Ao contrário do que muitos pensam, os animais machos também podem possuir câncer de mama, no entanto, as fêmeas são mais susceptíveis, principalmente na maior idade. As cadelas que tomam anticoncepcionais, e não são castradas, tem o risco maior do aparecimento da neoplasia, por isso é sempre bom o proprietário examinar o animal diariamente.
O aparecimento de um caroço perto da mama nem sempre é um câncer. Ocorre muitas vezes de tutores levarem seu cão à clínica veterinária suspeitando de um tumor maligno, sendo na verdade apenas um nódulo de gordura. Qualquer neoplasia (câncer) é bastante invasiva no corpo do animal, pois, diferentemente do tumor, ela possui metástase (atinge a corrente sanguínea, afetando diferentes órgãos do animal), assim comprometendo toda a saúde, levando-o a óbito. Os órgãos mais acometidos, são: Pulmão, Fígado e Rins.
O câncer de mama ocorre devido a uma proliferação desordenada de células mamárias, assim acontecendo um crescimento anormal de células nos glóbulos mamários e ductos mamários. Alguns fatores podem colaborar com a proliferação desordenada, como o uso intenso de anticoncepcional e a não castração do animal.
A neoplasia, diferente do que muitos acham, não causa dor e nem desconforto no animal em seu estágio inicial. Quando o tumor começa a aumentar de forma significante, começa a pressionar terminações nervosas, assim causando dor.
Sinais clínicos de câncer de mama em cadelas
Os sinais clínicos de um câncer de mama são praticamente inexistentes na sua fase inicial. O que pode ser observado pelo tutor, na maioria dos casos, é o aparecimento de caroços na região ventral da cadela (parte das mamas). O animal só vai apresentar um quadro sintomático na fase terminal, quando começa a apresentar fraqueza, dores, prostração e etc.
Tratamento de câncer de mama em cadelas
O tratamento do câncer de mama tem que ser imediato. O tutor deve levar o animal ao médico veterinário assim que aparecer qualquer anormalidade nas mamas. O diagnóstico é feito através da retirada do tumor, que, em seguida, deve ser levado para fazer a biópsia. Mediante o resultado do laudo, o médico veterinário ficará ciente se o tumor é benigno ou maligno, assim decidindo a necessidade ou não, do início da quimioterapia.
A cura da neoplasia mamária vai depender principalmente do estágio que ela se encontra. A quimioterapia é muito invasiva, fazendo com que muitos animais não agüentem as sessões, chegando a óbito no meio do tratamento.
Prevenindo o câncer de mama em cadelas
O melhor modo é a prevenção através da castração da fêmea, diminuindo cerca de 95% a chance do aparecimento do câncer de mama. Não é aconselhado o uso de anticoncepcional, pois em muitos casos, é o grande colaborador do aparecimento da neoplasia.
Indica-se examinar o animal diariamente, pois quanto mais cedo se diagnosticar o mal, mais chance o animal tem de vencer o câncer de mama.
Procure sempre um médico veterinário para realizar o exame, jamais tome decisões precipitadas. O Câncer de mama tem cura, basta ser tratado no início.
Saiba mais sobre câncer em cachorros AQUI.
[george]
Por Josiane Louzeiro
Boa tarde,
minha cachorra foi operada recentemente para tirar 2 tumores e ser castrada, mas após a cirurgia encontramos um terceiro tumor, gostaria de saber se por ela ter sido castrada o tumor pode regredir?
Por sandra
Por favor, me ajudem minha cachorra está c/ câncer de mama ñ tenho condições financeiras.
Estive no hospital público e infelizmente ñ realizam esse tipo de cirurgia.
Por lene nunes
Amei este site tirou muitas duvidas minhas. Mais estou muito triste porque ontem a noite ao chegar da faculdade notei que um caroço na mama da minha cadela.. O que pode ser?
Por Câncer em cachorros
[…] Câncer de mama em cadelas […]