A saúde do nosso amigo é uma prioridade e uma preocupação constante. Assim, nos preocupamos quando o cachorro come mosca, vamos descobrir o que fazer quando isso acontecer.
Moscas, formigas, abelhas: qualquer pequeno animal que se mova no jardim torna-se uma suculenta presa a ser capturada pelo cão.
Mas uma atitude que aparentemente pode parecer inofensiva pode ocultar um sério risco à saúde do animal. Então por que o cachorro come mosca e quais os riscos?
Cachorro come mosca: causas
Como dissemos, o cachorro pode pegar moscas que realmente voam à sua frente. Para ele, é um jogo, um retorno a um instinto predatório. Nesse caso, não é um problema, exceto se ele comer abelhas ou vespas e elas o picarem.
Mas existe um caso que merece um alerta: quando não há insetos e o cão está tentando pegar algo que não está lá. Isso geralmente indica um problema neurológico ou ocular. Muitas vezes são crises epilépticas parciais que se manifestam sem outros sintomas.
Mesmo problemas oculares, talvez um descolamento de retina inicial pode ocorrer e o que vemos é um cão tentando tirar aquelas manchas pretas que aparecem diante de nossos olhos e que ele confunde com insetos voadores.
Faz mal ao cachorro comer mosca?
As moscas transmitem muitas doenças que podem ser perigosas para os humanos. No entanto, esses insetos não representam uma ameaça para os animais domésticos. Isso porque a mosca engolida é rapidamente digerida no suco gástrico dos animais domésticos, cuja acidez é superior à dos humanos.
Graças a isso, a bactéria carregada pela mosca não causará nenhum dano ao cão.
Não importa que tipo de mosca o cão comeu – uma grande mosca doméstica, uma pequena mosca da fruta ou alguma outra. Comer moscas comuns nem mesmo causa leve desconforto estomacal em cães. Portanto, se o seu cão está pegando moscas, você não precisa entrar em pânico.
No entanto, se o cachorro comer comida, sobre a qual os insetos pousaram, isso é um motivo para alarme. Porque a comida úmida durante a estação quente é um ambiente ideal para as moscas que tendem a botar lavas nela.
Assim, é especialmente perigoso se você notar que as moscas já puseram ovos na comida.
Cachorro come mosca e outros insetos
Um cão pode comer não apenas uma mosca, mas também outro inseto. O cachorros tem um instinto de caça bem desenvolvido, assim, os insetos são presas para eles.
Portanto, o cão pode brincar e pegar mosquitos, joaninhas, mariposas, caramujos, vespas e abelhas. Infelizmente, há muito mais perigo aqui do que o cachorro comer mosca. Afinal, alguns insetos são portadores de parasitas perigosos.
Até mesmo insetos inofensivos podem causar problemas estomacais e envenenamento em um cão, se ele encontrar um ninho e comer grandes quantidades de, por exemplo, joaninhas.
Além disso, é especialmente perigoso se uma vespa ou abelha entrar na boca do cachorro e engoli-la. Aqui, o caso pode terminar não apenas com uma picada desagradável e inchaço do focinho, mas com problemas respiratórios e até choque anafilático fatal.
Os cães podem comer cigarras?
As cigarras não são tóxicas para os cães, mas tem cascas duras que são difíceis de digerir. Se o seu cão comer muitas delas, isso pode causar um distúrbio gastrointestinal, com sintomas como:
- Vômitos;
- Diarreia ,
- Letargia;
- Falta de apetite.
Infelizmente, os cães parecem adorar o sabor das cigarras! Portanto, certifique-se de ficar de olho neles quando estiver fora com seu cão.
Os cães podem comer mariposas?
Sim, se o seu cão conseguir pegar e ingerir uma mariposa, não se preocupe. As mariposas não são tóxicas ou perigosas para os cães ingerirem. Borboletas, no entanto, são um assunto totalmente diferente.
As borboletas se alimentam de erva, que é tóxica para os cães – portanto, podem ser perigosas para os cães se ingeridas. Infelizmente, as borboletas podem ser particularmente tentadoras para os cães por causa da maneira como se agitam, portanto, fique atento a elas.
E se o cachorro estiver constantemente caçando insetos?
É muito difícil, quase impossível, evitar que um cachorro pegue insetos voadores. Normalmente, um amigo de quatro patas é por natureza muito mais ágil do que uma pessoa. Ele é o primeiro a notar uma mosca ou algum outro inseto.
