Você já ouviu falar de massagem canina? Esta é uma das atividades que mais crescem no universo pet. Afinal, uma boa massagem pode ser uma ajuda e tanto para combater diversos tipos de problemas físicos e mentais. No entanto, nem sempre será fácil fazer e, por vezes, o cão poderá reagir de maneiras inesperadas, pois alguns pontos de massagem podem ser bem desconfortáveis para o cãozinho.
Portanto, no texto de hoje, vamos entender melhor quais são os benefícios e porque você deveria começar a pensar em fazer massagem canina no seu doguinho, como forma de oferecer uma maior qualidade de vida a ele, principalmente se ele é um cachorro estressado. Então, acompanhe o artigo.
Massagem canina – Por que é importante fazer massagem no cachorro?
A massagem canina surgiu como uma alternativa fundamental para proporcionar uma maior qualidade de vida para nossos cãozinhos. Assim como para nós, humanos, a massagem é uma excelente alternativa de relaxamento e conforto para os pets, visto que isto ajuda a relaxar e manter os animais bem confortáveis de diversas maneiras.
A massoterapia canina vai oferecer muitos benefícios para nossos cães. E nós separamos uma lista com alguns deles:
- Estimula a circulação sanguínea pelo corpo;
- Ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, como a artrite;
- Cria vínculo entre o tutor e o cãozinho;
- Reduz o estresse e a ansiedade do cãozinho;
Para que tudo fique mais claro, vamos explicar como estes benefícios podem, de fato, fazer a diferença no dia a dia do seu doguinho. Continue a leitura e aprofunde seu conhecimento sobre massagem canina.
Estimula a circulação sanguínea pelo corpo
Um dos principais benefícios da massagem canina, é o estímulo a circulação sanguínea. Ao realizar massagens da maneira certa, você estará, também, proporcionando uma maior oportunidade de melhorar a circulação de sangue no corpo do cachorro. E isto por si só já é uma das melhores maneiras de evitar doenças e uma série de outros problemas que podem se iniciar através de uma má circulação.
Como você sabe, o sangue é a principal fonte de condução de nutrientes e energia pelo corpinho do cachorro. É através do sangue que os nutrientes mais importantes chegam onde devem chegar. E quando a circulação está comprometida de alguma forma, muitas doenças podem começar a aparecer, pois haverá uma defasagem de distribuição de nutrientes pelo corpo, o que é bastante ruim.
Ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, como a artrite
Algumas doenças comuns em cães podem ser plenamente evitadas com uma simples massagem canina. E isto está diretamente ligado com a melhora da circulação sanguínea, conforme mencionamos anteriormente. O auxílio na prevenção de doenças acontece a partir do momento que o corpo está bem nutrido. Logo, há ali uma maior dificuldade para se gerar algum tipo de desgaste ou desequilíbrio.
Um exemplo disso, é a artrite. Algumas raças de cachorro podem sim desenvolver artrite, algo que é bastante maléfico e deixa a vida do cãozinho bastante difícil. E você, tutor, pode agir diretamente nesta prevenção, pois a massagem canina é uma forte aliada no combate a este tipo de problema. Os estímulos que a massagem causa são bastante efetivos para que haja uma melhor circulação de sangue e um melhor conforto conforto para o pet.
Massagem canina: Cria vínculo entre o tutor e o cãozinho
Uma das coisas mais legais que a massagem canina pode proporcionar para o tutor e para o cão, é o vínculo. Por mais que hajam inúmeros benefícios relacionados a saúde física, não podemos esquecer que cães também têm saúde mental e precisam estar em dia com ela para uma melhor qualidade de vida. E o vínculo com seu tutor é um dos fatores cruciais para que o animal se sinta feliz e de bem com a vida.
A massoterapia canina é um dos fatores cruciais para que haja uma aproximação maior entre tutor e cão. Afinal, por mais que a massagem seja um tipo de tratamento e um tipo de cuidado com a saúde, o animal poderá tratar isso como um carinho ou como um afago. E, claro, ele vai amar que você esteja acariciando-o.
No entanto, não podemos deixar de mencionar os pontos “negativos” da massagem, que podem sim aparecer. Por exemplo, se o animal se sentir desconfortável, com dor ou com cócegas, saiba que isto não ajudará na criação de vínculo. Pelo contrário, poderá assustar e deixar o cachorro estressado. Portanto, se você perceber que o cachorro não está gostando ou que está incomodado com a massagem, não force a barra e nem fique insistindo, ok?
Reduz o estresse e a ansiedade do cãozinho
E ainda, uma boa massagem canina tem o poder de reduzir o estresse e a ansiedade do cachorro. Esta é uma condição bastante importante para o dia a dia e que pode ser definitiva para que o animal se sinta feliz e de bem com a vida. Afinal, o estresse e a ansiedade vão, sim, estar presentes na vida de um cachorro que se sente desconfiado, triste, sem limites e sem a presença do tutor. Portanto, cuidar destes aspectos é muito importante, ok?
Porém, conforme mencionamos anteriormente, você precisa sempre prestar atenção nas reações do animal. Por mais que a massoterapia canina ajude a reduzir o estresse e a ansiedade do cão, saiba que se o animal estiver incomodado com os movimentos, a massagem pode mais atrapalhar do que ajudar. Não insista caso o animal não esteja gostando, pois ele poderá, sim, ficar muito estressado.
Massagem canina: Quais são os melhores tipos de massagens para fazer no seu cão?
Até aqui, já entendemos os melhores benefícios da massagem canina. No entanto, você sabe como fazer a massagem? Você sabe quais são os melhores lugares para massagear o cachorro? Existem muitos métodos e técnicas para realizar massagens corporais caninas de uma maneira profissional e que renda bons resultados. E os locais que mais fazem sentido para proporcionar conforto e qualidade de vida ao animal, são estes:
- Costas;
- Barriga;
- Patas;
- Rosto;
Cuide bem do seu dog!