Você já deve ter se perguntado o que é FIV em gatos, pois muito se ouve falar sobre essa doença pode afetar muitos bichanos, não é mesmo?
Mas você sabe o que é a FIV? Sabe quais são os sintomas e como eles afetam os gatinhos? O que pode causar a FIV e os seus tratamentos?
No artigo de hoje do Portal do Dog, vamos explorar mais sobre o assunto e descobrir como cuidar do bichano que tem FIV. Vem com a gente aprender mais!
O que é FIV em gatos?
Feline Immunodeficiency Virus, ou mais conhecido como FIV, é uma doença que afeta o sistema imunológico do gatinho.
Essa imunodeficiência pode prejudicar muitos os gatinhos se não tratada corretamente e com ajuda de profissionais qualificados.
A FIV, ou Vírus da imunodeficiência felina, é uma doença causada por um vírus que também é da família do HIV, vírus da imunodeficiência humana, no caso da FIV, só atinge os gatos.
Os sintomas da FIV e do HIV são muito parecidos e podem apresentar complicações graves nos gatinhos caso não sejam tratados a tempo.
Assim, essa doença pode ser um problemão para os gatinhos, mas não se preocupe, ela é sintomática, portanto, quando diagnosticada, pode ser tratada, dando qualidade de vida para os bichanos.
Existem formas de tratamento e de cuidado para evitar que o seu gatinho contraia a FIV, mas infelizmente é uma doença que não tem cura. Por isso, muitos cuidados são importantes.
Mas você sabe quais são os sintomas que a FIV pode apresentar? No próximo tópico, vamos te ensinar como identificar esses sintomas para que você não confunda com outra doença.
Ressaltamos a importância de procurar um médico veterinário ao menor sinal de qualquer um dos sintomas que vamos citar.
Veja mais: Cachorro é bom para criança? Quais os benefícios?
Quais são os sintomas da FIV?
Agora que você já aprendeu o que é FIV em gatos, vamos conhecer mais dessa doença por meio de seus sintomas.
A FIV pode apresentar sintomas diversos e que vão afetar muito o seu gatinho, inclusive sintomas muito silenciosos, o que dificulta seu diagnóstico.
É preciso estar atento aos sinais de mudança de comportamento no felino e qualquer alteração que ele apresentar.
Assim, dentre os sintomas da FIV os mais comuns são:
- Perda de peso;
- Anemia;
- Imunidade baixa;
- Febre;
- Problemas gastrointestinais;
- Problemas de pele.
O gato que tem FIV fica mais suscetível às doenças, quando eles adoecem fica mais difícil de tratar, muitas vezes pela imunidade muito baixa.
É importante ficar atento a esses sinais. Apesar de ser uma doença silenciosa, os sintomas podem aparecer e você deve levar o seu gato imediatamente para o médico veterinário.
É importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, pois só assim será mais fácil de cuidar do gato.
Assim como qualquer outra doença, a FIV tem estágios diferentes, na fase inicial podemos nos deparar com febre e a perda de peso.
Nas outras fases, nas mais graves, o gato pode adquirir diversas infecções que podem causar a morte do gatinho, por isso, é importante ter muito cuidado e atenção.
O que causa a FIV?
A FIV pode ser contraída por meio de inoculação, os arranhões ou mordidas e também ela pode ser espalhada por via venérea.
Essas formas são as mais comuns de se espalhar a doença, os gatos têm contato uns com os outros, por meio das formas acima citadas, e contraem a doença.
Assim como o HIV, a FIV pode sim ser transmitida de mãe para filhote, pode acontecer através da amamentação ou da placenta.
Outra forma de transmissão da FIV é por meio de objetos que estejam contaminados, portanto, esterilizar os objetos do seu gato é importante.
Esse tipo de doença é bem mais comum em gatos que têm contatos com outros, animais que vivem em casa sem contato com gatos de rua têm uma probabilidade muito baixa de adquirir a doença.
É muito importante prevenir essa doença e isso é totalmente possível, por meio de pequenas atitudes.
