Muito conhecida como doença do carrapato, a Erliquiose é uma doença infecciosa transmitida pela mordida do carrapato contaminado pela riquetsia Erlichia sp.
A Erlichia sp. é um microorganismo do grupo das bactérias (riquétsia). Existe várias espécies de Erlichia, sendo a Erlichia canis a que mais comumente afeta os cães.
Erliquiose (tanto em homens quanto em cães) geralmente é transmitida através do carrapato-vermelho-do-cão, porém, pode acontecer a transmissão através da transfusão sanguínea.
Depois que a Erlichia entra no corpo através da mordida do carrapato, ele afeta as células na corrente sanguínea do cachorro.
As células brancas (preciosas na luta contra infecções), células vermelhas (necessárias para o transporte de oxigênio no corpo) e as plaquetas (necessárias para ajudar a formar coágulos sanguíneos) podem ser afetadas.
É importante salientar que apesar de homens e cachorros poderem ser afetados, não é conhecida nenhuma transmissão entre o cão e o humano, o carrapato sempre é o transmissor.
Todas as raças caninas são passíveis de adquirir a bactéria, porém algumas raças, principalmente o Pastor Alemão, são mais propícias a desenvolver uma infecção crônica séria.
Fases da Erliquiose
A erliquiose pode ter três fases.
1 – Fase aguda da Erliquiose
Sinais da fase aguda da doença geralmente se desenvolvem de 1 à 3 semanas após a picada do carrapato infectado.
A fase aguda da doença geralmente dura de 2 à 4 semanas.
A Erlichia entra nas células brancas do sangue e se reproduzem dentro delas.
Assim, além do sangue, são encontrados nos nódulos linfáticos, baço, fígado e na medula óssea.
Plaquetas, que ajudam na coagulação do sangue, são frequentemente destruídas.
Então, como resultado da infecção, os nódulos linfáticos, o fígado e baço são frequentemente aumentados. Anemia, febre, depressão, letargia, perda de apetite, falta de ar, dor e rigidez nas articulações, contusões são muitas vezes vistos.
Muitos cães serão capazes de combater a infecção. Se não, eles entram na fase subclínica.
2 – Fase subclínica da Erliquiose
Na fase subclínica o animal pode aparentar estar normal ou ter apenas anemia leve. Durante esta fase, a Erlichia vive no interior do baço. Esta fase pode durar meses ou anos. Em última análise, o cão ou elimina a Erlichia do corpo ou a infecção pode progredir para a fase crônica.
3 – Fase crônica da Erliquiose
A fase crônica pode ser leve ou grave.
A perda de peso, anemia, perturbações neurológicas, a hemorragia, inflamação do olho, edema (acumulação de líquido) nas patas traseiras, e febre podem ser vistos.
Os testes de sangue mostram que um ou todos os diferentes tipos de células no sangue são reduzidas.
Um tipo de células, os linfócitos podem aumentar e ser anormal na aparência. Isto pode por vezes ser confundido com certos tipos de leucemia. Se um cão se torna cronicamente infectado, a doença pode voltar, especialmente durante períodos de estresse.
Em alguns casos, a artrite ou uma doença do rim chamada glomerulonefrite pode desenvolver-se.
Uma diminuição do número de plaquetas (plaquetas ajudam a coagular o sangue) é a evidência mais comum em todas as fases da doença.
Alterações nos níveis de proteínas no sangue são comuns. A proteína mais comum, albumina, é reduzida e outro tipo de proteína, denominada globulina, é aumentada.
Uma vez que um carrapato pode estar infectado com mais de uma doença (ex.: babesiose), não é de todo incomum ver um cão infectado com mais de uma dessas doenças ao mesmo tempo, o que geralmente provoca sintomas mais graves.
Sintomas de Erliquiose em cães/Doença do Carrapato
- Apatia
- Falta de apetite
- Febre
- Corrimento Oculonasal
- Vômitos e diarreia
- Dispnéia (respiração ofegante)
- Sangue pelo nariz
- Dor e rigidez (devido à artrite e dores musculares)
- Sintomas neurológicos (por exemplo, coordenação motora comprometida, depressão, paralisia, etc)
- Hematomas pelo corpo
- Mucosas pálidas (sinal de anemia)
Diagnóstico de Erliquiose em cães
O diagnóstico é baseado nos resultados laboratoriais e sinais clínicos.
Através de exames bioquímicos e urinálise procura-se alterações precoces em outros órgãos, principalmente nos rins.
Outros exames mais específicos, como sorologia e PCR, também são comuns na busca de um diagnóstico.
O PCR testa a presença do próprio organismo, não anticorpos contra ele. Infelizmente, não faz distinção entre os organismos vivos e mortos. Então, por esta razão, recomenda-se geralmente realizar PCR, juntamente com um dos testes de anticorpos para fazer um diagnóstico.
Cuidados e Tratamento – Doença do Carrapato
Na ausência de cuidados, a erliquiose torna-se crônica e pode evoluir a morte. O tratamento exige a aplicação de antibióticos durante várias semanas.
A Doxiciclina geralmente é usada e mostrou ser efetiva no tratamento para a doença. Mas se a erliquiose causar outras complicações, estas deverão ser tratadas separadamente, usando outros medicamentos e terapias para alcançar questões secundárias causadas pela presença da Erlichia.
Em um animal com forte anemia, uma transfusão de sangue pode ser necessária.
OBS: Os sintomas da Erliquiose podem ser facilmente confundidos com outras doenças, por isso é primordial que ao notar algo errado você leve o seu cão ao veterinário. Somente o veterinário poderá fazer os exames necessários, diagnosticar o problemas e a partir daí começar o tratamento adequado.
Como prevenir a doença do carrapato
A infecção da Erlichia não dá ao seu cão uma imunidade protetora, ou seja, se o seu cão já foi infectado uma vez, e acontecer dele ser mordido novamente por um carrapato infectado, ele poderá desenvolver novamente a doença.
Atualmente não há uma vacina contra erliquiose. Assim, a maneira de se prevenir contra as doenças provenientes do carrapato é um controle apropriado (ex.: remédios e banhos carrapaticidas) combinado com testes periódicos.
Limitar o máximo possível a exposição do cachorro ao carrapato é sempre algo que o dono deve manter em mente. Principalmente no verão e em áreas de grande risco de infecção, o dono deve manter uma rotina diária de inspeção.
Por VERIDIANA SCALENGHE
Minha cachorrinha esta com carrapatos. Tenho notado que não se alimenta direito pois está muito magra (pele e osso) já fiz vários tratamentos para eliminar -los mas sempre voltam além do mais ela também apresenta vômitos diarréia e um desânimo total não quer interagir nem com as crianças o que pode estar acontecendo?
Por Catia Alves
oi, minha cadela ja esta com mais de 16 anos esta apresentando varios sintomas como remela nos olhos e não esta adiantando limpar.
tambem esta aparecendo carrapatos do nada parece que brota de dentro dela são enormes e nojentos. parecem com feijoes. ela fica mais deitada.
estamos fazendo de tudo mais parece não melhorar.tenho medo de algum contagio pois tem crianças em casa.
Por Natalice
A minha cachorrinha, de 12 anos pegou esta doença, foi feito todo o possível, até transfusão de sangue,Gastei muito, parecia que brotava carrapato nela, pelos poros. Digo isso porque eu limpava ela de 3 a 4 vezes por dia.Será que pode acontecer isso? Me responda alguém entendido no assunto.
Por Cristina Longo
Meu GOLDEN está sendo tratado com Eritromicina, sabendo que o remédio mais recomendado é a Doxiclina! Fiz opção da eritromicina por ser combatente e não afetar demasiadamente a dentição! Dúvida será que tomei a atitude certa?
Por monica patricia
Olá Hélio, o meu cachorrinho era um poodle deve essa doença 4 vezes e ele já estava com 8 anos de idade, idoso pra idade de cachorro. Eu tratei ele com antibiótico (doxitec) ,vitamina (nutriful pet) e Imizol. pois a primeira vez que deve ele andando caia do nada e ficava com as patinhas duras e foi ai que o veterinário passou o imizol e a vitamina pois o remédio é muito forte e mexe com o nervo do cachorro. Não sei se isso pode de ajudar em alguma coisa!!!!!
Por deuzimar rebello
boa tarde meu cachorro é um pinther e tem todos os sintomas da erliquiose,mas também estácom os olhos saindo secreção e com umas bolas brancas isso pode ocorrer?levo ele na veterinária e a cada dia ela me dá um diagnóstico diferente o que eu faço?
Por Santos Soares
achei uma chihuahua e ela apos uns exames constatou anemia que ja foi tratada porem tem a doença do carrapato ,ela é ativa come muito e nem aparenta a doença algo que surpreendeu o veterinário por ela ser muita ativa , porem ela esta com queda de pelos ta quase careca .ela não faz uso de nenhuma medicação pr doença do carrapato .O que posso usar pra queda alguém pode me ajudar (4meses chihuahua)
Por Santos Soares
o que posso usar pr trata queda de pelo causado pela doença do carrapato (chihuahua 5 mese)
Por karen
Perdemos hoje nosso cãozinho com essa terrivel doença 🙁
Ele tinha 10 meses, estava bem, só que há 3 dias atras ele acordou triste sem querer comer. Levamos ao veterinário, o exame de sangue apresentou a doença do carrapato, no segundo dia de tratamento ele faleceu. Muito triste
Por Maiara
Minha cachorra foi diagnosticada com a doença do carrapato, levamos ao veterinário que fez o exame de sangue , nos passou A doxiciclina de 12 h em 12 h , ela ta tomando tudo certinho só que agora ela ta fraca , fica batendo a cabeça nas coisas como se não enxergasse , , não consegue andar direito , alguém já passou isso com seu caozinho ? , me digam obg
Por juscelia
meu cachorro esta com essa doença , mais na minha cidade e nem proximo daqui nao tem clinica veterinaria , Deus nos ajude que ele nao precise de transfusao de sangue por q se nao nao vai ser possivel salva -lo
Por niusdete
minha pinscher tem dez meses e agora ficou caindo nas pernas aparentemente parece fraqueza come bem já tem uma semana assim agora fica fazendo xixi aos pouquinho e esta bastante amarronzado estou preocupada estou dando cálcio vou leva-la no veterinário dia 03/07 pois esta de resseço mais estou sem saber o que ela tem
Por Amanda Cristine
O meu cachorro tem 8 anos, ele vem apresentando aparência fraca ha uns 3 meses aproximadamente, mas brinca e come normal. Mas ontem ele começou com diarreias frequentes e sangue, levamos ao veterinario, ele estava com febre e o exame de sangue dele constou 35000 plaquetas, sendo que o normal era pra ser 200000, e alteração no baço. O veteriário disse que é doença do carrapato e medicou ele com Dixociclina somente. Queria saber quais são as chances de cura e se há algum outro remédio que seria bom administrá-lo para anemia?
Por soraia
De eritros dog tabs que fortalece o sangue
Por Pamela Martins
a minha cachorrinha está com a doença do carrapato,com as plaquetas muito baixa, qual tipo de alimentação mais adequada?
Por DEBORA
Boa noite….
Gente, me ajuda, minha cachorra está com essa suspeita de babesiose, e já está cega e não anda mais…Está fazendo os tratamentos. Será que ela voltará a enxergar e andar?
Por Alexandre de Farias
Bom dia Debora. Meu cão está cego com suspeita de Erliquisose.Seu cão melhorou?
Por Karla Kruvinel
Boa Tarde, Tenho um husky siberiano de 13 anos femea, nunca teve nada grave, mas semana passada meu coraçao partiu, pois acordei no meio da noite com ela gritando de dor com as patas para cima, consegui reanima-la com agua que molhei na sua boca. Aparentemente ela voltou normal, mas sua coordenação motora esta afetada desde entao, nao consegue mas andar e estou levando ela com uma faixa de judo para fazer as necessidades… dois dias depois colocou sangue pelas fezes perdeu um pouco o apetite, desesperada e sem condiçoes financeiras para leva-la no veterinario ,passei a dar bactrim de 8 em 8 h e flunixin antiflamatorio associado ao soro caseiro, o seu apetite melhorou um pouco mas cabecinha fica batendo parecendo um pendulo… sua alimentação e higienizaçao tem sido correta, nao deixou ela sem agua fresca… ou no chão. Me ajude por favor… estou sofrendo junto com minha cadela que por tantos anos cuidei com amor e carinho, choro junto com ela faz uma semana e preciso de orientação. O que poderia estar acontecendo com ela? sera essa doença de carrapato? Muito Obrigada
Por Karla Kruvinel
Boa Tarde, Tenho um husky siberiano de 13 anos femea, nunca teve nada grave, mas semana passada meu coraçao partiu, pois acordei no meio da noite com ela gritando de dor com as patas para cima, consegui reanima-la com agua que molhei na sua boca. Aparentemente ela voltou normal, mas sua coordenação motora esta afetada desde entao, nao consegue mas andar e estou levando ela com uma faixa de judo para fazer as necessidades… dois dias depois colocou sangue pelas fezes perdeu um pouco o apetite, desesperada e sem condiçoes financeiras para leva-la no veterinario ,passei a dar bactrim de 8 em 8 h e flunixin antiflamatorio associado ao soro caseiro, o seu apetite melhorou um pouco mas cabecinha fica batendo parecendo um pendulo… sua alimentação e higienizaçao tem sido correta, nao deixou ela sem agua fresca… ou no chão. Me ajude por favor… estou sofrendo junto com minha cadela que por tantos anos cuidei com amor e carinho, choro junto com ela faz uma semana e preciso de orientação. O que poderia estar acontecendo com ela? sera essa doença de carrapato? Muito Obrigada
Karla
Por Deise Freitas
Minha cachorra teve febre maculosa e foi tratada por um veterinário, porem os agente de saúde da minha cidade detectaram positivo no teste de leishmaniose, é possível que ela esteja mesmo contaminada?
Por Danny Gusmao
ola me chamo danny, recentemente perdi o meu dunga ele tinha 6 meses, e le stava bem nao apresentou sintomas e de repente passou mau levei ao vet., e ele fez o exame de sangue e as plaquetas dele deu 10000 e ele ja stava na fase aguda e nao teve jeito morreu no 4 dia de tratamento……. tenho uma cadela com 3 meses ela tbem foi infectada m ais stou fazendo tratamento e ela star bem, grças a deus…….. o exame dela deu so 640000 muito baixo por ela ser muito bb, mais stou fazendo de tudo pela saude dela.
Por Gabriela Nóbrega Reses
Pessoal, meu cachorro começou o tratamento a 7 dias, mas continua com febre?
A Febre não deveria ter parado? O cachorrinho de vcs teve febre mesmo depois de ter iniciado o antibiótico?
Obrigada
Por Aline Ferreira Marques
Olá Gabriela, me identifiquei com sua pergunta. Iniciei o tratamento dele a 6 dias , mas continua com febre. O seu ficou bem? Qdo a febre parou?
Obrigada
Aline
Por Juliana Cruz
Minha Lucy,uma cocker Speniel também está em tratamento da erlichiquiose,há 7 dias e também continua com febre,a Isa,sua vet,me informou que isso é normal pois é uma doença muito severa. Lulu esta aguentando firme,já não come e não bebe por si só,estamos alimentado-a com seringa e comidas liquidas. Sua expectativa de vida não é boa,pois ela iniciou um quadro de pneumonia e foi constatado numa radio,um coração em tamanho absurdamente grande,mas não vamos desistir,vou com esse tratamento até o fim. Espero que minha Lucy resista,estou aos pedaços
Por karen
Oi vi seu comentario no portal dog, gostaria muito de saber se a sua cachorrinha esta bem. Pois tou com a minha assim tbm.
Por RAQUEL SILVA
estou muito triste ontem minha cachorra acordou com sangramento nasal levei imediatamente ao vet ela
passou o dia internada tomando medicação ela voltou para casa bem o vet passou doxi para ela mas hoje pela manhã começou tudo de novo estou com medo de perder meu bebe
Por Nelma Biagioni Melo
Putz tentei publicar no face dá erro no Twiter e enviar email será que página esta com problema??
Por Vacina contra doença do carrapato foi criada acidentalmente em Israel
[…] Carrapatos em cachorros – Doença do carrapato Doença do carrapato – Erliquiose Canina […]
Por marina
hoje minha cachorra Loren, estava fazendo coco com bastante sangue, a veterinária falou que e a doença do garrapato, tomou os medicamentos amanha vai tomar sangue, tomara que ela viva amo muito ela. estou chorando muito.
Por Yasmin
Tenho uma cadelinha de 8 meses que está fazendo o tratamento pra erlichiose, felizmente percebi cedo e logo levei ao veterinário que constatou a doença e começamos o tratamento imediatamente, ela já tá fazendo o tratamento com doxilina há 22 dias, no primeiro exame as plaquetas dela estavam em 181.000, no segundo caíram pra 81.000, o veterinário passou vitamina b12 e ela esta aparentemente bem, comendo bem e brincando, quem vê nem acha que ela está doente. Amanhã voltaremos ao veterinário pra mais um exame e estou confiante com um resultado melhor. Torçam por ela.
Por maria da penha pereira
meu cão morreu semana passada, foi receber o medicamento para erliquiose e morreu no consultório, por que isso ocorreu, aparentemente ele tava bem.
Por Yasmin
Tenho uma cadelinha de 8 meses que está fazendo o tratamento pra erlichiose
Por Allan Carvalho Vidal
Eu também tenho um cão de 8 meses!Pode ser q ele esteja com essa doença!vou leva-lo ao vetenário,mais tem algo q eu possa fazer em casa para ajuda-lo?tipo dar vitamina,beber bastante água…?
Por daniela
minha cachorrinha o nome dela é violeta , está com essa doença , levei ela no veterinário faz uma semana , fez o exame de sangue e deu essa doença , ela teve febre agora esta com a parte inferior arrastando , sangra o olhinho e está tremendo tipo pulando a parte de traz dela como se o nervo estivesse saltando , estou com muito medo dela nao aguentar estou medicando ela com 5 medicamentos inclusive o doxitec , espero que ela fique boa … 🙁 amo ela demais …
Por Juliana Cruz
Vc precisa pergutar pro seu vet se n é cinomose,pois os sintomas são parecidos
Por Maria Aparecida Oliveira Freire
Minha cachorrinha está com essa doença e não sei se ela vai aguentar, estou muito preocupada.
Por Alessandra Mirachi
Minha cachorra é vira latas, mais é um amor e infelizmente descobri hoje que esta com essa doença, depois de ler esse post fiquei desesperada, ja esta com febre a 5 dias e comecei o tratamento com o Doxiciclina e eu espero que ela sare, senao com certeza vou ficar muito triste affe, nao quero nem pensar, ela vai ficar curada em nome de Jesus.
Por Célia Alves
Perdi meu cão hoje com essa doença terrível…Não percebi os sinais por ele ficar muito sozinho o dia todo. Só depois que acontece que agente lembra dos episódios que poderia ser sinais da doença. Percebi só quando ele começou a ficar lento demais e não subir escadas. Levei ao veterinário mais só resistiu 3 dias. Minha tristeza é que ele estava se alimentando normalmente e no primeiro diagnóstico não teve febre. Antes do resultado de sangue o veterinário deu 3 injeções e não resistiu. Muito triste…
Por Ivonitonini
Meu cachorro poodle teve esse tipo de doença,percebi a tempo de leva-lo ao veterinário ,ele passou antibióticos e vitaminas ,consegui salva-lo ,hoje está bem,agora estou com meu gato com os mesmos sintomas ,procurei o veterinário de novo, e ele me indicou antibióticos também,não sei se conseguirei salva-lo..
Por beatrizmachado
minha cadelinha era poodle e tinha 10 anos :\ ela teve a doença de carrapato e mesmo com o tratamento, ela não resistiu. foram anos de luta e a morte dela foi lenta e dolorosa :\ ela vomitava sangue, a cabeça ficou torta e ela não andava. chorei muito e até hoje choro pois ela tinha a minha idade. Hoje eu tenho um filhote de labrador e faço o possivel e o impossivel pela saúde dele.
Por Kátia
O meu está com 75000 plaquetas e esta deveria estar entre 200.000 e 500.000
Estamos dando o medicamento e já o salvamos dois anos atrás e faremos de tudo para salvá-lo novamente.
Por Raquel Abdalla
Oi Kátia vc conseguiu salvar seu cão, o meu estava com 90,000 plaquetas e 15 dias depois tomando doxifin ele está com 236,000.. o vet mandou parar com o remedio e só continuar com a vitamina…. espero que de tudo certo…
Por katia
meu cão está tratando erliquiose com doxitec e imidocarb.Achei o tratamento muito agressivo e estou preocupada.quando deve ser usado o imidocarb? É necessário usar os dois medicamentos para tratar o animalele não tem anemia e nem sintomas clinicos aparentemente.Porém tem pancitopenia(plaquetas:90000 e leucócitos:2000.Alqúem poderia me responder?
Por livia
Seu cachorro sarou?
Por Ivy
Oi tenho um beagle de 10 meses. Comecei o tratamento com disciplina a 14 dias
Por Helio
A minha cachorrinha e uma rotwailler e estava com a doenca do carrapato e esta sem mover as patas traseiras internei ela na clinica e tratei a doenca mais ela continua se andar e so se arrasta ja tem uma semana que ela nao anda mais e gostaria de saber se alguem ja teve algum animal que teve melhoras nesse sentido e como tratou ele pois a minha esta comendo bem e de bom animo bem alegrinha so nao esta andando pois amo muito meu animalzinho e queria ajudas..
Por Naiata
Olá Hélio, a cachorrinha da minha tia tbm ficou assim só que era cinomose, ela ficou sem andar só se arrastanto.
Por Franklin Belmont
Helio gostaria de saber como ficou a sua cachorrinha, pois estou com aminha no mesmo estado mas só comecei o tratamento a 24h e gostaria de saber o resultado do seu!!
Por maria jose
querido helio minha peluda mas velha teve a doença do carrapato ela ia ficar paralitica mas não permiti tratei ela com um ótimo veterinario hoje ela anda normal te aconselho procurar outro veterinario por que eu levava num ele quase a matou levei ela para outro veterinario ai minha peluda ficou curada hoje ela está super saudavel da figado de boi para ela e quiabo
Por Helio
Alguem ai me responde
Por Helio
Tenho uma rotwailler e esta com as patas traseiras sem se movimentar ja tem uma semana que estou tentando tratar a babesia ou a erliquiose e ainda nao consegui fazer com que ela retorne os movimentos mais a doenca acho que ja combati pois ela esta comum animo e apetite bem legais mais so nao anda ainda alguem ai me ajudaria ..
Por Juliana Cruz
Helio vc levou sua cachorra no veterinário,pois erlichi a gente so trata com antibióticos e vitaminas,leve-a com urgencia,pois a paralisia tb é um sinal de cinomose.
Por Naiara
Meu cachorro está também com Erliquiose, e está fazendo tratamento com Doxiciclina há duas semanas, percebi quando vi vários hematomas pelo corpo dele, manchas de sangue pelo corpo todo, levei a veterinária e ela disse que tinhamos que começar o tratamento o mais rápido possivel, Graças a Deus os hematomas sumiram, mais ele terá que tomar o medicamento por 30 dias e depois fazer o exame de sangue novamente, pois a splaquetas dele estavam em 20.000 sendo que o normal seria 200.000, estava fora do normal, mais meu cachorro esta muito bem, só é dificl para tomar o medicamento, ele sempre joga fora o comprimido, estou preocupada porque a vet falou que ele nao pode ficar nenhum dia sem tomar o medicamento e este final de semana terei que viajar de sabado para domingo e ele terá que ficar sem medicamento dois dias, será que vai prejudicá-lo?
Por mayra
Ola seu cachorrinho melhorou? teve que fazer transfusao?
Por Helio
Fiz transfusao sim mais nao ta nada boa.
Por Kátia
Dê o medicamento de qualquer forma senão ele morre. Por favor, essa doença é terrível, se deixar pode não ter cura. O meu já teve sarou e pegou novamente. Não deixe nenhum dia de dar o remédio, pode ficar cego e não andar mais…
Por juzinha
Katia, o seu cachorrinho melhorou? as plaquetas aumentaram?
Por ralf
Olá Nayara. O seu cão melhorou?
Por Naiata
Olá Ralf! Graças a Deus meu cachorro melhorou está 100% dei o medicamento direitinho para ele.
Por TATIANE
Bom meu cachorro, não aguentou, no seu segundo dia de internação ele começou a sangrarmt5o pela boca e fezes liquidas com sangue, com todos os sintomas neurológico presentes , bem dispneico , ele tentava colocar sua cabecinha na minha perna , pra eu poder acaricia-lo , peço que vcs observe bem seu animais pois o que eu estou sentindo é terrível,pois o amava mto .
Por TATIANE
Segundo o Vet. que esta cuidado do meu Cachorro , eu descobri mto tarde que ele esta com esta doença , e que ele vai tentar fazer de tdo para salva-lo, mais ele já esta com vários sintomas como: febre , sangramento, tenta andar e não consegue , em questão de 3dias ele emagreceu horrores, e ele tem apenas 3 anos de idade,alguém já soube se algum cachorro nestas condições sobreviveu?
Por joao luis dos santos
Boa Noite !
To com uma Cadela de Nome Amina da Raça Wottvaller, tem 7 anos, e está com as patas inferior comprometidas. Acredito ser a Cinomose. O que devo fazer na pratica ?
