Você sabe o que é letargia em cachorro? Conhece esse problema? Sabe como tratá-lo? Hoje, você vai descobrir essas informações aqui no Portal do Dog.
A letargia é um problema que pode surgir nos cães por diversas razões diferentes, tanto por doenças quanto por outros problemas.
A letargia pode ser um sinal de alerta para muitas doenças graves, por isso, é importante saber o que é a letargia e investigar o que pode estar por trás dela.
Acompanhe nosso artigo de hoje!
Veja mais: Qual o melhor sabão para dar banho em cachorro?
O que é letargia em cachorro?
Um estado que pode ser bem mais comum do que você imagina, a letargia deixa o cachorro mais sonolento e inativo. A letargia não é um simples cansaço, na verdade, esse problema pode estar associado a doenças sérias.
No dia a dia, é comum que um cachorro fique cansado, afinal, eles são animais bem ativos. Porém, o cansaço de um cão pode passar depois que ele descansa e dorme bem.
Já a letargia é um estado que pode deixar o cão sem energia por muito tempo, por mais que durma e descanse. Se o cansaço do seu cão tem durado mais do que normal e perdura por dias, é bem provável que seja a letargia.
A letargia deve ser encarada com seriedade e não apenas como um cansaço comum, pois não é normal que o cão passe tanto tempo sem energia e sonolento.
Portanto, a letargia em cachorro é esse estado no qual o cão se encontra mais cansado e sem energia para realizar tarefas.
É muito importante que, ao observar o seu cão letárgico, você procure um médico veterinário para a realização de exames e uma consulta mais detalhada.
Assim, você poderá entender melhor o que está causando a letargia em cachorro, podendo assim ajudar seu cão.
Confira mais: Qual leite posso dar para filhote de cachorro?
Sintomas da letargia em cachorro?
Como qualquer outro problema, a letargia em cachorro apresenta sintomas que ajudam a identificá-la.
Além da comum sonolência e da falta de energia, outros sintomas bem comuns desse problema são:
- Falta de ânimo;
- O cão fica sem vontade de brincar ou de praticar exercícios;
- Sono excessivo;
- Preguiça em excesso;
- Falta de vontade de comer ou de beber água;
- Fadiga;
- Apatia.
Quando você observar esse tipo de sintoma no seu cão, é interessante investigar, pois os sintomas podem estar relacionados a outros problemas.
Toda essa falta de energia ocasionada pela letargia pode prejudicar a saúde do seu cão.
Muitos cachorros acabam ficando letárgicos e podem acabar comendo em excesso e não praticando nenhum exercício. Logo, é possível que eles acabem desenvolvendo algum problema como a obesidade.
Observe esse comportamento e procure ajuda o quanto antes, é importante investigar a letargia em cachorros.
Leia também: O que fazer quando o dente do cachorro cai?
Como lidar com a letargia em cachorro
A letargia em cachorro pode estar associada a doenças graves, infecções, ansiedade, estresse, falta de uma rotina de exercícios físicos, desidratação e muito mais.
Quando o cão está letárgico, o primeiro passo para lidar com isso é tentar identificar a causa da letargia. E para identificar a causa, é muito importante que você procure o médico veterinário.
Como a letargia pode estar associada a doenças mais sérias, é importante que o seu cão passe por exames de rotina e avaliação para a obtenção de um diagnóstico.
Então, para lidar com a letargia em cachorro da melhor forma possível, é importante que você saiba o que está causando esse problema.
Depois de conseguir um diagnóstico, você pode dar os próximos passos para a melhora do seu cão.
É muito importante que você tente sempre manter o seu cão o mais saudável possível, construa uma boa rotina para ele e também é importante que os exercícios façam parte do dia a dia do cachorro.
A letargia pode estar associada tanto a problemas leves quanto a doenças mais graves, por isso, é muito importante que você busque ajuda o quanto antes.
Lembrando que um cansaço que dura algumas horas ou um dia é normal, porém, se perdurar por tempo demais, semanas ou meses, você deve procurar ajuda.
- Importante: Se o seu cachorro está lidando com a letargia, não force a situação para ele se exercitar ou brincar. O ideal é que você busque auxílio de um médico veterinário primeiro. Afinal, “forçar a barra” pode piorar a condição de saúde do animal. Respeite os limites do pet!
Confira mais: O que pode ser quando o cachorro não quer comer e fica triste?
Como diferenciar a letargia do cansaço normal?
Como te falamos, a letargia é algo que dura muito tempo, o cão passa bem mais tempo com os sintomas, dias, semanas ou meses.
Já o cansaço é algo passageiro, o mais comum é que ele passe depois que o cachorro tem a oportunidade de descansar.
Muitas pessoas podem confundir o cansaço com a letargia em cachorro, já que esses “problemas” podem ser bem parecidos.
Porém, a letargia dura bem mais tempo, é como se o cachorro perdesse toda a energia e não tivesse vontade para nada, mesmo descansando, ele ainda não tem energia.
É muito importante que você sempre busque um veterinário para realizar o diagnóstico da letargia e pesquisar mais a fundo sobre o que está causando a letargia em cachorro.
Observe o seu cão e procure um veterinário o quanto antes! Seu amigo de quatro patas agradece pelo cuidado.
Leia também: Diarreia com sangue em cachorro: o que pode ser — e como tratar