As raças de cães com pernas curtas são assim devido a genes presentes no seu DNA e, que conferem essa característica.
As mutações estão presentes há centenas de anos e fazem parte da genética de dezenas de raças presentes ao redor do mundo.
E é inegável que esses pets de perninhas curtas são muito atraentes mesmo que não sejam os mais rápidos e, que se movimentem de maneira um pouco desajeitada.
Muito adoráveis, continue lendo os próximos tópicos para saber mais sobre as raças de cães com pernas curtas.
Quais são as raças de cães de pernas curtas mais famosas?
Os cães de pernas curtas são muito fofinhos e, muitas dessas raças são bastante populares hoje em dia.
Talvez você até seja apaixonado por alguma delas ou, quem sabe, por todas essas raças. Dê uma olhada nos tópicos a seguir quais são as principais.
1. Corgi
Os cães Corgi são originários da Grã Bretanha e, surgira, para ajudar o gado no campo. Mas com o tempo, esses cães descendentes dos que foram introduzidos no País de Gales pelos Vikings, se tornaram ótimos animais de estimação.
Essa é uma raça muito companheira dos seus humanos e possui características marcantes que permitem o reconhecimento deles com bastante facilidade.
Isso inclui as orelhas grandes e a expressão que parece ser de sorriso.
2. Dachshund, uma das raças de cães de pernas curtas mais populares
Essa é uma das principais raças de cães com pernas curtas, uma vez que se tornaram muito populares em muitos países, inclusive no Brasil.
De origem alemã, a raça foi reconhecida oficialmente em 1888 e, o padrão inclui o corpo robusto, alongado e as patinhas curtas que são características.
De acordo com pesquisas em relação à raça, a conformação física desse animalzinho tem relação com o nanismo.
Além disso, as pernas possuem um formato arqueado bem característico, que se deve ao fato de que o crescimento dos cães cessa precocemente.
3. Basset Hound
O Basset Hound é um dos cães que tem origem em Saint Humbert, na França, como um grupo de cães voltados para a caça.
Se por um lado as penas curtas são bastante evidentes, as orelhas longas estão entre as características mais marcantes dessa raça tão interessante.
No entanto, o tamanho das pernas engana um pouco a quem olha para esse cão. Como eles têm o corpo roliço, dá a impressão de que o cão seja mais baixinho do que realmente é.
4. Scotish Terrier é uma das raças de cães com pernas curtas
Essa é uma raça de cão que tem como característica marcante a pelagem longa, que inclusive dificulta a visualização das suas patinhas curtas.
Essa conformação corporal é vantajosa nesse caso porque confere aos exemplares da raça a incrível habilidade de caçar, escavar e, também de pegar pequenas presas.
A cauda forte e longa é desenvolvida dessa maneira para que os seus donos possam puxar eles para fora do buraco que eles mesmos criam para capturar as presas.
O focinho longo e as orelhas pontudas e eretas são marcantes nessa raça. Além disso, a barba e bigode evidentes são bastante característicos.
A pelagem pode ser preta, branca, marrom ou dourado e se assemelha bastante à lã.
Muito ágil, esse é também um cão independente, territorial e muito determinado. Por outro lado, é extremamente carinhoso com as crianças, até mesmo as menores.
5. Bulldog Inglês é um cão de pernas curtas popular no Brasil
Com cara de mal humorado, o Bulldog Inglês é uma das raças de cães de pernas curtas que estão cada vez mais populares no Brasil e em várias outras partes do mundo.
Extremamente dóceis e brincalhões, esses cães estão conquistando cada vez mais espaço nas famílias.
Mas quem deseja ter um animal dessa raça precisa se atentar aos problemas com o sobrepeso e ao que está relacionado a isso.
A alimentação e a prática de atividade física precisam ser bem controladas para evitar principalmente problemas respiratórios e cardíacos.
6. Spaniel tibetano
Essa é mais uma entre as raças de cães com pernas curtas, mas não é tão popular no Brasil. Apesar disso, vale a pena conhecer essa raça de porte pequeno que tem uma ótima personalidade.
Além de serem ótimos cães de companhia, eles são pequenos, não precisam de tanta atividade física e nem requerem cuidados específicos.
Para completar esse pacote, eles são facilmente treinados. Mas é preciso ter bastante atenção porque a raça tem tendência ao comportamento destrutivo em algumas situações.
7. Cairn terrier
Essa raça de cães com pernas curtas é originária da Escócia e, surgiu para ajudar os humanos na caça e captura de pequenas presas que se escondem em tocas.
