Aprenda a dar remédio para seu cachorro sem estresse! Neste guia completo, você encontrará dicas úteis e técnicas eficazes.
A maioria dos cães que voltam de uma consulta com um médico veterinário, recebem uma lista de medicamentos que o cão deve tomar. Na maioria dos casos, há uma grande dificuldade, e receio por parte dos tutores, na hora de administrar o medicamento prescrito pelo profissional.
Existem também muitos casos em que o tutor tem medo que o animal reaja agressivamente e, assim, administra de maneira totalmente errada, fazendo com que o animal cuspa todo o medicamento, atrapalhando o tratamento. Alguns médicos veterinários clínicos não explicam o modo correto de administrar as drogas que ele prescreveu no receituário, dificultando a vida do tutor.
A maioria dos médicos veterinários, clínicos de pequenos animais, utilizam dois principais tipos de remédios via oral, o comprimido e o medicamento suspensão (líquido). Para um entendimento melhor dos leitores, segue uma breve diferenciação das duas apresentações do medicamento, lembrando que o principio ativo de ambos é o mesmo.
O medicamento em comprimido, na maioria das vezes, é receitado a cães que já atingiram a idade adulta, ou seja, já conseguem engolir um medicamento através do alimento ou mesmo posto na boca pelo tutor ou pelo profissional médico veterinário.
O comprimido normalmente vem em uma espécie de cartela, ou também conhecido como Blister. Esse medicamento é o que mais dá trabalho ao tutor, pois a administração dele pode ser bem complicada, já que em muitos casos, os cães não aceitam bem.
Atualmente, já existe no mercado um equipamento que ajuda na administração do comprimido, introduzindo-o com facilidade na boca do animal e, desta forma, evitando desgaste e risco para o tutor.
Como dar remédio para seu cachorro
O medicamento em suspensão, ou também conhecimento como remédio líquido, é bem mais fácil de administrar, comparado ao comprimido. É em grande escala prescrito para cães filhotes, pois a deglutição é bem mais suave e tranqüila.
O medicamento em suspensão vem em um vidro, e normalmente junto, vem uma seringa dosadora. Por mais que o remédio liquido seja mais fácil de dar, é importante que também seja feito corretamente, pois na tentativa de administrar, pode fazer com que o animal cuspa e altere o resultado do tratamento.
Essa maneira de administrar o remédio, também oferece o risco de o medicamento ser aspirado para os pulmões – ao invés de ir para o estômago – provocando um pneumonia por aspiração.
Existem inúmeras técnicas na hora de administrar os remédios que o animal de estimação precisa, porém as mais comuns ensinadas pelos profissionais, são:
Como dar remédio para seu cachorro: comprimido
Primeiramente, espere seu animal ficar calmo sem muita agitação. Se possível alise sua cabeça e seu corpo lentamente. Em seguida, uma de suas mãos vai em cima do focinho do animal, com os dedos levantando os lábios e os dentes juntos, na tentativa de abrir a boca.
Com o comprimido na outra mão, segurando com o dedo polegar e o indicador, abra com o dedo do meio a boca do animal, pelos dentes da frente debaixo (dentes incisivos inferiores). Em seguida jogue o medicamento dentro da boca o mais dentro que conseguir, posteriormente fechando o focinho com as duas mãos e faça com que o cão olhe pra cima. Existem profissionais que indicam ainda soprar de longe o nariz do animal, para facilitar que ele engula.
Existe um modo mais simples de ofertar comprimido. Um é misturado na ração ou por dentro de um pedaço de carne, porém existem cães que não comem carne, e no caso das rações, no dia de inapetência, pode não comer a ração e atrapalhar o tratamento.
Líquido
Na medicação liquida é bem mais simples, porém necessita de alguns cuidados extras. Depois que colocar a medicação na seringa dosadora, colocá-la no canto da boca do animal e administrar lentamente, pausando de vez em quando.
Muitos tutores, na esperança de não deixar o animal cuspir, apertam com muita força e rapidez o êmbolo da seringa. Isso é uma prática errada, pois engasga o animal e desperdiça o remédio. Administre lentamente. Caso o animal se estresse ou se movimente, retire a seringa do canto da boca, e repita, até que todo o medicamento seja administrado.
É importante que o medicamento seja posto na quantidade recomendada pelo médico veterinário. De forma alguma faça alterações nas dosagens, como diminuir ou aumentar. Saiba que um remédio dado de forma incorreta pode virar um veneno ao animal, levando-o à óbito.
Por Cecília
A minha beagle rouba cartelas de remédio e tira todos os comprimidos e engole. Tenho que esconder todos os medicamentos dela. Terrível rs.
