As características do vira-lata são inúmeras. E quando falamos “inúmeras”, é bem ao pé da letra! Afinal, os cães sem raça definida são realmente diferentes um dos outros e a sua personalidade pode ser bastante singular de cão para cão.
O SRD é um cão que, infelizmente, sempre sofreu muito preconceito. Ninguém queria ter um vira-lata em casa justamente por ser um cão sem uma raça para rotular. A falta de conhecimento sobre o SRD fazia com que as pessoas olhassem “torno” para ele.
No entanto, não é bem por aí. Uma das características do vira-lata é justamente ser um cão fiel, leal e companheiro do seu tutor. Tudo que eles querem é um lar confortável, com brincadeiras e muito carinho no dia a dia.
Eles tornam o nosso dia infinitas vezes melhor e, neste artigo, você vai entender isso. Continue lendo e veja algumas características do vira-lata.
Quais são as principais características do vira-lata?
As principais características do vira-lata estão relacionadas justamente ao seu poder de deixar o nosso dia melhor. Afinal de contas, o vira-lata é um cão extremamente divertido, seguro e fiel ao seu tutor.
O vira-lata vai te receber na porta e vai abanar o rabo para a mais simples interação que você fizer com ele. Eles adoram o seu tutor e adoram passar horas por perto. Não vão resistir a um colo sempre que possível.
No entanto, o preconceito que se criou ao redor do termo “vira-lata” é muito prejudicial para esses doguinhos. Afinal, eles são ótimos cães assim como qualquer outra raça definida.
Veja uma lista de características do vira-lata:
- Um cão calmo e leal.
- A saúde do vira-lata é muito boa.
- Pode ser teimoso se não adestrado.
- Aprende comandos básicos e quer sempre estar por perto.
- Pode ficar obeso com uma alimentação inadequada.
- É difícil encontrar padronização de cuidados.
- Alguns cães podem ser inquietos e brigões.
- Busque sempre castrar o seu vira-lata.
A seguir, entenda como essas características são colocadas em prática no dia a dia.
Características do vira-lata – Um cão calmo e leal
O vira-lata é, acima de tudo, um cão calmo e fiel. Algumas características do vira-lata vão estar diretamente ligadas a como o tutor lida com o doguinho. No entanto, ainda assim, por padrão eles vão ser muito dóceis.
Para que o seu vira-lata consiga atingir o “nível máximo” de docilidade, você precisa prover um ambiente adequado. Ou seja, ele não pode ter estímulos ruins e uma rotina desajustada.
Cães não gostam de rotinas alteradas. Eles sempre vão preferir ter uma rotina bem definida com início, meio e fim. Eles precisam saber o que vai acontecer depois. Você terá um ótimo vira-lata a partir disso!
A saúde do vira-lata é muito boa
O preconceito nada mais é do que um conceito formado antes de saber alguma coisa. Ou seja, o desconhecimento sobre um assunto pode gerar ideias erradas sobre o tema.
O preconceito que se criou em cima do vira-lata, por exemplo, faz com que as pessoas acreditem que ele é um cão frágil e propício a doenças. Afinal, teoricamente, eles vivem na rua e, por isso, podem ficar mais doentes.
Mas é muito pelo contrário, na verdade. Uma das características do vira-lata é que a sua saúde é “de ferro”. Eles são cães muito fortes e têm um sistema imunológico bastante poderoso.
Por isso, se você quer um cão muito saudável, certamente o vira-lata vai ser uma grande opção!
Características do vira-lata – Pode ser teimoso se não adestrado
Assim como qualquer outra raça, uma das características do vira-lata é que ele pode ser um cão muito teimoso em algumas circunstâncias. Ou seja, pode ser que você tenha certos problemas de convivência se não adestrá-lo corretamente.
Nesse caso, é muito importante que você adestre o seu vira-lata ainda muito cedo. Ou seja, ainda na fase de filhote. É bastante importante que ele entenda comandos básicos e saiba o que pode ou o que não pode.
A desobediência do vira-lata não é algo que está relacionado com a raça. Mas sim, ao estilo de vida. Qualquer cão pode ser desobediente. Inclusive, os cães mais caros do mundo.
A obediência está relacionada aos cuidados e rotina, e não com a raça.
Aprende comandos básicos e quer sempre estar por perto
Uma das melhores características do vira-lata é que ele é um cão que sempre aprende o que você ensina. Ele se condiciona facilmente aos comandos básicos e com poucas repetições ele já sabe o que fazer.
Principalmente se você ensina comandos básicos desde muito cedo, o seu vira-lata terá a tendência de repetir os padrões. Use reforço positivo todos os dias e ele se tornará um cão altamente inteligente e esperto.
