
Em contrapartida, um Golden Retriever ou Pug acabam tirando sonecas mais longas e, somando todo o tempo de descanso, percebe-se que eles dormem mais em relação a outras raças.
Alimentação tem a ver com cachorro que dorme o dia todo?
Não é difícil compreender que se um animal não receber todos os nutrientes de que necessita para manter o seu organismo saudável, vai acabar se tornando mais fraco.
A falta de energia também faz com que o corpo do cachorro tente guardar energia e, dessa forma, ele acaba dormindo mais do que o normal.
Quando o cachorro dorme o dia todo porque a alimentação está inadequada, é necessário fazer um ajuste das porções ou, do tipo de ração. Para isso, leve o seu animal de estimação ao veterinário e converse com ele sobre as opções.
Problemas de saúde
O estado de saúde geral do animal influencia diretamente na quantidade de horas que ele dorme todos os dias.
Um animal doente costuma enfraquecer e, nesse caso tende a ficar mais quietinho. Por outro lado, algumas condições provocam ansiedade, fazendo com que ele durma menos.
Quando o cachorro se sente estressado, ele entra em um nível elevado de agitação e, isso o leva ter mais dificuldades para pegar no sono, assim como um pet que esteja com dor.
Em contrapartida, animais que estão sendo medicados podem ficar mais sonolentos do que o normal. É comum isso acontecer com analgésicos, principalmente.
Rotina do tutor e do cão
Como já foi dito, a rotina do tutor e do cão podem dizer bastante coisas sobre um cachorro que dorme o dia todo.
Se o animal ficar muitas horas por dia sozinho em casa, provavelmente vai dormir grande parte desse tempo.
Mas os animais que passam várias horas com o seu tutor acabam ficando mais alegres e enérgicos.
Isso principalmente porque o tutor tende a passear e brincar com o animal com maior frequência.
Sendo assim, quem passa muito tempo fora deve encontrar outras opções que sejam mais simples e práticas para o entretenimento do animal.
O que fazer se o meu cachorro não está dormindo?
Ao mesmo tempo em que alguns tutores reclamam do cachorro que dorme o dia todo, vários outros alegam que os seus animais não repousam o suficiente.
Mas é preciso entender primeiramente que, no caso de animais mais ativos, é absolutamente normal que o repouso diário total não chegue nem mesmo a 12 horas.
Se mesmo assim você achar que o cachorro dorme realmente menos do que o que seria normal precisa investigar se o cão apresenta problemas como:
- Presença de parasitas como pulgas e carrapatos, além de outras condições que provoquem algum tipo de coceira;
- Quando a fêmea entra no cio, ela pode se tornar bem mais gaitada, uma vez que passa muito tempo à procura de um macho;
- Se o local estiver muito sujo, cheio de mosca ou barulhento demais, pode ser que o animal fique incomodado e não consiga dormir;
- Estresse e dor são condições que dificultam ao animal pegar no sono e lidar com ele.
Principais soluções para cachorro que dorme o dia inteiro
Considerando um cachorro que dorme o dia todo, você viu que isso é normal em vários casos. Apesar disso, se você acha que o seu animalzinho precisa ser mais ativo, veja a seguir algumas boas sugestões para estimular isso:
Cachorro que dorme o dia inteiro – Disponibilize brinquedos para o animal
Sobretudo se você passa muito tempo fora de casa e acha que o cachorro dorme o dia todo e precisa se movimentar mais, existem sugestões.
Deixe brinquedos a disposição do animal e, prefira aqueles que realmente estimulam a movimentação do cão.
Os que fazem barulho, possuem sons e, os que dá para colocar comida dentro são boas sugestões de enriquecimento ambiental.
Leve o cachorro que dorme o dia todo para passear
A maioria dos cães adora ir para a rua dar uma voltinha. Essa é uma maneira interessante de estimular a movimentação dele e, também de estimular a sua mente.
Quando o animal vai para a rua, encontra pessoas, animais e, tem que processar cheiros e barulhos bem diferentes daqueles a que ele está acostumado a ter contato em casa.
Sendo assim, se você não tiver a oportunidade de andar com o seu cachorro por causa de falta de tempo ou algo assim, uma opção é contratar um passeador que faça isso pelo menos duas vezes por dia.
Cachorro que dorme o dia inteiro – Passe mais tempo com o animal
Se o cachorro dorme o dia todo, pode ser que ele não esteja tendo a estimulação e atenção de que necessita.
Geralmente, se o tutor não fica em casa ou não interage muito com o animal, ele tende a dormir mais.
Então, procure passar mais tempo com o bichinho, brincando com ele. Aproveite também esses momentos de mais contato e conexão para escovar o cachorro, limpar as orelhas, os dentes e fazer outros procedimentos necessários para garantir a saúde e higiene dele.
Leve o animal ao veterinário
O cachorro que dorme o dia todo pode não ter nada de anormal, mas também pode ser que haja problema.
Apenas o profissional pode fazer uma análise detalhada do animalzinho e então determinar se ele possui algum problema que influencie no padrão de sono.
Muitas vezes o cachorro apresenta alguma condição simples de curar e, assim dá para melhorar bastante a sua qualidade de vida.
Devo acordar um cachorro que dorme o dia inteiro?
Uma duvida bem comum dos tutores diz respeito à necessidade de acordar um animal que esteja dormindo.
Sobretudo quando eles estão em sono profundo, é comum que sonhem e façam alguns barulhos, como choros, gemidos e latidos.
Algumas vezes isso assusta bastante o tutor, que se desespera e acorda o cão. No entanto, não é correto fazer isso.
Esse sono profundo é muito importante para a saúde e desenvolvimento do animal, pois dessa forma ele vai ficar bem descansado e pronto para o dia.
Acordá-lo em meio a esse sono profundo pode fazer com que o cão se assuste, o que realmente pode fazê-lo ter até mesmo uma parada cardíaca.
Conclusão
Cachorro que dorme o dia inteiro: Se você tem um cachorro que dorme o dia todo, precisa verificar se isso é normal ou se há algum problema com ele.
Existem várias maneiras de ajudar o animal a regular melhor o seu padrão de sono e ter uma melhor qualidade de vida.