Será que cachorro tem pressão alta? Saiba aqui se existem causas, quais são os principais sintomas da hipertensão em cães e se a doença possui uma cura. Afinal, muitas doenças podem atingir a saúde do seu cãozinho, e não tem nada mais desesperador do que receber um diagnóstico de que ele não está muito bem, não é mesmo?
Os cães são animais enérgicos. Gostam, em sua grade maioria, de brincar, estar na companhia do seu tutor, passear e comer uma boa ração. E pode acontecer em algum período da idade do cachorro de ele apresentar sintomas como beber água demais, ter cansaço e desmaios.
No entanto, se você quer saber se esses ou outros sinais podem indicar que o cachorro tem pressão alta, continue a leitura deste post.
Cachorro tem pressão alta?
Sim, cachorro tem pressão alta. Como os humanos os cachorros podem desenvolver essa doença em algum momento da vida. E os riscos dessa doença nos cães podem ser bem graves, como alterações no sistema renal, problemas cardiovasculares e os famosos AVC em cães.
Além disso, pode acontecer de o doguinho ficar mais cansado e outros sintomas que você pode conferir ao longo desse artigo sobre hipertensão canina. Então, continue a sua leitura, saiba tudo sobre o tema e veja como cuidar do seu cãozinho da maneira correta.
Cachorro tem pressão alta – Conheça as causas da pressão alta em cães
O aumento da pressão arterial em cães pode ocorrer por diversos motivos, inclusive do aspecto emocional que os animais podem vivenciar. Uma das primeiras causas a se avaliar são as comorbidades caninas, doenças que podem contribuir para uma alteração da pressão nos cães.
As doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas e hipotireoidismo em cachorro, resultam em alterações da pressão arterial. Outras doenças como a diabetes e obesidade em cães, também estão na lista de causas desse problema de pressão alta nos doguinhos.
Além disso, como falamos acima, os cachorros também sofrem com situações de estresse. E isso altera a frequência cardíaca pela alta produção de adrenalina no sangue. Em consequência disso, o cachorro estressado fica em estado de luta e fuga, mas não existe a necessidade de se movimentar, o que pode aumentar os níveis de pressão arterial.
Cachorro tem pressão alta – Sintomas da hipertensão nos cachorros
O diagnóstico do cachorro com pressão alta é determinado pelo veterinário, através de exame clinico e mensuração por aparelhos específicos. Como nos humanos, esta é uma doença silenciosa e de difícil identificação. Porém, o tutor pode perceber os sintomas da hipertensão nos cachorros em situações do dia a dia.
Entre os principais sintomas da doença, estão as possíveis observações:
- Cansaço excessivo, sem vontade de brincar ou passear;
- Fraqueza ou tontura durante a rotina diária;
- Sangramento no nariz do cachorro;
- Urina com sangue;
- Pupilas dilatadas ou com presença de sangramentos;
- Visão alterada;
- Tosse excessiva;
- Dificuldades para respirar, inclusive a respiração ofegante;
- Dificuldade para realizar exercícios como caminhada e corridas;
- Movimentos anormais como de andar em círculo;
- Agitação constante ou hiperatividade;
- Ansiedade canina.
Outros sinais podem ser detectados pelo veterinário, por isso, a importância das consultas regulares, realização de exames e métodos para medir a pressão arterial do cãozinho.
Tratamento – Hipertensão em cães tem cura?
Depois do diagnóstico de hipertensão no cachorro, existem formas de tratamento que podem ajudar na qualidade de vida do animal. Entre elas estão as intervenções medicamentosas. Afinal, assim como em humanos, a pressão arterial elevada em cães precisa ser controlada.
Na maioria dos casos os medicamentos têm a função de vaso-dilatadores, que permitem melhorar as vias arteriais para aguentarem o fluxo sanguíneo. Sendo assim, a escolha do tratamento vai depender do caso clínico do animal, inclusive, se existe outra doença que também precisa de controle.
O acompanhamento para aferição frequente da pressão é indispensável, assim como a avaliação dos sintomas e verificação das dosagens dos remédios. Uma dica importante é cuidar da saúde do animal como um todo, fazendo atividades físicas e mudando a alimentação – principalmente se o animal está obeso.
Agora que você já sabe tudo sobre pressão alta em cães, não deixe de cuidar do seu cãozinho de maneira preventiva. Ofereça uma alimentação balanceada, uma qualidade de vida mediada por exercícios e brincadeiras e nunca deixe de levá-lo a consultas regulares com o veterinário.