A apneia do sono tem sido um distúrbio do sono humano e pode ser motivo de preocupação, mas nossos amigos de quatro patas também sofrem de apneia do sono? Sim! Os cães sofrem de muitos problemas que as pessoas sofrem, e a apneia do sono pode ser assustadora, pois pode levar a sérios problemas de saúde.
O cão adulto dorme aproximadamente entre 12 a 14 horas por dia, combinando sonecas diurnas e sono noturno. Tal como acontece com os seres humanos, o sono é a chave para a boa saúde geral de um cão. Também ajuda o cão a se sentir mais descansado e com mais energia.
Se o seu cão está roncando alto, pode estar em risco, continue lendo para encontrar algumas das causas e sintomas da apneia do sono em cães e o que fazer em seguida.
O que é apneia do sono em cães?
Como seres humanos, os cães também podem ter apneia do sono, uma condição na qual eles param de respirar durante a noite. Eles podem acordar ofegantes por ar enquanto tentam respirar, o que é muito perturbador para o sono e assustador para eles. Isso pode levar à morte súbita se não for tratado adequadamente.
Os sinais de apneia do sono incluem parar de respirar durante o sono, roncar alto, ter problemas para permanecer adormecido e ficar mal-humorado.
Algumas raças de cães são mais propensas a ter apneia do sono
As raças mais propensas a ter apneia do sono incluem aquelas com nariz curto como:
Cães propensos à obesidade, incluindo Bulldogs ingleses, também têm maior probabilidade de ter a apneia do sono.
O ronco é sempre um sinal de apneia do sono?
Você deve observar que nem todos os roncos indicam o problema. Por exemplo, seu cão pode gostar de diferentes posições para dormir e, às vezes, escolher aquelas que provocam o ronco. Além disso, se o seu cão apresentar secreção nasal ou espirrar e tossir, além do ronco, ele pode ter apenas uma infecção respiratória ou um resfriado.
Ele provavelmente precisará apenas de antibióticos para melhorar. A apneia do sono, por outro lado, é um ronco alto e consistente que acorda seu cão.
As alergias podem causar apneia do sono, porque cada uma delas pode bloquear a boca e a garganta do cachorro, causando problemas respiratórios à noite. Esse cenário é facilmente estabelecido, porque já existem soluções que ajudam nas alergias a cães. Se você não tem certeza do que fazer para ajudar seu amigo devido a alergias, procure o veterinário.
A obesidade é outro problema que pode causar apneia do sono em um cão. Ela é frequentemente associada a muitos outros problemas de saúde. Quando a obesidade se torna um problema, às vezes a gordura se acumula ao redor da garganta, o que pode dificultar a respiração enquanto o cachorro dorme e até prender a respiração completamente.
Como o cão está acima do peso, há outras coisas que podem prejudicar a saúde do seu amigo peludo. A única maneira real de ajudar a longo prazo é a perda de peso e isso pode ser difícil de alcançar, mas é muito benéfico para o cachorro.
Você sabia que essas coisas podem causar ronco no cachorro?
- Cães que convivem com pessoas que fumam podem ser mais propensos ao ronco. O motivo ? A fumaça do cigarro tem um efeito particularmente irritante nas vias aéreas. Portanto, certifique-se de sempre fumar lá fora.
- Certos medicamentos podem relaxar tanto seu cão que os músculos da garganta relaxam, causando ronco. Este é particularmente o caso de relaxantes musculares, analgésicos ou tranquilizantes.
- Uma saúde bucal ruim pode causar ronco em cães, especialmente se um abscesso, tumor ou dente quebrado estiver bloqueando as vias aéreas. Tenha cuidado, porque os problemas dentários podem ser facilmente infectados e trazer sérias consequências na saúde do animal.
- Os cães podem ter algo preso no nariz ou na garganta, como uma folha de grama ou outra coisa. Se o seu cão roncar repentinamente, especialmente após uma caminhada, as narinas dele podem estar bloqueadas por um corpo estranho. Nesse caso, uma visita ao veterinário é essencial.
Conclusão
Os cães podem ter apneia do sono. Ele pode acordar a noite toda com dificuldade para respirar e não conseguirá o sono precioso de que precisa. Para tratar a apneia do sono, o veterinário pode recomendar uma dieta, um teste de alergia ou uma cirurgia, dependendo da causa do problema.