Leia também: Como transportar o cachorro no carro com segurança?
Como evitar a FIV?
A maneira mais fácil de prevenir a FIV é evitando o contato do seu bichano com gatos de rua e com outros que você não conheça o histórico de saúde.
Essa atitude pode parecer estranha no começo, evitar que seu gato tenha contato com outros gatos, mas ela pode salvar vidas.
A FIV é uma doença silenciosa e que pode matar seu gato aos poucos se não for tratada de forma correta e nem a tempo.
Por isso, você deve sempre se manter atento aos outros gatos com que seu gatinho tenha contato.
Ao menor sinal de qualquer sintoma, ou contato do seu gato com outro que tenha algum sintoma aparente da FIV, busque ajuda imediata. Com os cuidados certos, você pode devolver a qualidade de vida do seu gatinho.
Os gatos podem ter contato diversos, por meio das relações sexuais ou de brigas, nas quais podem se machucar e acabar transmitindo as doenças, por isso, evite que seu gato saia e tenha contato com outros gatos.
Um gato já infectado pela FIV não pode ter contato com outros gatos para evitar que a doença se espalhe.
Por isso, é interessante deixar seu gato longe de outros para evitar contatos que espalhem a doença.
Uma excelente maneira de evitar que seu gato contraia a FIV é castrando ele. Um gato castrado não cruza e também tem um interesse menor de sair de casa.
Ou seja, um gato castrado dificilmente vai ter contato com gatos de rua, evitando assim que ele se infecte com essa doença.
Portanto, existem formas de prevenir a FIV, basta você agir de acordo com as suas condições para manter seu gato longe de doenças.
Confira também: É normal meu cachorro babar em excesso? Possíveis causas e soluções
Quais são os tratamentos para a FIV ?
Sabemos que o assunto é muito assustador, afinal, nem sempre conseguimos ter o controle total sobre com quem o gato vai ter contato.
Também sabemos que os sintomas são de dar medo, mas não se preocupe, apesar de não ter cura, a FIV tem tratamento.
O mais importante aqui é que o diagnóstico seja feito o mais breve possível, assim, os veterinários terão mais tempo para cuidar do bichano.
Você já ouviu falar dos imunomoduladores? São medicamentos que vão ajudar a combater o vírus que causa essa imunodeficiência.
Esse tipo de medicamento pode ser administrado de forma oral ou intravenosa, vai depender da forma que o veterinário escolher tratar o gato.
Entretanto, existem outras formas de cuidar da FIV, esses cuidados são feitos por meio de uma boa alimentação que contenha muitas vitaminas e também com o auxílio de imunoestimulantes, que são utilizados para fortalecer o sistema imunológico do gatinho.
Essa é uma doença de difícil tratamento, o uso dos imunomoduladores e imunoestimulantes não dispensam uma boa alimentação e outros cuidados.
Nem sempre esses cuidados com remédios e alimentação podem ajudar, por isso, sempre busque a opinião de um profissional na área para saber a melhor forma de cuidar do gatinho.
O que fazer se meu gato contrair a FIV?
Agora que você já sabe o que é FIV em gatos, deve estar se perguntando como agir, o que fazer, não é mesmo?
Nós recomendamos que assim que qualquer sintoma surgir, você leve o seu gato imediatamente para o médico veterinário.
É muito importante que o seu gatinho seja bem cuidado desde o início da doença para que ela seja mais facilmente tratada.
Nenhum remédio será 100% eficaz, mas é importante tentar ao máximo para que o gato fique bem na medida do possível.
Se não tratado, o pet pode sofrer muito, portanto, busque ajuda imediata, o seu gato vai precisar de toda atenção e cuidado possível durante toda a vida.
Agora que você já sabe o que é FIV em gatos pode prevenir para que o seu gatinho não contraia a doença e também saber como cuidar caso ele já esteja.
Esperamos que o artigo tenha te ajudado de alguma forma e até mais!
Veja mais: