Se seu cão precisa cortar alguns quilos, reabilitar uma lesão, ou apenas gosta de se molhar, a natação para cães é uma das atividades de exercício mais altamente recomendadas por veterinários, treinadores e fisioterapeutas caninos.
Piscinas para cães estão surgindo em todos os lugares. Muitas oferecem aulas supervisionadas de natação para cães e outros programas para ajudar a manter seu amigo de quatro patas em ótima forma.
Agora que o verão está chegando ao fim, você pode pensar que a temporada de natação acabou, mas não é assim! Veja como aproveitar ao máximo as aulas de natação de cães, independentemente da época.
Praticamente qualquer cão pode se beneficiar de sessões de natação guiadas com um profissional. A natação é um ótimo exercício porque todos os principais grupos musculares se exercitam. Além disso, é livre de impacto. Isso é ótimo se o seu cão sofre de joelhos ruins, displasia da anca ou artrite.
Na verdade, apenas 15 minutos de natação é o equivalente a uma caminhada de três quilômetros!
Aulas de natação para o cão é uma ótima maneira de se certificar de que seu cão está recebendo o exercício de que necessita.
Algumas raças como labradores e poodles são naturais totais na água. Muitas vezes, não importa que tipo de cão é, eles são hesitantes e temerosos quando se trata de entrar na água pela primeira vez. Muitos grupos de cães oferecem aulas introdutórias para ajudar o cão. Assim, eles ficam à vontade na água, independentemente da sua raça.
Ensinar seu cão a nadar é possível. Mas há muitas armadilhas que um treinador profissional de natação de cães sabe como superar.
Por exemplo, se não forem ensinados ou monitorados adequadamente durante a fase de aprendizado, os cães podem facilmente ter problemas na água. Ter um profissional ensinando ao seu cão as maneiras certas de remar, mergulhar e flutuar irá mitigar qualquer risco de afogamento.
Da mesma forma, se você tem uma piscina em casa, provavelmente foi construída para as pessoas. A menos que seu cão seja do tamanho humano, sua piscina não oferecerá um lugar para o cão na água. Piscinas de cães em centros aquáticos caninos são construídas tendo os cães em mente.
Outros corpos naturais de água também não são ideais. Marés oceânicas e correntes podem ser perigosas para novos cães nadadores e pode estar muito frio. Lagoas e lagos, dependendo de onde você mora, também são habitats para muitos animais que podem não ser tão amigáveis com o seu cachorro.
Além do mais, você mesmo ensinar seu cão a nadar requer algum investimento em equipamentos de segurança. Em aulas de natação de cães, as piscinas para cães fornecerão coisas como coletes salva-vidas, brinquedos flutuantes e outros equipamentos de treinamento.
Hidroterapia para cães, é o método preferido de reabilitação de seu cão após uma lesão, cirurgia ou para ajudar a tratar problemas de dor crônica, como artrite e displasia da anca.
Como a natação é de muito baixo impacto, a reabilitação na água para cães pode ajudar a fortalecer os músculos dos cães sem correr o risco de se machucar.
Natação também ajuda a melhorar a amplitude de movimento. A maioria das piscinas terapêuticas para cães são mantidos a uma temperatura constante. O fluxo e a temperatura da água podem ajudar a aliviar dores nas articulações, tendões e músculos.
Se o seu cão não se dá muito bem com os outros, uma aula individual de natação é uma ótima solução para fornecer ao seu cão o exercício que ele precisa, sem a preocupação de que ele entre em confronto com outro cão.
Cães hiperativos estão constantemente tentando queimar energia, e às vezes isso pode ser destrutivo em casa. As aulas de natação para cães são uma ótima maneira de liberar toda essa energia. Ela deixa o cachorro mais relaxado para interagir mais facilmente com você e sua família.
A natação é uma ferramenta fantástica para perda de peso e gerenciamento. Assim como o resto de nós, às vezes os cães precisam de um treinador profissional que conheça as maneiras mais saudáveis de colocá-los em forma.
Se o seu cão já for um atleta, as aulas de natação para cães podem ajudar a acalmar músculos e articulações. Assim, a aula de natação irá ajudá-lo a se manter em forma para os seus desportos competitivos.
Ao contrário de nadar em uma piscina de quintal, lago ou oceano, piscinas de cães são climatizadas e muitas vezes equipados com decks à prova de derrapagem. Isso significa que o seu cão não vai escorregar e não corre o risco de hipotermia na água.
atualizado em 23/07/2019 00:29