Por Kátia
Deve ser doença do carrapato, leve urgente a um bom veterinário. Se tratado a tempo pode salvá-lo, pode perder a visão, não andar mais…corra pode salvá-lo, o meu também está e já o levei e está tomando antibióticos…
Por Filipe
Cintia, seu cachorro chegou a ficar sem andar, com a coordenação motora comprometida, ao ponto de tentar andar e cair? Após quantos dias internada ela apresentou melhora? Obrigado
Por Cíntia
o meu tb teve esta doença, graças a Deus que percebi os sintomas a tempo. Ele fez tratamento com Doxiciclina por 45 dias e hoje ele está super saudável
Por Ranessa Fernandes
Bom vim aqui
da o meu depoimento pois muitos dos comentários
de vocês foi o que me deu força para lutar contra essa doença conhecida como
doença do carrapato. Meu cachorro se chama ravi tem 5 anos de idade e é muito
alegre, brincalhão e companheiro. Logo q ele foi contaminado eu percebi pois
ele não queria mais brincar de bolinha, não queria sair de casa, não tinha
animo para nada. Então eu não perdi tempo
e corri com ele para o veterinário. Isso foi um ponto a favor pois
muitas pessoas esperam o cachorro ficar em estado critico para procurar um
especialista. Se você desconfiar que seu animal não está bem, não perca
tempo dando qualquer remédio.
Chegando lá
ela examinou o ravi e fez um exame de
sangue que acusou a doença. Ela sugeriu a internação, como eu não tenho uma
condição financeira boa e como o ravi é muito apegado a mim optei por
cuidar dele em casa. Outra coisa
importante é isso pessoal se vc tiver tempo para cuidar do seu bichinho o
carinho e atenção do seu dono é mais um remédio para a recuperação.
Comecei o
tratamento. De inicio os sintomas do ravi eram falta de apetite, calafrio,
fraqueza e muita tristeza. O meu BB é muito guloso isso foi um ponto positivo
pois a ração ele parou d comer de inicio e ai é q vc tem q criar e inovar para
atrair o gosto do seu cachorro. Eu fazia pra ele bife d fígado, no outro dia
peito de frango, em outro dava um churrasco de boi, ovo cozido. Muito cuidado
com o sal q faz mal para o animal e também o leite. Mais teve dia q nem carne
ele queria aii eu batii beterraba, cenoura, mamão e banana pois ele estava
ressecado a dois dias. Foi tiro e queda RS. E assim eu fui levando fizemos
michido de arroz, carne moída e ovo.. etc etc Cada dia era uma LUTA alem de
muiiiita água d coco o tempo todo para hidratar. Outra dica é nunca de água ou água
d coco próximo ao horário do antbiotico pois o remédio causa enjoo e aii ele
pode vomitar o remédio. Procure da umas 2 horas antes.
A medicação
do ravi foi doxitrat (antibiótico 2x ao dia)
Digesan ( remédio
para enjoo 3x ao dia )
E uma
vitamina ( 1x ao dia)
So lembrando
que cada animal é um caso a parte o ravi foi esse o tratamento o seu cachorro
pode precisar d outra coisa. Nunca faça o tratamento sem orientação d um
profissional. Essa doença é critica. 4
conhecidos meus perderam seus bixinhos para essa doença.
Hoje tem 28
dias q ele começou com a medicação e ele está ótimo. Animado q só RS Fiz outro
exame d sangue e ta tudo certo. O ravi
já deu uma melhoradinha com 3 dias d medicação mais o tratamento foi por 28
dias. E assim ele melhorou mais as vezes vomitava, ficava moadinho.
E assim
infelizmente essa doença é para toda
vida… Igual a AIDS RS Ela afeta a imunidade do animal então se ele tiver uma
forte crise de stresse ou pegar outra doença a doença do carrapato volta e ele
pode morrer. Entao mantenha a vacinação do seu cachorro em dia e cuide bem dele
sempre.
Espero ter
ajudado
abraços
Por priscila
Minha cachorra teve está doença fiz 3 transfusões, várias aplicações, internações na clínica Alvorada em Campo Grade Rj e não adiantou de nada gastei muito e cada vez ela ficava pior e a cada dia faziam um exame diferente pois a cada dia achavam que era uma doença foi horrível fiquei 3 meses nessa luta e não adiantou pois ela morreu…porque???
Por Sarah
É muito triste mesmo to passando por isso. meu menino morreu faz três dias lutei seis meses contra essa doença cruel mais no fim ela venceu e meu bebê descansou. .sofreu muito e no último dia teve um avc e perdeu os movimentos…