Como o vira-lata gosta de estar sempre por perto, ensiná-lo comandos básicos vai ser muito divertido. Afinal, ele sempre vai querer interagir com o tutor em todos os momentos possíveis.
E nessas momentos, você pode ensinar truques com reforço positivo.
Pode ficar obeso com uma alimentação inadequada
A alimentação é um dos fatores mais sensíveis que o tutor deve considerar no dia a dia de cuidados. Afinal, é a partir da alimentação que o cachorro se desenvolve bem ou mal.
Portanto, procure um veterinário para criar uma dieta balanceada para o seu vira-lata. Ele precisará de muita tutela neste sentido, uma vez que ele tem a tendência a ficar obeso se você não criar uma rotina adequada.
Por mais que o vira-lata tenha a “saúde de ferro”, ainda assim, a obesidade pode fazê-lo ter problemas graves. Problemas, esses, que podem reduzir a expectativa de vida do dog e ainda deixá-lo com dores e problemas no dia a dia.
Não deixe o seu vira-lata ficar obeso.
É difícil encontrar padronização de cuidados
O seu vira-lata é único. Ou seja, não existe mais nenhum cão que tenha as mesmas necessidades, personalidade e características do seu vira-lata. Nem mesmo a genética é a mesma, uma vez que se trata de um cão vira-lata.
Por mais que haja uma padronização no entendimento do que é um vira-lata, ainda assim, é preciso sempre considerar suas necessidades para um cuidado próximo.
Afinal, dificilmente haverá uma padronização de cuidados com os vira-latas. Diferente do que seria com uma raça específica, por exemplo. Os vira-latas podem ser muito diferentes uns dos outros.
Portanto, é muito importante que você sempre considere a “originalidade” do seu dog para algum tratamento ou procedimento. Não existe receita para cuidar de um vira-lata e quem vai dizer o que você deve ou não fazer, é o veterinário.
Alguns cães podem ser inquietos e brigões
Assim como todas as raças, os vira-latas também tem as suas necessidades específicas, conforme vimos acima. E por isso, pode ser que o seu vira-lata se torne um cão inquieto e brigão – mesmo que a personalidade desses doguinhos não seja essa.
Ou seja, o seu vira-lata pode ficar incomodado e inquieto com algumas situações da rotina. Uma rotina cheia de estímulos ruins, alimentação inadequada e falta de gasto de energia, pode deixar o seu dog estressado.
Portanto, é fundamental considerar uma rotina equilibrada e saudável para o seu dog. Nada de deixá-lo acumular energia, ok? Isso é bastante ruim para a convivência no longo prazo.
Características do vira-lata – Busque sempre castrar o seu vira-lata
Assim como todas as raças, os vira-latas também precisam ser castrados. Essa é uma necessidade de saúde e também de bem-estar para esses doguinhos.
Afinal, as cadelas não correm o risco de engravidar e os machos se tornam mais tranquilos dentro de casa. A castração deve ser feita, preferencialmente, quando o cão ainda é filhote. Assim ele já cresce com hábitos saudáveis.
Mas se o seu vira-lata não é filhote, saiba que poderá castrá-lo da mesma maneira. Afinal, cães idosos também podem ser castrados, sem problemas.
Busque uma clínica para fazer o procedimento, que é rápido e muito seguro.
Para quem é o cão vira-lata?
O cão vira-lata é para todas as pessoas que buscam um cão carinhoso, saudável, amigão e muito próximo. O vira-lata é realmente um cão extremamente divertido e amoroso. Você vai se apaixonar por ele logo nos primeiros dias.
É um cachorro que precisa de cuidados específicos, pois cada SRD é único. Além disso, você deve oferecer uma rotina de atividades para o seu melhor amigo.
Tipos de cães vira-lata
Existem muitos tipos de cães vira-lata e dificilmente você vai encontrar um cão igual ao outro. É por isso que eles se encaixam na categoria SRD. Afinal, podem ser originários de vários cruzamentos ao longo da história.
Existem cães vira-lata grandes, médios e pequenos. Todos são carinhosos e amorosos. E todos precisam de cuidados específicos, conforme você entendeu até aqui.
Portanto, se você vai adotar um vira-lata, saiba que você estará adotando um cão extremamente fiel e cheio de carinho para dar e receber.
Não precisa ter medo. Adotar um vira-lata será uma das melhores decisões que você poderá tomar. Cuidados básicos de conforto, bem-estar e adestramento vão tornar a relação incrível.
Cuide do seu vira-lata!