Por Raquel M. Joly
Eu uso um petisco sabor chocolate, próprio para cães da Chocodog’s. Eles engolem sem problemas.
Por Vera Lúcia Pinheiro
Eu já estava desanimando de dar o comprimido, e stressada eu e a Baby. Resolvi partir em quatro e pego um pedaço pequeno de bife ponho escondidinho o pedaço de comprimido e vou dando. Que maravilha! !!!!!!!! Acabou o sufoco
Por Amanda Fernandes
meu cachorro é muito desobediente e um pouco agressivo, já tentei fazer isso de segurar a boca dele pra engolir o comprimido e ele rosnou e tentou me morder. tento misturar na ração, no patê, no pão etc mas ele consegue deixar a vasilha limpinha ou comer todo o alimento q eu dou e deixar o comprimido pra trás. n sei como fazer pq se ele n tomar o remédio n vai melhorar. e tb n consigo aplicar a sua pomada, tenho q passar embaixo da boca dele pq ele esta com alergia nessa área, mas parece q ela arde e ele ameaça morder qnd tento aplicar tb, ou seja o tratamento n esta acontecendo. fico com medo de ele piorar mt já q esta sendo como se ele n estivesse sendo tratado…
Por Karine Fernandes
Os meus também eram assim comiam todo o alimento mesmo sendo salsicha, linguiça, carne e deixavam até os farelinhos do comprimido já quebrado em algumas partes. E também não deixam ser manipulados de jeito nenhum pois avançam. Tenta macerar bem o comprimido com umas gotinhas de água pra que não fique nem os farelinhos e depois mistura com ração em patê em pequena quantidade, tudo dentro do pote para não haver perda do medicamento. Depois de verificar q ele comeu tudo, daí pode liberar mais ração pastosa ou outra. Isto foi a única coisa q deu certo aqui, Agora é uma tranquilidade dar comprimidos. Boa Sorte.
Por Hudson Akira Hirata
SALSICHA! Esse é o segredo para se dar comprimidos rsrs O meu Doberman, nem cheirava kkkkkkk
Por Maria MG
Eu prefiro remedinho em forma de comprimido, porque, com a seringa, tenho medo de engasgar. E também pode desperdiçar um pouco, não atingindo a dose exata. Tenho um aparelhinho que o veterinário recomendou, parecido com uma seringa. Ponho o comprimidinho na ponta e aperto o outro lado. Ele desce rapidinho para dentro da gargantinha delas.
Por Izilda
Que eu saiba, queijo, requeijão e derivados não fazem bem aos cachorrinhos. Eu macero, misturo um pouquinho de água, pego com conta-gotas e vou colocando bem na lateral da boquinha dele, no fundo, aos poucos.
Por Tato Ferreira
Tenho duas pastores, uma belga e outra alemã (capa preta) ambas com 3 meses e meio, além de serem irmãs. Para dar remédio em comprimido às duas, uso o método de brincar com elas e usar o mesmo como presente. Nunca rejeitaram. Os em líquido (na seringa), é mais fácil com a belga pq ela adora tanto que lambe o bico da seringa. Já na alemã, tenho um pouco mais de dificuldade pq ela não gosta muito, mas aplico assim mesmo como recomendado, no canto da boca e pausadamente, mesmo sem ter lido estas instruções anteriormente, pq é como um filho e ninguém aplica remédio bruscamente tendo noção dos riscos que pode causar!
Por Maria Cristina
A veterinária de minha filhota me ensinou a macerar o comprimido e misturar com requeijão, o mesmo valendo para o líquido. É bem tranquilo.
Por Mônika Mayer
E como ministrar remédios de qualquer natureza para um pequenino que morde?? Meu Bóris não aceita qualquer forma de manipulação e parece entender direitinho quando uso de artifícios para fazê-lo engolir remédios. Até o vermífugo é feito pelo veterinário (o cão é sedado para quase tudo), pois ele não deixa ninguém tratá-lo. No momento estou com problemas para cortar suas unhas. Até agora ninguém conseguiu sem sedação… acho um perigo e gostaria muito de aprender a cuidar dele sem ter de usar desse método.
Por Rui Castro
Contacte um treinador de cães que, em 4 ou 5 sssões, corrige essas situações ( se for competente claro)
Por Mara Toledo
Dar remédio pro cão é fácil, e pro gato, como faz???????
Por Andrea santos
Muito boas essas do portal do dog. Parabéns pela gentileza de nos informar. Nós tutores e nossos “filhos” agradecemos de coração.