Já demos dicas para lidar com a insulina de cachorros diabéticos, e no vídeo (audio em inglês) que separamos, você confere o Dr. Aubrey Lavizzo, com o auxílio de sua assistente Cole Severson, aplicando uma injeção de insulina na cachorrinha Vegas e explicando alguns passos básicos para esse processo.
1: Importante manter a insulina mantida em um refrigerador e lidar com o conteúdo com cuidado.
2: Ter separado uma injeção descartável e a insulina (cheque com seu veterinário se o seu protocolo de injeção inclui esterilizar a pele do cão antes do procedimento). Geralmente os veterinários indicam que o cachorro se alimente logo antes da injeção.
3: Quando você tirar a insulina do refrigerador, vire o frasco gentilmente com a mão, não balance nem sacuda.
4: Segure o frasco de cabeça para baixo, insira a seringa e puxe a insulina até atingir a quantidade prescrita.
5: Pegue a pele solta entre as omoplatas.
6: Injete a insulina rapidamente e firmemente na pele.
7: Se mais de uma pessoa na sua casa realizar o procedimento, mantenha uma agenda, para que todos saibam se naquele dia o cachorro já tomou ou não a dose de insulina. A agenda também é interessante para monitorar a doença.
8: Se você está se perguntando se o seu cão já tomou ou não a dose de insulina, é melhor pular e dar só a próxima dose do que arriscar uma overdose.
9: Agulhas descartáveis devem ser usadas apenas uma vez.
10: Um diagnóstico de diabetes não significa uma sentença de morte. Diabetes pode ser controlada e o seu cão pode viver ainda muitos anos.