Quem não conhece a conjuntivite? A conjuntivite é uma inflamação das conjuntivas oculares (mucosas das pálpebras), sendo uma das doenças mais temidas no mundo humano e também no mundo animal. Ao contrário do que muitos pensam, a conjuntivite também acomete cães e é bastante comum de ser encontrada, tendo uma atenção bastante especial pelos médicos veterinários. Muitos tutores de cães tem uma ideia superficial da importância da doença, deixando assim, os animais enfermos sem um tratamento específico. A conjuntivite canina é muito séria e pode levar à cegueira do olho afetado.
Causas da conjuntivite em cães
A ocorrência da conjuntivite em cães podem ser causada por vários fatores. Existem tutores que têm o receio de que a enfermidade seja transmitida para os membros da casa. Não tenha medo. A conjuntivite que acomete os cães, não afeta o ser humano e vice-versa. As principais causas do aparecimento da conjuntivite são, geralmente, relacionadas a uma reação alérgica a algumas substâncias irritantes, como: Produto de limpeza, fumaça, produtos de beleza da tutora e etc. A causa também pode ser de origem bacteriana, onde a doença é adquirida principalmente por contato com animais enfermos. Uma das causas mais comuns do aparecimento da conjuntivite em cães é a presença de um corpo estranho no olho, acarretando, assim, a irritação da conjuntiva.
Sinais clínicos da conjuntivite em cães
Os sinais clínicos da conjuntivite canina são bem característicos, sendo a mesma de fácil diagnóstico. Mas lembre-se, é de suma importância uma opinião de um profissional médico veterinário, pois muitas vezes a inflamação da conjuntiva pode ser um indicativo de uma doença mais grave. Os principais sinais clínicos, são:
– A vermelhidão do olho, sendo bem característico;
– Corrimento ocular;
– Piscar intermitentemente;
– As pálpebras tendem a fechar, podendo ser de forma total ou parcial;
– Em alguns casos coceira;
– No estágio mais avançado da doença ocorre a perda da visão (cegueira).
Diagnóstico de conjuntivite em cães
O diagnóstico é feito por um profissional habilitado, onde é feito a anamnese, e consequentemente o exame clínico do pet. Depois da descoberta da origem da inflamação, é feito um protocolo terapêutico, a fim de buscar a solução do problema.
Tratamento de conjuntivite em cães
O tratamento da conjuntivite canina deve ser feito, imprescindivelmente, por um médico veterinário. O tratamento oftalmológico é bastante delicado, pois o órgão a ser medicado é muito sensível. Não trate conjuntivite de forma alguma sem um apoio profissional, pois pode ocorrer a piora do quadro clínico e, consequentemente, a perda da visão do animal.
Prevenção de conjuntivite em cães
A prevenção deve ser feita principalmente no manejo correto do pet. Muitos tutores juntam os animais enfermos com os sadios. Isso é um grande erro. A conduta correta é isolar o animal infectado e levá-lo imediatamente a um médico veterinário. O uso de produtos de limpeza na hora da higienização da residência e do canil, devem ser feitas com bastante cautela, evitando o contato direto do animal com as substâncias. Também é interessante o exame frequente dos animais pelo tutor, afim de observar as mucosas e o olho do animal. Leve seu animal rotineiramente a uma consulta com o médico veterinário, pois esse hábito evita muitas vezes a instalação de enfermidades graves e letais onde, mesmo atualmente, ainda não se descobriu a cura. Lembre-se: melhor prevenir do que remediar.
[george]