Escolher casinha de cachorro é um acessório quase que indispensável para esses animais, uma vez que é perfeita para o descanso e proteção.
Da mesma forma como acontece para os humanos, a casa dos cães também é sinônimo de conforto e proteção.
Nela esses animais podem se sentir bem mais protegidos e, dessa forma, ficarem tranquilos enquanto descansam bem relaxados.
Os animais também precisam renovar as suas energias e, para isso, nada como ter um local bem confortável e que seja adequado.
Mesmo que o pet fique dentro de casa, ele ainda pode apreciar o conforto e proteção de ter a sua própria casinha.
Para simular o comportamento natural, os cães precisam ter um local onde possam se abrigar quando se sentirem inseguros.
Mas antes de comprar uma casinha de cachorro, você precisa aprender o que é mais importante de se considerar na hora da escolha. Nesse texto falaremos sobre tudo isso e, você não pode perder.
Por que comprar uma casinha de cachorro?
Uma casinha de cachorro é extremamente importante para o animal, uma vez que esse pode ser considerado o seu espaço.
Os cães também precisam ter um espaço próprio, no qual possam ter maior liberdade e, até mesmo formar a própria personalidade.
A partir do momento em que o animal enxergar aquele como sendo o leu lugar, ele terá muito mais segurança, conforto e proteção, associando assim sensações positivas à casa.
Isso é ainda mais importante no caso dos cães que dormem no quintal, uma vez que as casas ajudam até mesmo na manutenção do bem estar.
Mas independentemente do ambiente, as casinhas de cachorro não são fúteis, representando um dos objetos que mais contribuem para o bem estar do animalzinho. Veja a seguir duas considerações a respeito desse tema:
A casinha pode ser o melhor lugar para o cão
Para refletir por um momento a importância que a sua casa tem para você. Como você se sente no seu ambiente e, porque isso é tão importante?
Da mesma maneira como ocorre com o homem, os cães também precisam de um espaço que seja só deles.
E é justamente na casinha que eles podem fazer a sua demarcação, que consequentemente vai fazer com que o animal se sinta mais protegido e muito mais bem inserido no ambiente.
Como você deve saber, os cães possuem o olfato aguçado e, por isso, é fundamental que possam ter um local que tenha o cheiro próprio deles.
Justamente por esse motivo, recomenda-se que cada cachorro tenha a sua própria casinha, evitando assim brigas e competições.
Além dessa proteção psicológica, obviamente que a casinha de cachorro também promove uma excelente proteção contra agentes externos, como é o caso do frio e da chuva.
Os animais veem a casinha como jaula?
Muitas pessoas evitam comprar uma casinha de cachorro porque imaginam que o animal possa se sentir triste e isolado dentro dela.
Mas isso não acontece de forma alguma. Pelo contrário, o animal deverá se dirigir à casinha quando ele mesmo quiser. Ela deve ser aberta, permitindo que o animal saia quando quiser.
Em ambiente natural, os cães costumam se esconder em tocas como forma de se refugiar do perigo. E mesmo que o seu animal seja domesticado, esse comportamento está atrelado à genética dele.
Como escolher a casinha de cachorro ideal?
Sobretudo os cães maiores e mais ativos, podem se sentir muito bem em ambiente externo, mas desde que tenham uma casinha de cachorro para se abrigar.
E mesmo os animais que ficam a maior parte do tempo dentro de casa ainda podem se sentir melhor se tiverem uma casinha onde se abrigar.
Como você deve saber, o seu cão precisa de carinho, passeios, comida de qualidade e brincadeiras. Mas será que você sabe como escolher a casinha de cachorro ideal?
A seguir falaremos um pouco sobre isso e, vamos te mostrar quais são os aspectos fundamentais para essa escolha.
Escolha o melhor material
Hoje em dia existem muitos tipos de casinhas de cachorro, produzidas com materiais diversos e, que variam em relação ao tamanho e design.
As mais comuns ainda são as casinhas de plástico e madeira, apesar de existirem aquelas de material reciclado.
Você até pode levar em consideração a aparência dos modelos e a textura dos materiais para escolher o seu produto favorito, mas ter em mente o ambiente é bem mais importante.
Os modelos de madeira, por exemplo, são os melhores para ambientes gelados, uma vez que fazem um bom isolamento térmico.
Por outro lado, se a madeira não for devidamente tratada, acaba absorvendo muito a umidade e, tende a apodrecer.
Sendo assim, deve-se deixar produtos deste tipo em locais cobertos para evitar isso e, para manter o animalzinho mais confortável e protegido.
