Você já ouviu falar dos educadores sanitários? Esta é uma técnica muito positiva para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Ou seja, é um educador que faz com que o cachorro se acostume de uma vez por todas a acertar o local do xixi dentro de casa ou mesmo na área em que ele vive. Mas será que esta é uma boa alternativa? Faz mal para o cachorro? Funciona?
É isto que vamos entender neste artigo a partir de agora. Afinal, conseguir acostumar o cachorro para uma situação tão importante na vida dele, nem sempre é tarefa fácil. Principalmente se o cãozinho for mais velho e já tiver algumas manias caninas, saiba que ele precisará passar por um processo de adaptação e entendimento do que é certo e do que é errado.
Então, acompanhe o texto e saiba mais sobre o tema. Quem sabe, em poucos dias o seu cãozinho já estará totalmente adaptado ao banheiro pessoal dele. Vamos lá?
Educadores sanitários – São boas opções para adestrar cachorros? Entenda mais sobre este produto pet
Certamente você já ouviu falar dos famosos educadores sanitários, não é mesmo? Até por isso, talvez, você está aqui neste artigo. E, de fato, este é um tipo de produto canino muito popular e, ao mesmo tempo, muito promissor para quem utiliza ele da maneira certa. Ou seja, de maneira geral, ele é uma ótima opção para quem quer adestrar o cachorro de uma maneira eficiente e sem que o pet sofra.
Os educadores sanitários nada mais são do que itens feitos a partir de um processo químico em que há uma mistura de elementos que criam cheiros e sensações nos pets. E justamente por isso, eles acabam sendo tão eficazes para que possamos ajudar nossos cães a entenderem onde é o banheiro e, principalmente, onde não é. Afinal, precisamos também indicar para o cão onde ele não deve fazer xixi. Assim, as chances de sucesso no processo são maiores.
Mas quais são os melhores tipos de educadores sanitários? Existe um modelo melhor e outro pior? É o que vamos entender a partir de agora. Continue sua leitura.
Melhores opções de educadores sanitários para o cachorro – Como escolher o ideal
Antes de escolher o melhor modelo de educadores sanitários para cachorros, precisamos dar alguns passos atrás e entender o seguinte: como é a personalidade do seu cachorro? É um cão filhote ou adulto? Tem algum tipo de problema comportamental ou já é um cão adestrado que ainda não aprendeu onde é o banheiro?
Todas estas perguntas são fundamentais para que você possa, enfim, escolher o melhor modelo de educador sanitário. Afinal, se isto não estiver bem definido, dificilmente você conseguira ter algum resultado no processo, pois o educador pode não funcionar e você pode desistir no meio do caminho – criando a falsa sensação de que o produto é ruim, quando talvez foi apenas mal utilizado.
Um educador sanitário não é um milagreiro. Ou seja, ele não pode ser considerado a salvação de todas as irregularidades do seu cãozinho. Afinal, muitas coisas são resolvidas, também, através de um adestramento convencional de cachorros. Ou seja, aquele adestramento que é feito com petiscos, a ajuda de um profissional, muito condicionamento e reforço positivo. Por vezes, se o cão não tiver limites comportamentais, o educador pode não funcionar.
Então, considere que este é mais um produto para que seja utilizado como parte do processo. E não o ponto final de um problema que, para o cão, não é – pois ele não sabe se está fazendo xixi no lugar certo ou errado. Veja a nossa lista dos melhores modelos de educadores:
- Faça testes – O primeiro modelo de educador sanitário pode não funcionar para seu cão;
- Há modelos que imitam uma cena real (como um postinho) e os cães podem adorar;
- Os modelos químicos precisam ser manuseados com cuidado e em quantidades certas para não perderem o efeito;
Falaremos sobre cada tipo de educador sanitário a partir de agora. Então, continue sua leitura.
Faça testes – O primeiro modelo de educador sanitário pode não funcionar para seu cão
Existem muitos modelos de educadores sanitários que o seu cão poderá experimentar. Então, uma boa dica para quem quer começar a experimentá-los, é: faça muitos testes. Sem testar o produto, dificilmente você terá algum resultado. Afinal, conforme entendemos anteriormente, cada cachorro é único e possui personalidades também únicas. O que impacta diretamente na funcionalidade do produto.