O que fazer neste caso? A melhor maneira é manter os insetos longe de sua casa:
- Jogue fora seu lixo regularmente;
- Remova os ninhos de insetos perto de sua casa;
- Use um repelente adequado para animais de estimação, se necessário;
- Rastreie com quais insetos seu cão “se comunica” mais e aja de acordo.
Como fazer meu cachorro parar de comer mosca
Se o seu cão é um ávido comedor de insetos, existem três maneiras principais de tentar impedi-los de comer insetos.
1. Ensine-lhes o comando “pare”
Isso pode levar algum tempo, especialmente para os filhotes mais enérgicos. Mas, com paciência e consistência, é possível! Basicamente, tudo se resume a recompensar seu filhote por ignorar algo interessante e associar essa ação à palavra “pare”.
3. Coloque uma focinheira sobre ele
Se o seu cão é o tipo de animal de estimação que não consegue evitar comer tudo o que vê durante uma caminhada, uma focinheira pode ser uma boa solução. Isso permitirá que seu cão continue respirando e farejando normalmente, o tempo todo garantindo que ele não coloque a boca em nada perigoso.
- Veja também: Cachorro come areia: o que fazer? Quais os perigos?
Como manter as moscas longe da comida de cachorro
Agora que sabemos como evitar que as moscas se tornem hóspedes, podemos entrar em detalhes sobre como removê-las e mantê-las longe da comida de cachorro.
Use Água
As moscas, como os mosquitos, odeiam a água. É quase como se eles tivessem um mecanismo embutido que detecta líquido para que possam evitá-lo com sucesso. Podemos usar essa característica natural a nosso favor para mantê-las longe da comida de cachorro.
Você pode utilizar objetos que tem pela casa para criar um repelente de moscas. Pegue um saco transparente com um fecho adequado e encha-o com água. Use um tamanho grande o suficiente para que o reflexo da luz seja óbvio para as moscas.
Depois de encher o saco e garantir a percepção da água com firmeza, certifique-se de remover todo o oxigênio de dentro da embalagem. Amarre um barbante em volta do saco e pendure-o perto da área de alimentação do seu cão quando terminar.
Esta é uma forma natural e eficiente de confundir as moscas e mantê-las afastadas. Como são apenas sacos de água, você pode pendurar quantos quiser onde for necessário para manter os insetos afastados. A água refratará a luz e confundirá as moscas.
- Veja também: Cachorro comeu plástico: veja o que fazer
Cachorro come mosca: Use óleos essenciais
Outro repelente que as moscas acham repulsivo é o óleo de lavanda. Você pode adorar o cheiro dessa pequena flora roxa em torno de sua casa, mas as moscas não compartilham de seus sentimentos.
Usar esse método é como matar dois coelhos com uma cajadada só. Você pode desfrutar de uma fragrância bonita e garantir que as moscas se mantenham longe de sua casa.
Para fazer isso, pegue um pano absorvente ou esponja e mergulhe em óleo de lavanda não diluído. Mantenha por cerca de um dia e, em seguida, esprema o excesso de óleo e coloque a esponja ou toalha em uma lata ou frasco com tampa.
Feche bem e deixe descansar por pelo menos um dia. Após o período de espera, você pode retirar a tampa e colocar o pote ou lata perto da comida do seu cão.
Fique de olho na esponja porque você precisará substituí-la ou adicionar mais óleos essenciais, pois ela perde sua potência com o tempo.
Cachorro come mosca: cultive algumas ervas
As ervas são excelentes e podem ser utilizadas para realçar o sabor dos seus pratos. Cultivar suas próprias ervas pode economizar dinheiro, garantir que as plantas sejam naturais e manter as moscas longe!
Sabemos que as moscas não gostam de lavanda, mas que outras ervas podem manter as moscas longe de você? Plantas de:
- Folha de louro,
- Hortelã,
- Manjericão.
Como essas ervas são muito pequenas, você pode escolher mais de um tipo para colocar em sua casa e na área onde seu cão come.
- Veja também: Por que o cachorro comeu papel higiênico?
Conclusão
Geralmente, as moscas não são perigosas para o seu cão, mas podem ser irritantes. Além de limpar os dejetos animais, você deve limitar a quantidade de lixo e alimentos espalhados.
Um ambiente limpo limitará as chances de infestação por moscas. Tente colocar os repelentes contra moscas longe de onde seu cão se alimenta para evitar que ele entre em contato com produtos possivelmente nocivos.