Como passear com o cachorro no verão? Dicas e ideias!

Aprender como passear com o cachorro no verão é importantíssimo, já que esse é um período do ano em que muitos cuidados devem ser tomados. As altas temperaturas podem ser muito prejudiciais para o seu dog, principalmente se a raça for braquicefálica.

Mas não se preocupe. Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Veja algumas dicas e ideias de como passear com o cachorro no verão e aproveite para ajudá-lo a se sentir mais confortável.

Continue lendo!

Como passear com o cachorro no verão
Cão brincando na água durante o calor – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro no verão: Veja algumas dicas

Para passear com o cachorro no verão você precisa considerar algumas dicas para deixá-lo seguro e confortável.

Veja abaixo:

  • Protetor solar nas áreas sensíveis.
  • Áreas com sombra (parques e jardins).
  • Cuidado com as almofadinhas.
  • Nunca saia em horários de sol forte.
  • Hidrate o cachorro com água fresca e potável.
  • Não faça exercícios pesados.
  • Entenda os cuidados básicos com a raça em si.
  • A alimentação deve estar em dia.

Continue lendo e saiba mais sobre cada uma das dicas e coloque-as em prática.

Protetor solar nas áreas sensíveis

Um dos fatores mais importantes para garantir a saúde do seu dog em dias muito quentes, é o uso do protetor solar. Sim, existe protetor solar específico para cães e você poderá encontrá-lo nas melhores lojas pet shop perto da sua casa.

Usar protetor solar canino é fundamental para que os dogs não queimem em locais mais sensíveis, como focinho ou orelhas. Essas áreas podem facilmente ficar “sapecadas” e assim trazer o risco de câncer de pele no médio e longo prazo.

Inclusive, temos um artigo que vai te ajudar com isso, veja: Protetor solar para cães: Qual a importância?

Como passear com o cachorro no verão – Áreas com sombra (parques e jardins)

É muito importante que, durante o seu passeio com o seu dog, haja o controle do local. Isto é, você precisa, necessariamente, escolher locais mais frescos e com áreas de sombra. Isso vai ajudar o cão a ter uma temperatura corporal mais equilibrada, além de proporcionar mais bem-estar durante a atividade.

Locais com grama, árvores e natureza em geral, costumam ser muito mais frescos. Por isso, durante o verão, procure esses locais e garanta que o seu dog tenha uma experiência positiva durante os passeios. Caso contrário, ele poderá estabelecer resistência para caminhar, o que não é bom.

Como passear com o cachorro no verão
Tutora com seu pet no verão – Foto: Freepik

Cuidado com as almofadinhas

Muitos tutores nem percebem pois saem de chinelo, mas ao levar o cão para caminhar em dias muito quentes, as almofadinhas do dog podem queimar, criar bolhas e deixar o cão com muita dor. Afinal, o asfalto é quente e o piso da calçada também.

Portanto, cuidado com as almofadinhas do seu dog. Prefira caminhar em horários alternativos, quando o sol já não está mais tão forte. E de preferência, não deixe ele pisar em qualquer superfície, especialmente aquelas de concreto e asfalto. Esses locais costumam esquentar muito.

Inclusive, saiba mais sobre a pata do cachorro: 4 problemas mais comuns e o que fazer [VÍDEO].

Como passear com o cachorro no verão – Nunca saia em horários de sol forte

Os horários de sol forte, entre 10h e 16h, podem ser cruéis com o seu dog. Por isso, nunca saia nesses horários para aqueles passeios de rotina. Por mais que o cão precise passear, saiba que isso deve acontecer com o máximo de controle que você conseguir.

Preferencialmente, escolha horários alternativos, como: início da manhã ou fim de tarde, ou seja, antes das 10h e depois das 16h. Inclusive, quando o sol se pôr, o calor costuma baixar e esse é um bom momento para sair com o dog.

Se você não tem outros horários disponíveis, procure um dog walker para levar o seu cão em bons horários, onde o calor já não é mais tão forte.

Hidrate o cachorro com água fresca e potável

Assim como nós, os cães precisam de água. Especialmente em dias muito quentes, como é o caso do verão do Brasil entre Dezembro e Março. Nesse caso, os passeios precisam ser acompanhados de uma garrafinha de água pet para o cão se hidratar.

Afinal, você não quer depender de encontrar uma eventual torneira na rua, onde não se sabe as condições da água, não é mesmo?

Não deixe o cão desidratar, pois isso pode custar caro para a saúde dele, já que a desidratação traz riscos para todo o organismo.

dog com calor
Cachorro com calor no parque – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro no verão – Não faça exercícios pesados

Fazer exercícios físicos com o pet é importantíssimo. No entanto, é preciso que haja um controle adequado. Principalmente com relação a quantidade de exercícios, o tipo de raça e a temperatura local.

Em dias muito quentes, os exercícios precisam ser substituídos por algo mais leve ou mesmo devem ser feitos em horários alternativos, como de manhã bem cedo ou a noite.

No caso de cães braquicefálicos, os exercícios devem ser ainda mais cuidadosos. Afinal, esses cães já tem a temperatura corporal elevada mesmo sem praticar nenhum tipo de atividade.

Entenda os cuidados básicos com a raça em si

Cada raça de cachorro vai ter uma necessidade específica. Por isso, é fundamental considerar um entendimento profundo sobre a raça de cachorro que você tem.

Os cães braquicefálicos, por exemplo, são muito sensíveis. Eles têm temperatura elevada e precisam de repouso em dias muito quentes. Não force a barra para passear ou fazer exercícios em um dia de sol escaldante, mesmo que seja na sombra.

dog na praia
Cachorro com óculos de sol – Foto: Freepik

Como passear com o cachorro no verão – A alimentação deve estar em dia

E ainda, a alimentação é outro fator que deve ser considerado para deixar o seu cão confortável para os passeios no verão. Alimentos pesados e de difícil digestão podem deixar o cão desconfortável.

Por isso, prefira alimentos mais leves, muita água, algumas frutas permitidas e até mesmo sorvete e picolé para cachorro.

Em casa ou durante os passeios, a alimentação precisa acontecer para garantir os nutrientes que vão se desgastar mais rapidamente por causa do calor.

Cuide do seu dog!

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Piloto da F1: Charles Leclerc faz pedido de casamento para namorada de um jeito diferente com ajuda de seu cão. Veja como foi!
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, surpreendeu ao pedir a influenciadora Alexandra Mleux em casamento de forma criativa, com a...
Na Argentina: Cachorro idoso é resgatado após dias preso em esgoto e ganha nova vida. Leia o desfecho!
Um cachorro idoso, surdo e quase cego, foi resgatado de um esgoto na cidade de Goya, na Argentina, após uma...
Rafael Vitti adota Leôncio, cachorro de três patas do filme “Caramelo”
Rafael Vitti adotou Leôncio, um cachorro de três patas que participou das filmagens do filme Caramelo, da Netflix. O animal,...
Salvador terá Instituto Médico Legal Veterinário pioneiro. Veja detalhes
Nova unidade especializada em perícias com animais será a primeira do Brasil no Instituto Médico Legal Veterinário...
Img de rastreio

Localize algo no site!