À primeira vista, o Dobermann filhote pode transmitir uma imagem de ferocidade e força. Mas se engana quem acha que esse cão não é um ótimo companheiro.
Mesmo com um físico que transmite uma imagem de um animal sério e agressivo, Dobermann é um cachorro amável, carinhoso e brincalhão. É uma raça muito inteligente e obediente, com um grande instinto de proteção.
Esse é um cão que possui várias habilidades, possuindo muitas funções de trabalho. Mesmo sendo criado para ser um cão de guarda, a raça ganhou espaço entre as famílias, sendo um bom cão familiar.
É uma raça recente, mas que já conquistou um grande número de apreciadores e vem sendo cada vez mais popularizado no mundo. Para conhecer a raça é só conferir essas curiosidades sobre o Dobermann
1. Sua origem é na Alemanha
O Dobermann é uma raça criada na Alemanha, pelo coletor de imposto Karl Friedrich Louis Dobermann, no fim do século XIX. Sendo assim, é uma das raças mais recentes e foi desenvolvida para ser um cão de guarda forte e corajoso. Os primeiros cães da raça foram expostos em 1897 em Erfurt, na Alemanha.
2. Várias raças foram usadas na criação do Dobermann
A criação da raça foi feita a partir do cruzamento de diversas raças até resultar o Dobermann.
Assim, entre as raças que deram origem ao Dobermann estão um antigo Rottweiler, o Pastor de Beauce, o Dogue Alemão e o Pinscher. Além disso, acredita-se que cães como os Galgos e Weimaraners também foram usados na criação do Dobermann.
- Veja também como surgiu a raça Doberman
3. O Dobermann filhote é um dos cães mais inteligentes
O Dobermann impressiona por seu físico atlético e por sua coragem. Mas essa raça também possui uma grande inteligência, sendo considerada a 5º raça mais inteligente no ranking canino de Stanley Coren.
Além dessa habilidade, o Dobermann é muito obediente e fiel ao seu guia, o que faz com que tenha uma ótima resposta aos treinamentos.
Assim, a raça precisa ter sua inteligência exercitada e gosta de aprender novos comandos. Mas o treinamento deve-se iniciar ainda na infância para evitar maus comportamentos.
4. O Dobermann filhote pode ser encontrado em quatro colorações
É mais comum encontrar o Dobermann com a coloração preta, mas é permitido pelo padrão da raça outras cores como o azul, vermelho e fulvo.
Além disso, a raça ainda apresenta marcações na cor vermelho ferrugem na cauda, em cima dos olhos, focinho, na garganta, no antepeito e nas pernas. A pelagem do Dobermann é curta, lisa, dura e grossa.
5. Excelente cão de guarda
O Dobermann foi criado para ser um protetor. Ainda na sua criação, Karl Dobermann, criador da raça, teve a intenção de desenvolver um cachorro que possuísse todas as qualidades necessárias para um cão de guarda. Então, como era um coletor de imposto, Karl, precisava de um cão que o acompanhasse durante essas coletas e também para proteger sua família durante os períodos em que estivesse ausente.
Assim, as intenções de Karl de criar um bom cão de guarda deu muito certo, a raça Dobermann é um dos melhores cães para trabalhar nessa função. Ele é ágil, atento e com grande instinto de proteção. A obediência e inteligência são qualidades que aprimoram sua função como guardião.
6. O Dobermann filhote é um dominador
O Dobermann é um dominador por natureza. Faz parte de sua personalidade querer ser o alfa no lugar em que convive. Por essa personalidade forte, o Dobermann precisa de um tutor que mostre liderança para evitar que o cão se torne indisciplinado.
O ideal é que o tutor de um Dobermann tenha experiência para guiar o cão de forma correta, já que os tutores de primeira viagem podem acabar sendo dominados pelo cão.
- Veja também: O temperamento do Dobermann
7. Precisa ser socializado ainda filhote
Antes de tudo, por sua natureza como um cão de guarda, o Dobermann pode ter um comportamento cauteloso e desconfiado, sendo que alguns casos podem apresentar até agressividade.
É importante o cão saber diferenciar o que é perigo de uma visita. Por isso, a socialização do cão deve iniciar ainda filhote, aprendendo a conhecer outras pessoas e lugares. Com o adestramento ainda nos primeiros meses de vida, o Dobermann aprende a ser mais receptível com as visitas.
8. O Dobermann é um cão familiar
O Dobermann pode ter pose de malvado, mas com sua família ele é amoroso e carinhoso. A raça possui uma ótima relação com crianças, sendo brincalhão e protetor, pois o Dobermann não brinca em serviço. Ele é obediente e sabe como agir com os pequenos.
A raça também é muito apegada com sua família, ele precisa estar sempre perto daquelas pessoas que ama e mesmo que não pareça, o Dobermann precisa de atenção e muito afeto. É um cão muito fiel e obediente, com um grande instinto de proteção.
É importante que o cão passe por uma socialização adequada para conviver com crianças, e os pequenos devem ser ensinados a respeitar o espaço do cachorro.
9. O Dobermann filhote é um cão de guerra
A raça possui uma ótima aptidão física, sendo resistente e atenta aos perigos. Essas habilidades fizeram com que a raça tenha sido escolhida para participar das duas Grandes Guerras.
Assim, as principais funções do Dobermann eram como patrulheiros e guardiões. Mas durante a Segunda Guerra Mundial, a raça foi usada em combate como sentinelas e mensageiros pelas Forças Armadas dos Estados Unidos.
Além disso, o Dobermann também foi usado na guerra de Okinawa, no Japão. A raça tinha como função o de mensageiro e de sentinela. Em homenagem à coragem e lealdade desses cães, um memorial foi construído em Guam.
10. Astro de cinema
Além de todas essas habilidades, o Dobermann também é usado nas produções cinematográficas. Mas por sua aparência que transmite uma imagem de ser “mau”, a raça é muito usada para interpretar vilões.
Assim, um desses papéis de vilão é no filme Perdido pra cachorro, onde um Dobermann interpreta Diablo, um cão muito perigoso. A raça é também protagonista de um filme cômico e de sucesso na década de 80, A gangue dos Dobermann.
Além disso, um dos filmes mais famosos com um Dobermann é a animação Up – Altas Aventuras, produzida pela Pixar. Na animação, um cachorro chamado Alpha, que é um Dobermann, é o antagonista.
11. O Dobermann filhote tem fama de mau
O Dobermann é uma raça que foi estigmatizada como uma raça má, que possui crueldade e agressividade. Mas essa fama de mau é um reflexo de quando alguns criadores tentaram tornar a raça agressiva, fazendo com que o Dobermann fosse visto como um cão violento.
Então mesmo com essa tentativa de torná-los agressivos, o Dobermann atualmente apresenta um comportamento amável e companheiro ao seu tutor.
É importante saber que o cão da raça Doberman que apresenta agressividade deve ser afastado da reprodução, pois esse comportamento não é padrão da raça. A criação também é um reflexo do comportamento dos criadores, que são os principais responsáveis por desvios no comportamento do cão.
12. É um cão muito ativo
Um Dobermann não é um cão para ficar parado. Ele possui um alto nível de energia, precisando de um bom exercício para gastar toda essa energia. Se o animal é privado dessas atividades ele acaba se tornando destrutivo, então é muito importante, tanto para saúde física como mental do cachorro, uma rotina de exercícios.
O Dobermann é um cachorro que pode trabalhar sua energia em diferentes tipos de atividades físicas como corrida, caminhada e natação. A raça é apaixonada por corrida, então é uma boa forma de gastar essa energia. Mas essa raça também precisa sempre ser estimulada e desafiada. O Dobermann é um cão que gosta e aprende com facilidade, seu intelecto também precisa de exercícios.
13. A raça é silenciosa
Um Dobermann é um cão bastante silencioso. Ele não vai sair latindo para qualquer coisa, mas sim quando sentir uma ameaça. Os latidos são usados como alerta, já que sua natureza é mais observadora e atenta.
14. Trabalha com a polícia
O Dobermann é um grande trabalhador, com muitas funções. As mais comuns são como cão de guarda, mas essa raça também tem sido bastante usada em trabalhos policiais. Assim, por sua inteligência e obediência, o cão da raça Dobermann é fácil de treinar, o que facilita na hora do trabalho designado.
A raça é bastante usada em missão de perseguição. Assim, por possuir um porte atlético e uma resistência em corridas, a raça tem um bom desempenho em perseguir delinquentes. O Dobermann também é usado em resgate de reféns e em rastreamento de odores.
Em 2004, no ataque ao World Trade Center, cães da raça Dobermann foram usados na busca e resgate de pessoas.
15. O Dobermann filhote é uma raça de porte médio
O Dobermann possui um porte médio, onde os machos têm uma altura de 66 a 72 cm, com um peso de 40 a 45 kg. Assim, as fêmeas são um pouco menores, com uma altura de 61 a 68 cm e pesando 32 a 35kg.
16. Reconhecido pelo American Kennel Club
Por fim, mesmo sendo uma raça recente, criada no fim do século XIX, o Dobermann foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1900.
O Doberman também ganhou seu próprio clube. Assim, com a chegada dos primeiros cães da raça aos Estados Unidos, o Dobermann ganhou muita popularidade e admiradores. Em sua homenagem foi fundado o Dobermann Pinscher Club Of America.