Um casal de Torrance, região de Los Angeles, busca respostas após flagrar um carteiro borrifando spray de pimenta em uma correspondência antes de entregá-la em sua residência. O episódio foi registrado pelas câmeras de segurança da casa de Danna e Raymond Guszak, tutores do buldogue francês Jax.
As imagens mostram o funcionário não identificado borrifando uma substância em uma carta, que em seguida foi colocada na lixeira da residência. Jax latia do lado de dentro, e o carteiro chegou a dizer em voz alta “Ok, aproveite”, referindo-se ao cachorro.

Crédito:Fox 11 LA/YouTube
Danna afirmou à imprensa local que o animal não representava qualquer ameaça. “O cachorro está dentro de casa e as janelas estão fechadas. Não havia nenhuma ameaça a esse homem”, disse.
O Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) declarou em nota que exige altos padrões de conduta de seus funcionários e que o caso está sendo investigado.
Segundo Raymond, ele e o cão apresentaram reações após terem contato com a correspondência borrifada. O tutor relatou ardência nos olhos, enquanto Jax apresentou salivação excessiva. O casal teme que outros vizinhos também possam ser prejudicados. “E se uma criança pegasse aquela correspondência e ingerisse?”, questionou Raymond.
Jax, que pertence a uma raça braquicefálica conhecida por maior propensão a dificuldades respiratórias, latia do lado de dentro. Especialistas alertam que, em casos assim, cães com problemas respiratórios preexistentes poderiam ter sua saúde ainda mais prejudicada pelos efeitos do spray.
Casos semelhantes
Este não é um episódio isolado. Em 28 de julho, um morador de Rancho Cordova, também na Califórnia, registrou pelas câmeras de segurança o momento em que um carteiro borrifava spray de pimenta contra um gato idoso em sua porta, dizendo “Dê o fora daqui”.
Leia para saber mais sobre a saúde ocular do cão: Cuidados com os olhos do cachorro: Veja dicas! – Portal do Dog
Efeitos do spray de pimenta em cães
Embora seja usado principalmente como defesa pessoal, o spray de pimenta pode causar sérios desconfortos em cães. Os efeitos mais comuns incluem ardência intensa nos olhos e na boca, salivação, choramingos, esfregar o rosto e vermelhidão da pele. Como o dog na entende o que está acontecendo pode ficar muito agitado, então é importante o controle do ambiente nesse momento.
Segundo médicos veterinários, os sintomas costumam ser temporários, mas exigem atenção imediata.
Já ouviu falar nisso? O que é o olho de cereja nos cães? – Portal do Dog
O que fazer se o cão for atingido
-
Lavar os olhos, a boca e o rosto do animal com água em abundância.
-
Evitar uso de produtos caseiros, que podem agravar a irritação. Colírios de lubrificação vendidos em farmácias humanas podem ajudar.
-
Se o cão continuar lacrimejando ou apertando os olhos, levá-lo imediatamente ao veterinário para avaliar possíveis queimaduras químicas na superfície ocular.
-
Manter o animal seguro dentro de casa e no quintal para reduzir riscos de novos episódios.
Isso pode te interessar também: Posso dar chá para meu cachorro? Lista com chás seguros para o seu pet!