Gengivas do cachorro: As gengivas do cachorro fornecem informações muito importantes sobre sua saúde geral. Uma mudança em sua cor usual indica a presença de várias patologias. É por isso que devemos prestar atenção.
A maioria dos cães, com exceção de algumas raças como Chow Chows, tem gengivas rosadas. Vamos ver o que causa as gengivas pretas em cães.
Perigo das gengivas pretas no cachorro
Podemos dizer que quando as gengivas de um cão ficam pretas e ele reage ao toque sem descanso, isso é um sinal claro de doença ou lesão.
Em qualquer caso, a situação é perigosa e requer a intervenção obrigatória de um veterinário. Ignorar esses sintomas pode levar a consequências graves:
- Necrotização. Essa patologia se desenvolve gradualmente e pode passar despercebida por muito tempo. Nesse caso, ocorre a morte do tecido, que na maioria das vezes é causada por um processo inflamatório negligenciado. Outras causas podem ser queimaduras, ulcerações pelo frio, compressão prolongada dos vasos sanguíneos, choque. Com a necrose, a sensibilidade na área afetada está completamente ausente.
- Hemorragia nas membranas mucosas. Este fenômeno ocorre devido a queimaduras, erosão do tecido por um produto químico, lesão óssea ou tártaro progressivo. A gengiva também pode provocar hemorragia escovando os dentes do seu cão com uma escova bem dura.
- Gengivite ulcerativa necrosante. A doença é causada por bactérias, acompanhada pelo aparecimento de úlceras de difícil cicatrização nas gengivas e morte parcial do tecido.
- Melanoma. Em casos raros, escurecimento da boca pode indicar câncer.
Gengivas do cachorro: cores
A maioria dos cães tem uma coloração rosada nas gengivas. É bom que façamos essa verificação regularmente para detectar problemas de saúde em tempo hábil.
Quando um cão está doente, as gengivas podem nos fornecer informações adicionais sobre a condição. Existem muitas patologias que afetam sua cor. Estas são as cores que encontramos com mais frequência:
- Esbranquiçada: palidez das membranas mucosas pode ser devido a uma diminuição no número de glóbulos vermelhos. Exemplos dessa coloração ocorrem com anemia ou sangramento.
- Amarelada: uma coloração amarela nas gengivas está frequentemente associada a um aumento na bilirrubina ou destruição dos glóbulos vermelhos que liberam bilirrubina. Pode ser observada tanto em doenças hepáticas quanto em anemias hemolíticas causadas por patologias. Também é chamada de icterícia.
- Cor vermelha intensa: membranas mucosas vermelhas brilhantes podem ocorrer quando o sangue se acumula nesta área. Por exemplo, a insolação irá para a boca para tentar baixar a temperatura corporal. Isso também acontece com envenenamentos, como os causados por monóxido de carbono.
- Azulada ou roxa: esta cor está associada à falta de oxigênio. O cão tem respiração ineficaz, por isso não pode satisfazer suas necessidades vitais. Ele aparece com problemas cardíacos, afogamento, etc. Também é chamado de cianose.
- Pontos na gengiva: pequenos pontos vermelhos nas gengivas são micros sangramentos que podem ocorrer, por exemplo, com problemas de coagulação, como coagulação intravascular disseminada ou coagulação intravascular disseminada, por exemplo, ou com insuficiência hepática.
- Preto ou acinzentado: esta coloração, se uniforme em toda a boca, indica um defeito muito sério no corpo do cão. Isso indica um colapso, ou seja, uma emergência que requer cuidados veterinários imediatos para internação e estabilização. Nesse caso, a vida do cachorro está seriamente ameaçada.
Manchas na boca do cachorro
Às vezes o cão não tem gengivas totalmente pretas e só encontramos descoloração em algumas áreas. Esses casos podem estar associados à coloração normal, pois os cães possuem pigmentos que podem escurecer várias áreas, incluindo a língua e as gengivas.
Mas em outros casos, especialmente quando o escurecimento ocorre ao redor dos dentes ou repentinamente quando o cão se torna adulto, isso indica um problema dentário.
- Veja também: Manchas vermelhas na pele do cão: as possíveis causas
O que é doença periodontal em cães?
Esta doença começa com o acúmulo de placa bacteriana, que com o tempo leva à formação do conhecido tártaro. O tártaro é depositado entre o dente e a gengiva e faz com que se separem, sendo a fonte de infecção. Os dentes afetados se soltam com o tempo e caem.
O cão pode apresentar:
- Dor;
- Hipersalivação;
- Inflamação e vermelhidão das gengivas;
- Sangramento ao menor contato;
- Pus;
- Mau hálito.
Para iniciar o tratamento deve-se entrar em contato com o veterinário.
- Veja também: Depressão canina realmente existe? Quais são os sinais?
Tumores na boca do cachorro
Os cães podem desenvolver crescimentos em suas gengivas que às vezes são de cor escura, como melanomas. É um câncer mais comum em cães mais velhos e, quando cresce na boca, tem um prognóstico ruim.
Infelizmente, esta é geralmente uma doença maligna. O veterinário precisará avaliar cada caso. Dependendo de suas características, pode ser removido ou tratado com diversos tratamentos farmacológicos.
Conteúdo revisado por: M.V. Leticia Vianna (CRMV- RJ 18426)