Claro que pode ser frustrante a compra de um produto que, eventualmente, pode não funcionar. No entanto, precisamos entender que cada cão é único. Ou seja, cada cão terá sua janela de aprendizado para que o melhor educador sanitário funcione. As vezes você precisará insistir, até que o processo funcione.
Há modelos que imitam uma cena real (como um postinho) e os cães podem adorar
Uma boa dica para quem quer começar a testar um educador sanitário para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, é usar os modelos que imitam uma cena real. Ou seja, que imitam situações comuns aos dogs, como a vontade de marcar território em postes, pneus ou cones. Neste caso, você encontrará muitos modelos que representam estes formatos, e ele poderá ser um norte para que o cão encontre o caminho para fazer xixi no banheiro dele.
Por exemplo, o modelo de cone, pode ser facilmente instalado em qualquer área da casa. Assim, o cachorro sentirá a vontade de urinar em um local que para ele seria o habitat natural, pois ele sempre vai querer marcar território. Desta forma, basta colocar o cone em cima de jornais ou de tapetes higiênicos que já estejam posicionados no local que você quer que seja o banheiro do pet.
Vale lembrar que é sempre importante conseguir unir o útil ao agradável. Ou seja, você precisa oferecer algo em troca para que seu cão faça aquilo que você quer. Tudo é uma questão de condicionamento, principalmente pautado em reforço positivo. Portanto, sempre que seu cão ir no banheiro no lugar certo, ofereça um biscoito, um mimo, um carinho ou faça um grande elogio. Precisa ser algo que ele gosta. Assim, ele sempre voltará a fazer só para ganhar presentes.
Os modelos químicos precisam ser manuseados com cuidado e em quantidades certas para não perderem o efeito
Há, ainda, as opções de educadores sanitários manufaturados quimicamente e vendidos através de frascos com líquidos ou essências. Estas opções também são muito boas, pois aqui o condicionamento para acertar o banheiro se dá através do olfato canino. Pelo cheiro, o cachorro conseguirá saber onde ele deve fazer xixi.
Você pode aplicar em cima do jornal ou em cima do tapete higiênico, de forma que isto seja um “alvo” para o animal conseguir entender onde ele está. No início, talvez, isto não funcione. Pois o cachorro poderá não estar condicionado o suficiente.
Mas com o passar do tempo, ele poderá, sim, associar o cheiro ao banheiro. Afinal, os líquidos são modificados de forma que despertem a vontade de urinar, simulando um território marcado ou alertando para a necessidade de o cão marcar território ali.
Para que você tenha um melhor aproveitamento deste tipo de produto, recomendamos que você evite a utilização em excesso. Se você usar demais, pode ser que o cachorro não consiga se condicionar e continue usando a casa inteira como banheiro.
Há alguns tipos de educadores sanitários em líquido que vem com um conta gotas. O que é ótimo para otimizar o uso e drenar as quantidades. De duas a três gotinhas, na maioria das vezes, já vai ser o suficiente. Há também os modelos que vem com um borrifador, onde uma borrifada também já pode ser o suficiente. No entanto, leia sempre o modo de usar de cada produto, de forma que você possa usá-lo corretamente.
Educadores sanitários repelentes e educadores sanitários atrativos – Qual é a diferença para o processo de adestramento?
Conforme já entendemos, existem diversos tipos de educadores sanitários. No entanto, saiba que você não precisa se limitar somente aos produtos que indicam onde o cão deve fazer xixi. Mas também, há aqueles produtos que indicam onde o cachorro não deve fazer xixi. O que seria o efeito reverso para ensinar onde é o banheiro dele.
Desta forma, podemos separar o educador sanitário em duas categorias: os atrativos e os repelentes. O nome, obviamente, já fala por si. Os educadores atrativos, chamam o cão para o local que deveria ser o banheiro dele. Já os educadores repelentes, dizem para o cão onde não é o banheiro dele.
As duas maneiras são bem eficientes, desde que aplicadas da maneira certa. Caso contrário, pode ser que o cão não dê muita bola para os produtos e continue fazendo xixi no lugar errado. Leia sempre o rótulo dos produtos e atente-se para a personalidade do seu cachorro. Entenda isso como um processo, não como um produto milagreiro, ok?
Cuide bem do seu dog!