As casinhas de plástico de boa qualidade são bastante resistentes e, podem ficar até mesmo em ambientes abertos sem que isso prejudique em nada a estrutura.
No entanto, o isolamento térmico nesse caso não é tão bom e, é preciso observar com cuidado a temperatura no interior.
Em dias quentes elas esquentam demais e, em dias frios, o animalzinho pode ficar desconfortável.
Para evitar isso, deve-se pensar em manter alguns cobertores na casinha de cachorro nos dias mais gelados e, colocar ela na sombra nos dias mais quentes.
Qual é o melhor lugar para colocar a casinha de cachorro?
Se você já teve a experiência de escolher uma casa onde morar, deve ter pensado na sua praticidade e conforto no dia a dia.
O mesmo também precisa acontecer no caso dos cães, visto que esses animais também merecem estar em um ambiente que seja tranquilo e bem adequado a eles.
Sendo assim, ela deve ser colocada em um local que seja bem aconchegante e, que deixe o animal protegido, fazendo com que ele se sinta bem no seu ambiente.
Deve-se pensar em um local mais tranquilo, onde não haja muito barulho e, onde não seja fluxo de pessoas ou veículos.
Além disso, o ambiente deve ter um nível de umidade e adequado e, também ser arejado. Mas tenha atenção para que o local não tenha correntes de vento intensas ou onde o sol incida diretamente.
Sempre lembrando que é melhor que as casinhas de cachorro fiquem em um local coberto, onde não pegue chuva e nem tome sol.
Por fim, obviamente é importantíssimo considerar que o local seja de fácil acesso ao animalzinho. O cão deve ser capaz de entrar e sair da casinha sem problemas e, deve haver água e comida por perto.
Tamanho da casinha de cachorro
Uma casinha apertada demais não é nada confortável, mas também não é recomendado que ela seja grande demais.
Os cães gostam de se proteger e, nesse caso, uma casinha de tamanho adequado é fundamental. Além disso, o tamanho ideal ajuda o animal a manter a temperatura corporal, sobretudo em dias mais frios.
Uma passa pequena diminui em muito a qualidade de vida do animal, uma vez que se ele ficar apertado, pode ter prejuízos à coluna e articulações em geral.
Dependendo da personalidade do cão, se a casa for inadequada, ele simplesmente vai deixar de usá-la.
Para adquirir um modelo de tamanho adequado, faça um teste e tire as medidas do animalzinho.
O espaço deve ser grande o suficiente para ele ficar de pé, dar uma volta inteira em torno do corpo e, se deitar confortavelmente.
Acessórios deixam a casinha de cachorro mais confortável
Ainda fazendo uma relação com a casa dos humanos, a casinha do cachorro deve conter itens que ajudem a deixar a vida do animal mais confortável e divertida.
O chão da casa tende a ser bem duro e, por isso, colocar um colchão pode ajudar a deixar o local mais confortável para o pet.
Nos dias mais quentes, tente não exagerar pois o animal pode superaquecer. Mas nos dias frios, pode-se colocar um cobertor que seja macio e quentinho.
Alguns cães também se sentem bem deitando em travesseiros e, você pode colocar um modelo pequeno no local.
Brinquedos mais macios também são bem vindos na casinha de cachorro. No entanto, na hora de inserir acessórios nesse cantinho, não exagere ou o cão pode ter dificuldades de se locomover.
Escolher casinha de cachorro: Deixe a casa sempre limpa e arrumada
É importantíssimo manter a boa higiene em todos os lugares onde o animal fica evitando assim a proliferação de microrganismos e disseminação de doenças.
Por isso, sempre pense na limpeza da casa do seu animal, bem como de todos os acessórios que ficam dentro dela.
Os modelos de plástico são os mais fáceis de se manter, uma vez que podem ser lavados por completo. Procure fazer isso a cada quinze dias.
Os panos, almofadas e demais itens devem ser lavados com a mesma frequência. E se você fizer uso de antiparasitários de pulverização, lembre-se de passar dentro da casa também.
Casinhas de madeira também podem ser lavadas, mas nesse caso, é preciso ter bem mais cuidado.
Uma vez a cada dois meses, lave toda a superfície com água e sabão neutro, deixando a casa secar muito bem ao sol.
Conclusão
A casinha de cachorro é um item fundamental para o bem estar do seu animalzinho e, por isso, é preciso ter muito cuidado ao escolher um modelo para o seu peludo.