O Tribunal Regional Federal da 3ª Região autorizou o tratamento de cachorros com leishmaniose visceral. O pedido foi feito pela ONG Abrigo dos Bichos, sediada em Campo Grande. A justiça considerou ilegal a Portaria Interministerial nº 1426, que impedia os médicos veterinários de realizarem o tratamento para a doença. Portanto agora é possível o tratamento dos cães com remédios para humanos.
A ação teve início em 2008 e foi impetrada pelo advogado Dr. Wagner Leão do Carmo. Indo na contramão, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS) se posicionou contra o tratamento, divulgando uma Nota de Esclarecimento. Segundo a nota, profissionais da medicina veterinária que determinarem o tratamento de leishmaniose poderão ser denunciados junto ao Conselho Regional.
A decisão é de âmbito nacional e de aplicação imediata.
Por zzz
O cão é vetor da leishmaniose a partir do momento que ele serve como reservatório para que o mosquito o pique e pique um ser humano posteriormente. Saúde pública em primeiro lugar, é por isso que nossa profissão de médico veterinário foi criada. E ainda é proibido o tratamento por portaria interministerial, ou seja, quem tratar está sujeito a processo ético e perda da identidade profissional.
Por nicolino
Não são só as marias que estao desinformadas. Os CRMV também.
O que mata é a desinformação.
Por JARBAS ARAÚJO DE LUCENA
O COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR, QUE ERA FEITO PELA SUCAN, AQUI NA PARAIBA,QUEM ESTA EFETUANDO ESTE TRABALHO?
Por Angela Rodrigues
O Conselho de Medicina aqui em Recife, é tão Respeitado, que os usuários nunca se dirigem a eles. Se precisar de tratar meu cães também entro na JUSTÇA!
Por Inê Lourenço
É por causa da ignorancia de muitos que os pobres animais morrem, eu perdi um salsichinha muito amoroso por causa dessa doença, enfim uma solução, amei saber disso!
Por rosi dutra
maria , se essa é a sua linha de raciocínio em que manter um cão com leishmaniose é um perigo para todos, o que você me diz das pessoas que contraem doenças como dengue e malária ? também devemos exterminar os humanos com essas doenças? Até o momento nenhuma tem cura. Essas doenças são transmitidas por mosquito e é esse mosquito que deve ser exterminados e não pessoas e cães.
Por Danielle
maria, o cão não põe NINGUÉM em risco, pois ele não transmite a doença, e sim o mosquito. Deveria haver uma campanha para o combate ao mosquito, assim fazem combate contra a dengue. E outra coisa, se o seu cão for vacinado, isso não impede que ele contraia a doença, mas impede que ele infecte outro mosquito, ou seja, não gera perigo algum para absolutamente ninguém. As pessoas precisam é de informação.
Por maria
thays ribeiro, seu cão morreu justamente porque os tratamentos NÃO funcionam! manter um cão com leishmaniose, mesmo em tratamento, é colocar em risco a SUA vida e a de TODOS ao seu redor! AINDA NÃO EXISTE CURA pra essa doença em cães!!!!
Por antonieta dalla vecchia
outra coisa que ajudaria e baratiar a coleira scalibor governo poderia tirar o imposto assim todos poderia comprar acho que ela protege ou ajuda.
Por thays ribeiro
que ótima noticia, perdi um cão que amava muito, durante 3 anos tratei ele com medicamentos paleativos, durante algum tempo ele ficou assintomático, porém depois os medicamentos nao faziam mais efeito ele nao resistiu e morreu,fico muito feliz de saber que agora nossos amigos tbm terão chances de terem uma vida saudável
Por Mario Roberto Penchel
Muito bom. Agora é lei. Vamos matar é o flebótomo!