O diabetes em cães é causado pela falta de insulina no corpo do seu cão ou, em alguns casos, por uma resposta biológica “inadequada” a ele. Conheça mais sobre o diagnóstico de diabetes em cães!
Quando seu cão come, a comida é quebrada. Um dos componentes de seus alimentos, a glicose, é transportado para as células pela insulina.
Se o seu cão não consegue produzir insulina suficiente, ou a insulina que possui não é usada adequadamente, a glicose também não pode ser usada corretamente. Isso significa que os níveis de açúcar no sangue do seu cão aumentarão, o que pode levar a efeitos colaterais adversos.
O que causa diabetes em cães?
Assim como nos seres humanos, não é completamente certo por que alguns cães desenvolvem diabetes. Alguns cães podem ser mais propensos geneticamente a desenvolver a doença.
Sabe-se, no entanto, que o excesso de peso pode aumentar o risco de o seu cão desenvolver diabetes. Isso ocorre porque a obesidade faz com que as células do corpo do seu cão se tornem mais resistentes à insulina.
Então se o seu cão desenvolver diabetes, é mais provável que aconteça quando eles começarem a atingir a terceira idade. Cadelas e castrados também podem ter mais risco.
Diagnóstico de diabetes em cães
No diagnóstico de diabetes em cães por exame físico, informe o seu veterinário sobre os sintomas do seu animal, isso pode ajudá-lo a formar um bom histórico, dando-o uma ideia de onde focar inicialmente.
Com a análise sanguínea para medir o nível de glicose no sangue, é importante lembrar que esse teste sozinho não é suficiente. Além disso, outros fatores, fora a diabetes, influenciam no aumento de glicose. Assim, o teste só mostra que a glicose está alta naquele momento, o que não garante que ela estava alta antes do teste ou que continuará alta depois.
O teste que determina o nível de glicose no sangue é geralmente parte de uma rotina de exames de sangue que irão também analisar as funções dos rins, do fígado e outros.
Urinálise
O diagnóstico de diabetes em cães por urinálise procura por várias substâncias, incluindo glicose e cetonas. É provável que o resultado mostre excesso de glicose na urina de cães com diabetes. Se houver também cetonas na urina, indica que a diabetes atingiu um nível crítico e o seu pet precisará de tratamento imediato.
Outra parte importante na urinálise é que ela medirá a concentração da urina. Cães com diabetes geralmente têm urinas bem diluídas.
Na maioria dos casos, o teste irá procurar outras anormalidades na urina, como sangue, proteínas, células vermelhas, células brancas, etc.
Teste de frutosamina
O teste de Frutosamina é indicado e geralmente feito quando se há a suspeita de diabetes. A frutosamina em si é uma proteína glicosada que está ligada a uma molécula de glicose.
Medir o nível de frutosamina dá ao seu veterinário uma média de como tem sido o nível de glicose no sangue do seu cão pelas últimas duas semanas antes do teste. Se o cão tem diabetes, o nível de frutosamina será alto.
O teste não requer jejum e pode ser feito a qualquer hora do dia.
Curva glicêmica
O diagnóstico de diabetes em cães por teste de Curva Glicêmica é uma série de testes de glicose no sangue performados em intervalos regulares (geralmente a cada 1 – 2 horas) em um período de 12 a 24 horas. É indicado para monitorar a eficácia da insulina no tratamento da diabetes no cão, mas não é tão indicado para o diagnóstico inicial da doença.
Quais são os sintomas de diabetes em cães?
Existem muitos sintomas de diabetes em cães. Se você observar alguma das seguintes situações, peça aconselhamento ao seu veterinário, pois elas podem indicar a condição:
- Sede excessiva
- Aumento da micção
- Perda de peso inexplicável
- Mudanças de apetite
- Hálito com cheiro doce
- Cansaço ou falta de energia
- Infecção do trato urinário
- Perda de visão
Se o seu veterinário suspeitar que seu cão pode ter diabetes, provavelmente fará um exame de sangue para ajudar no diagnóstico. Se o seu cão tiver diabetes, ele poderá aconselhá-lo sobre o que fazer.
Existe uma cura para diabetes em cães?
Infelizmente, não há cura para o diabetes em cães. No entanto, o diabetes canino é uma condição que geralmente pode ser gerenciada pelo proprietário. Então, com uma gestão adequada, o seu cão ainda pode desfrutar de uma vida plena e feliz.
Para controlar o diabetes no seu cão, você deve manter os níveis de açúcar no sangue do seu cão em um nível normal. Seu veterinário poderá ajudá-lo a fazer isso e prescrever um plano de tratamento contínuo para o seu cão.
Como posso ajudar a impedir que meu cão desenvolva diabetes?
É impossível garantir que seu cão nunca desenvolva diabetes. No entanto, garantir que seu cão tenha um estilo de vida saudável pode reduzir o risco. Dicas para um estilo de vida saudável incluem:
- Alimentação com uma dieta completa e equilibrada
- Manter uma condição corporal ideal, ou seja, não estar acima do peso
- Exercício suficiente para a idade e ingestão de alimentos
Se o seu cão tiver diabetes, ele estará mais sujeito a outras condições, por isso é importante ficar atento a qualquer coisa incomum. Cães diabéticos são mais propensos a:
- Cataratas – elas podem se desenvolver em resposta ao excesso de açúcar que afeta os olhos. A catarata pode ser removida por correção cirúrgica, embora muitos cães lidem bem com a visão reduzida, pois o sentido do olfato e da audição é muito melhor que o nosso.
- Infecções do trato urinário – o excesso de açúcar na urina pode aumentar o risco do seu cão desenvolvê-las. Fique atento ao aumento da micção ou desconforto ao urinar e peça conselhos ao seu veterinário.