Você já testemunhou seu cachorro vomitando espuma branca? Ver o cachorro assim pode ser bastante perturbador para o dono do animal de estimação, mas e mais ainda para o cachorro.
Embora nem sempre seja uma ocorrência fatal, pode ser o sinal de uma grave problema de saúde, que você precisa cuidar imediatamente.
Cachorro vomitando espuma branca: o que pode ser?
A espuma branca que está sendo expulsa pelo seu cachorro pode ser um dos sintomas da úlcera do estômago. A condição é geralmente acionada por um incidente em que o revestimento intestinal do cachorro foi rasgado devido a algum motivo.
Embora existam muitos medicamentos que são feitos para tratar a condição, há também remédios à base de plantas que são conhecidos para ajudar a aliviar o desconforto que o animal passa.
No entanto, uma vez que é causada por uma reação alérgica do alimento que está sendo ingerido, é muito importante saber se o animal é alérgico a qualquer um dos ingredientes encontrados na comida que você o alimenta.
A alergia alimentar configura-se como um conjunto de reações imediatas e tardias, que também podem ocorrer em combinação, de forma que os sintomas podem se manifestar em 30 minutos, algumas horas ou mesmo dias e semanas após a ingestão do alérgeno.
Como os sintomas das alergias individuais são muito semelhantes entre si, chegar a um diagnóstico pode se tornar um desafio. Além disso, um cão pode sofrer de várias alergias ao mesmo tempo.
Outra causa possível da referida condição é a diarreia. Geralmente é causada por uma mudança repentina no sistema digestivo do animal.
Você pode tratar o problema fornecendo seu animal de estimação uma boa dieta que não contenha nenhum tipo de aditivos desconhecidos.
Se o veterinário afirmar que o problema é bacteriano, os antibióticos podem ser tomados, mas esses antibióticos devem ser usados até que as bactérias sejam completamente destruídas.
Raças de cães com tendência a vomitar espuma branca
Existem algumas raças que devido às suas características morfológicas apresentam uma tendência maior ao vômito branco espumoso, estas raças de cães são:
- Shih Tzu
- Yorkshire Terrier
- Poodle
- Bichon maltês
- Pug
- Bulldog inglês
- Bulldog francês
- Boxer
Esses cães podem ter uma traqueia de pequeno diâmetro (com ou sem colapso). Além disso, as válvulas cardíacas tendem a degenerar causando distúrbios cardíacos, o que faz uma mistura perfeita para que esses cães sejam candidatos a vomitar espuma branca.
- Veja também: Cachorro vomitando sangue: O que pode estar acontecendo?
Outras causas de vômito em cães
Antes de decidir o que dar ao seu cão quando ele vomitar, você precisa saber a causa do problema. Os motivos podem ser vários, mas os mais comuns são os seguintes:
- Enjoo de carro. O caso mais comum é ao passear com o cachorro no carro.
- Comer demais, ou seja, o cachorro comeu demais.
- Inflamação ou distúrbio gastrointestinal, como gastrite ou gastroenterite.
- Ingestão de elementos tóxicos e drogas.
- Bloqueio causado, por exemplo, pela ingestão de um corpo estranho (um osso, uma bola, etc.) pelo animal.
- Intolerância alimentar ou alergia, ou simplesmente comer comida estragada.
- Doença. São muitas as doenças e problemas não relacionados ao aparelho digestivo que podem ter o vômito entre os sintomas.
Veja também: Cachorro vomitando verde: Causas e o que fazer
Os principais tipos de vômito em cães
- Espuma branca. Gastrite, refluxo, indigestão.
- Sangue. O sangue pode aparecer como sangue fresco, coágulos formados ou sangue digerido que se assemelha a borra de café.
- Vômito amarelo. Isso definitivamente é bile e pode acontecer especialmente pela manhã, quando o estômago do seu cão está vazio.
- Água. Se o vômito do seu cão for líquido, verifique se é realmente água. Nesse caso, os motivos podem ser mais graves.
Veja também: Vômito preto em cães – causas e tratamentos
O que dar ao cachorro vomitando espuma branca
- Retire todas as fontes de comida e água por 6/8 horas;
- Se o seu cão não vomitar durante essas horas, ofereça-lhe um pouco de água. Se o seu cão conseguir segurá-la, reintroduza gradualmente mais água;
- Se após 12 horas, desde que começou a beber novamente, o seu cão ainda não estiver vomitando, você pode oferecer a ele uma pequena refeição;
- Se o seu cão comer sem vomitar, pode aumentar a quantidade de comida, depois de um ou dois dias pode começar a misturá-la com a sua comida normal.
- Todo o processo deve demorar cerca de três dias. Se a qualquer momento seu cão começar a vomitar novamente, consulte o veterinário imediatamente.
Veja também: Cachorro vomitando após a castração é normal?
Como prevenir o vômito em cães
- Não mude repentinamente a dieta do seu cão.
- Sempre use uma abordagem gradual. Mudanças repentinas na dieta são uma causa comum de distúrbios intestinais em cães.
- Não dê ao seu cão brinquedos que possam ser engolidos ou mastigados, causando irritação ou obstrução gastrointestinal.
- Não dê ossos ao seu cachorro. Estes também estão rotineiramente implicados em episódios de vômito.
- Evite dar ao cachorro restos de comida da mesa. Alguns alimentos humanos são absolutamente perigosos para os cães (por exemplo, uvas, passas, chocolate, xilitol, cebola, alho, cebolinha, nozes de macadâmia e alimentos ricos em gordura) e podem induzir o vômito.
- Não deixe seu cachorro vasculhar o lixo. Isso aumenta o risco de ingestão de corpo estranho e exposição a toxinas.