A Cinomose é uma das doenças mais encontradas nos hospitais e clínicas veterinárias de todo o mundo. Essa moléstia é de suma importância, pois na grande maioria dos casos leva o animal ao óbito. Ela é transmitida por um vírus chamado Canine Distemper Virus, o CDV, ou nomeado também como Vírus da Cinomose Canina, o VCC. Essa enfermidade acomete alguns animais silvestres, porém os cães domésticos são os mais afetados.
A Cinomose não é uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano), em contrapartida, é altamente contagiosa entre os cães. A transmissão ocorre à medida que o animal sadio entra em contato com um animal acometido pela cinomose, ou também por conta da inalação do ar com a presença do vírus.
Quando um animal é portador da cinomose, não necessariamente ele vai apresentar os sintomas da doença. Em muitos casos, mesmo o animal se apresentando assintomático, ele estará sendo a fonte de transmissão para outros cães que habitam naquela determinada região.
A transmissão, em contato direto de um animal com outro, pode ser decorrente das secreções oculares, nasais, orais e fezes. No entanto, os estudos apontam que a maior difusão ocorre através das secreções nasais, isto é, o espirro do animal acometido. Pelo meio do espirro, o vírus irá habitar por um tempo o ar, como dito anteriormente, assim, disseminando a doença num raio bem maior.
Depois que o cão é infectado, o vírus da cinomose fica incubado aproximadamente de 3 a 6 dias. Entretanto, o mesmo pode ficar em incubação por até 15 dias, tornando o animal assintomático (Não apresentando nenhum sintoma da doença).
Sintomas da cinomose
O principais sintomas da cinomose são: Febre, que pode chegar a 41 Cº; inapetência (falta de apetite); diarréia; vômito; corrimento ocular; apatia (animal sem ânimo); corrimento nasal e desidratação. Existe um sintoma na cinomose que é bem característico da doença e tem um prognóstico bem ruim, que são os espasmos musculares (mioclonia). Quando um animal apresenta essa sintomatologia é porque atingiu o sistema nervoso do mesmo, assim o cão pode mudar seu comportamento, tornar-se agressivo e até não reconhecer mais seu tutor.
Quando a cinomose encontra-se num grau muito avançado, muitos tutores e médicos veterinários optam pela eutanásia do animal. Alguns proprietários não aceitam a eutanásia como a solução do problema, escolhendo a acupuntura para tratá-los, que já deu bons resultados em alguns pacientes, mesmo sendo uma técnica alternativa.
Tratamento
O tratamento da cinomose ainda é de origem desconhecida, porém, o melhor tratamento é a prevenção através da vacinação anual, onde o cão, a partir de 6 semanas de idade, já pode ser imunizado. No tratamento de um animal já acometido pela doença, pode ser utilizada a terapia medicamentosa. Contudo, ela será usada para o combate da febre, diarréia e outros sintomas manifestos, entendendo-se que isso não irá curar o animal da cinomose.
Campanha ‘Cinomose aqui não’ da Merial busca conscientizar a população sobre a doença.
[george]
Por Raphael Funchal
Quem ama de verdade seu cão jamais escolherá a eutanásia. Meu filho Thor já está há 3 meses com essa maldição mas estarei ao lado dele até o fim.
Por bruna Vieira
Bom dia gostaria de tirar uma dúvida a uma semana meu cachorro estava bem ruim com secreção nasal e ocular levei ele já no começo no veterinário o mesmo me falo que ele pode estar com cinmais .m
Por Shirley De Souza Mello
Minha cadela July, pariu em 12.11.2019 7 lindos filhotes 1 macho e 6 fêmeas, sendo que depois de uma semana una das fêmeas morreu ficando os 6. Hj 25.12. Estou com as 5 fêmeas. O macho foi para a casa do Pai delas rsrs. Três delas já estão adotadas vou ficar com 2. No entanto uma das que foram doadas está doente com sintomas desta doença elas estão com 43 dias. Com 45 irão tomar a 1 dose da vacina contra está doença e outras conforme calendário vacinal para cães. Já tomou vermifugo antes, mas eu moro num sítio e temo que tenha sido causado por carrapato não sei. Separei ela das,irmãs, bebeu muita água agora de tarde que chorei de felicidade achando que estava melhorando espero que com a segunda dose do antibiótico ela melhore ?
Por Hepatite Infecciosa Canina (HIC) | Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil
[…] A Hepatite Infecciosa Canina, ou também conhecida por Doença de Rubarth, é uma doença que acomete cães de todo o mundo, independente de idade, raça ou sexo. Essa moléstia é classificada como infecto-contagiosa, sendo causada pelo Adenovírus do tipo I. Muitos tutores e médicos veterinários dão um diagnóstico errôneo a respeito da HIC, já que seus sinais clínicos se assemelham bastante com o da Cinomose. […]
Por Nilson Machado
Eu tenho um labrador e desde qndo ele me escolheu pra ser seu dono ele foi sempre bem trado (como filho) rsrsr e aos 7 meses ele teve cinomose, isso foi mto dificil e qndo digo dificil é dificil mesmo pq ele eu morava só e ele morava dentro de casa comigo tinha té uma cama de solteiro q era dele dormir do ladoa da minha, ele teve todos os sintomas citado acima até mesmo os espamos, a traseira dele caia ele não conseguia ficar em pé, a Dra. chegou a cogitar a eutanásia eu disse NÃO, pediu pra que eu fizesse tranfuzão de snague, mas não era garantido… então decidi com a Dra. q se fosse pra ele morrer q fosse comigo e eu tentando salvar ele e foi bem assim mesmo q aconteceu, ela me passou atibioticos, soro e vitaminas e forram longos 45 dias, todos os dias eu aplicava 6 injeções nele 3 de manha e 3 a a tarde!! chegou a um ponto q ele me via com a seringa e já se sentava e graças a Deus, amor e mto carinho salvei ele dessa doença cruel. Hj sei pq ele me escolheu pq eu salvaria a vida dele e acho tbm q um pouco de dedicação e mto amor ajudam a curar tbm!! e digo ele me escolheu pq gando fui ver os filhotes q eram 11 disse q o q subisse em mim seria ele, entrei no meio deles e ele foi o primeiro q ficou em pé nas minhas pernas!! hj ele tem 7 anos lindo e mto amoroso o nome dele é Bidi, só ficou com um sequela na visão, mas nada serio, meu filho de 5 anos chama ele de “bidi meu amor”!!!
Por srtaborboleta butterfly
Não sou veterinária mas gosto muito de aprender sobre saúde animal. Meus cachorrinhos estão com vacinas e vermífugo em dia. Espero q mais donos se conscientizem da importância de cuidar da saúde de seus “filhinhos”.