O primeiro mês de um cão em casa pode ser muito difícil para o cão e também para o tutor. Afinal, há uma adaptação necessária que leva tempo.
E por isso, é muito importante que você saiba o que fazer para, enfim, conseguir acostumar o seu melhor amigo em casa.
Esses primeiros dias de adaptação de um cão em casa podem gerar muito desconforto para ambos: cão e tutor. Por isso, aqui vai a nossa dica mais importante de todas: tenha paciência.
Adapte a casa antes mesmo de trazer o cachorro e faça uma transição suave entre a casa antiga do cachorro para a casa nova. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
O primeiro mês de um cão em casa – Dicas e cuidados
Para que o primeiro mês de um cão em casa não seja algo desastroso para a saúde mental do pet e também do tutor, algumas dicas precisam ser colocadas em prática.
Veja:
- Crie um ambiente delimitado nos primeiros dias.
- Prepare o lugar que o cão passará mais tempo.
- Guarde produtos químicos ou potenciais perigos.
- Ensine comandos básicos desde já.
- Mantenha a mesma rotina de alimentação do canil.
- Leve o cachorro ao banheiro assim que chegar.
- Comece a criar uma rotina aos poucos.
- Não estimule demais o cão nos primeiros dias.
- Traga tecidos ou cobertas com o cheiro dele.
- Leve o dog ao veterinário para vaciná-lo e examiná-lo.
- Tenha paciência com seu cachorro.
A seguir, entenda um pouco mais sobre cada uma das dicas acima e veja como colocá-las em prática.
Crie um ambiente delimitado nos primeiros dias
Assim que o seu cãozinho chegar em casa, você precisa oferecer a ele um ambiente confortável e seguro. Só que nos primeiros dias, qualquer ambiente, mesmo seguro, vai ser estranho e pode gerar medo no cachorro.
Portanto, criar um ambiente delimitado nos primeiros dias pode ser uma boa ideia. Ou seja, mantenha o cão preso somente em um recinto. Não deixe que ele explore absolutamente todos os ambientes da casa. Pelo menos, não no primeiro ou segundo dia.
Sabendo isso, antes mesmo de trazer o cachorro pra casa, crie esse espaço. Pode ser em um quartinho, no canto da cozinha ou outro lugar protegido. Coloque a caminha do cachorro ali, com a comida e também água.
Importante: não deixe seu cachorro trancado em um lugar escuro e sozinho. Delimitar o espaço não é privá-lo totalmente. Um cercadinho para mantê-lo preso pode ajudar.
Prepare o lugar que o cão passará mais tempo
O primeiro mês de um cão em casa deve ser em um lugar que você queira que ele passe mais tempo. Ou seja, se você não quer que o cachorro fique na cama ou no sofá com você, esses não podem ser os lugares mais confortáveis para o dog nos primeiros dias.
Acostume o cachorro em uma caminha e no recinto dele. Assim, você poderá treiná-lo desde já a entender onde é o ambiente seguro da casa. Todas as manias e costumes que você impregnar no cão na fase de filhote, podem ser difíceis de tirar depois.
Antes de trazer o cachorro, deixe a cama, casinha, comida, água e banheiro já preparados. E se você vai treinar o cachorro em uma caixa de transporte, deixe-a pronta também.
Guarde produtos químicos ou potenciais perigos
Um cachorro, especialmente um cachorro filhote, é muito curioso e vai querer desbravar o ambiente novo. Depois das primeiras horas no espaço, ele vai buscar se entreter com algumas coisas.
E por isso, você precisa garantir que o ambiente esteja devidamente preparado e seguro. Tire tudo que for de produtos químicos ou eventuais perigos de perto do cachorro. Guarde tudo em armários fechados e altos.
Além disso, tire também plantas e potenciais objetos que podem machucar o cachorro enquanto ele desbrava o ambiente. A curiosidade, muitas vezes, pode trazer acidentes.
Ensine comandos básicos desde já
Uma das melhores oportunidades para treinar comandos básicos no seu cachorro, é na fase de filhote. Sim, é nessa fase que eles podem aprender um montão de coisas sem ter manias caninas estabelecidas para atrapalhar.
Portanto, não hesite: treine comandos básicos com o seu cachorro desde já. Quanto antes você começar a treinar, melhor pra ele. Antes ele aprende e antes ele se torna um cão mais seguro e obediente.
Inclusive, aqui no site, temos um artigo que te ensina como ensinar o cachorro a sentar. Em poucos dias, você já terá bons resultados quanto a isso.