De corpo pequenino, esse cão tem o rostinho bem peludo, no qual se inserem as pequenas orelhas. A cauda é curta e está sempre ereta.
Com duas camadas de pelo, esse cão tem uma resistência natural à água. Mas além e ser ótimo na caça, ele é também um companheiro excelente.
Ademais, ele não tem o hábito de latir demasiadamente e pode ser facilmente treinado.
8. Lulu da Pomerânia, uma raça de cães fofinhos com pernas curtas
O Lulu da Pomerânia é um dos cães de pernas curtas mais fofos que você encontra nessa lista. De corpo pequeno e pelagem densa e longa, esse cãozinho está conquistando o coração de muita gente.
Com apenas 3,6 quilos de peso corporal, esse é um são corajoso. Ademais, é fácil de treinar e consegue aprender rapidamente os principais comandos.
No entanto, quem quiser ter um animal dessa raça em casa vai precisar estar disposto a se dedicar aos cuidados com a pelagem pelo menos três vezes por semana.
9. Schnauzer miniatura
O Schnauzer Miniatura é um cãozinho corajoso e muito animado, reconhecido facilmente pela barba despenteada e as sobrancelhas que conferem a ele muita expressão.
Muito bonito, esse cão conquista muita gente, apesar de não estar entre os mais populares no Brasil.
Considerada uma entre as raças de cães com patas curtas, ela foi criada a princípio como cão de fazenda.
Mas por ser leal, carinhoso e, acima de tudo encantador, o cão começou a conquistar mais espaço como membro de famílias humanas.
Com um enorme desejo de satisfazer ao tutor, esse pequeno cãozinho é fácil de treinar. Isso o torna ainda mais adequado para a convivência em sociedade.
10. Bulldog francês
Assim como acontece com os demais Bulldogs, esse é um cão braquicefálico, que tem o focinho curto e achatado.
Rugas características recobrem o focinho que tem um formato quadrado e é bastante largo. Isso combina perfeitamente com o corpo forte, apoiado sobre as pernas curtas.
As orelhas são amplas, largas e se sustentam para cima, conferindo ao cão uma aparência única e uma expressão alegre e amigável.
De acordo com quem convive com animais da raça, eles são brincalhões, carinhosos e se adaptam facilmente às mais variadas situações.
Inclusive, se dão bem com crianças pequenas, assim como com animais de outras raças e espécies. Basta que haja uma boa socialização.
Fatos interessantes sobre as patas dos cães
As patas dos cães evoluíram ao longo do tempo para fornecerem a esses animais agilidade e proteção.
Por isso, existem alguns fatos muito interessantes que você precisa saber sobre isso:
- As patas possuem almofadas, que servem para amortecimento, protegendo as articulações e ossos. Também funcionam como freios em superfícies escorregadias;
- Nas almofadas existe uma camada bem grossa de gordura que ajuda a fazer o isolamento térmico dessa área;
- Os cães caminham sobre os dedos e, por isso a ossatura da região das patas é extremamente importante para esses animais;
- As raças adaptadas a climas frios geralmente possuem patas maiores, com áreas mais amplas. A almofada também é mais molinha, ajudando na locomoção sobre o gelo;
- Massagens nas patinhas dos cães ajudam a relaxar os animais, além de melhorar a circulação da região. Assim como para os humanos, isso é muito agradável para os cachorros.
Evidências de como surgiram as raças de cães com pernas curtas
Ao que parece, uma mutação genética em específico deu origem às raças de cães de pernas curtas.
Mas essa é uma questão que ainda permanece um pouco nebulosa aos veterinários e pesquisadores em geral.
Provavelmente a mutação genética ocorreu a partir do momento em que os cães se separaram dos lobos no processo evolutivo.
Com essa mutação, os animais deixam de produzir uma proteína responsável pelo crescimento dos membros.
Com isso, o tronco, cauda e cabeça crescem de maneira desproporcional em relação aos membros.
Em algumas raças de cães, essa característica se torna ainda mais marcante graças ao que se chama de calcificação das placas de crescimento, que provoca o dito “nanismo desproporcional”.
Muitas dessas raças são bastante populares ao redor do mundo, em especial no Brasil.
Conclusão
Como você pode perceber, são várias as raças de cães com pernas curtas e, muitas delas inclusive são bastante populares no Brasil e no mundo.
Nesse texto você conheceu várias delas e, provavelmente se apaixonou pelos corpinhos alongados inseridos em patas mais baixas. Cada um com as suas peculiaridades, esses cães são umas gracinhas!