Cuidado para não estressar o cachorro ou deixá-lo ainda mais desconfortável nos primeiros dias em casa, ok? Vá aos poucos e não espere nada “pra ontem”.
Mantenha a mesma rotina de alimentação do canil
Quando o seu cãozinho chega na casa nova a partir de um canil, com certeza ele já tem uma rotina de alimentação. E essa rotina é muito importante que se mantenha por alguns dias, até que o cachorro se acostume com a casa nova.
Ou seja, peça ao responsável pelo canil/lar de adoção, quando foi a última vez que o filhote comeu. Com base nisso, você saberá quando dar ração e de quanto em quanto tempo.
Tudo que você puder fazer para tentar manter o cão com o mesmo tipo de rotina, faça. E aos poucos, vá acostumando ele ao novo ambiente e as novas práticas. Para o cão, todas as mudanças bruscas de rotina/alimentação, podem ser muito prejudiciais.
Leve o cachorro ao banheiro assim que chegar
O primeiro mês de um cão em casa pode gerar muito estresse pra ele e também para o tutor. Portanto, quanto mais suave for a transição, melhor.
E o banheiro está totalmente ligado a isso. Ao chegar na casa nova, o filhote geralmente vai querer se aliviar. Ou seja, ir ao banheiro. Portanto, coloque-o diretamente em um tapete higiênico ou na área que você vai ensiná-lo como sendo o banheiro.
Se ele aprender desde cedo onde ele pode se aliviar, será mais fácil para condicioná-lo ao banheiro com o passar do tempo.
Leia mais sobre o assunto: Banheiro para cachorro: Como fazer da forma certa?
O primeiro mês de um cão em casa – Comece a criar uma rotina aos poucos
Os cachorros gostam de rotina. Mas mais do que isso: eles precisam de rotina para se sentirem confortáveis e felizes. As quebras de rotina ou rotinas sem consistência, trazem desconfortos e podem fazer o cão ter maus comportamentos.
Portanto, o primeiro mês de um cão em casa precisa ser, também, com a delimitação de algumas regras. Brincadeiras, comida e até passeios devem ser inseridos na rotina do animal e devem ser repetidos.
Com o passar do tempo, o cachorro vai se acostumar com aquilo. Evite ambientes aleatórios e cheios de estímulos negativos o tempo inteiro. Principalmente na fase filhote.
Não estimule demais o cão nos primeiros dias
Os primeiros dias de um cão em casa tendem a deixar o cão desconfortável e agitado. Portanto, você precisa dosar muito bem os níveis de estímulos e energia no dia a dia.
Evite enchê-lo de novos estímulos o tempo inteiro. Afinal, o ambiente novo já é um novo estímulo gigantesco na vida dele.
Não fale alto, não faça movimentos bruscos, não faça muito barulho, etc. Manter o cão calmo nos primeiros dias de casa nova é fundamental para que ele se sinta confortável no resto do tempo.
O primeiro mês de um cão em casa – Traga tecidos ou cobertas com o cheiro dele
Se você adotou um cão de um lar de adoção ou de um canil, certamente o filhote terá uma cobertinha ou roupinhas. Para manter um conforto ainda maior, traga essas peças junto na mudança.
No recinto, coloque os mesmos brinquedos e cobertas que o cão usava no canil. Afinal, essas peças têm o cheiro dele e, portanto, o olfato vai deixá-lo mais confortável para receber o novo ambiente.
Se possível, traga até mesmo a caminha do dog. A adaptação, dessa forma, será melhor.
Leve o dog ao veterinário para vaciná-lo e examiná-lo
Após passadas algumas semanas no novo ambiente, você já pode levar o seu cachorro para a primeira consulta no veterinário.
Assim, você poderá dar as vacinas necessárias e também poderá examinar o cachorro para saber se ele tem alguma pré-disposição a doenças. Leia mais sobre vacinas: Vacinas para o Cachorro: Quais tomar? Aprenda!
As idas ao veterinário, principalmente no primeiro mês de casa nova, são fundamentais. E não apenas por conta das vacinas necessárias. Mas também, para que o veterinário examine o dog e veja como ele está após os primeiros dias de casa nova.
O primeiro mês de um cão em casa – Tenha paciência com seu cachorro
E por fim, talvez a dica mais importante de todas: tenha paciência. O primeiro mês de um cão em casa pode ser bastante desafiador para o tutor e também para o pet. Afinal, é uma nova adaptação para ambos.
Por mais que você deixe a casa com o máximo de preparo possível, ainda assim, a prática é outra história.
Portanto, tenha paciência para lidar com o seu novo melhor amigo e com certeza vocês poderão ser muito felizes juntos.