Se você tem um gato ou planeja ter um em um futuro distante, provavelmente já sabe que os gatos vão adorar comer carne. E os vegetais? Os gatos podem comer cenouras e outros vegetais?
Em primeiro lugar, vamos esclarecer algumas coisas sobre os gatos e o seu consumo de vegetais: é perfeitamente correto que comam vegetais, devem ser sempre dados com moderação e devem ser cozinhados. Caso contrário, eles não serão capazes de digerir vegetais crus e correrão o risco de adoecer.
Além disso, lembre-se de que a dieta do seu gato deve consistir em apenas 10% de vegetais para que ele permaneça saudável.
Os gatos podem comer cenouras?
Alguns alimentos seguros para os humanos são tóxicos para os gatos . As cenouras são vegetais que os gatos podem comer sem serem envenenados. O verdadeiro perigo das cenouras para os gatos é que o animal pode engasgar.
Tradicionalmente, a resposta quando a pergunta é se os gatos podem comer cenouras é sim, você pode.
Alguns alimentos seguros para os humanos são tóxicos para os gatos. As cenouras são vegetais que os gatos podem comer sem serem envenenados. O verdadeiro perigo das cenouras para os gatos é que o animal pode engasgar.
Para evitar isso, basta cozinhar a cenoura e assim o gato pode mastigar facilmente.
Por outro lado, quando cozidas, as cenouras perdem algumas de suas propriedades benéficas. Para aumentar seu valor nutricional, dê cenouras cruas, picadas o suficiente para que o gato engula facilmente.
Legumes para gatos sim, mas com moderação!
As cenouras são uma fonte natural de vitamina A, de que animais ronronantes tanto precisam. As cenouras também são ricas em fibras e outros minerais e elementos saudáveis. Portanto, reconhecemos a cenoura como um prato saudável e seguro. Claro, dentro de limites razoáveis.
Se o gato não quer comer cenoura, não insista, é melhor tentar encontrar um substituto entre outros vegetais. Feijão verde, batata doce, pepino, abobrinha, aspargo ou brócolis cozido no vapor podem ser mais atraentes para seu gato.
Alguns dos vegetais seguros para gatos são:
- Abobrinha;
- Aipo (os gatos adoram triturá-lo!);
- Espinafre (contém vitaminas A, C e K);
- Ervilhas;
- Abóbora (contém muita fibra);
- Brócolis.
Como dar cenouras para o gato?
A cenoura crua não é muito atraente para os gatos pois ela é dura. Além disso, existe uma possibilidade de asfixia.
Então, qual opção será a mais preferível?
A opção mais segura é dar cenouras cozidas. Assim, basta ferver as cenouras e cortá-las em pedaços pequenos.
Posso dar cenouras inteiras? Melhor não. Conforme observado acima, existe um certo risco de asfixia. Independentemente da cenoura escolhida pelo seu gato (crua ou cozida), é melhor cortá-la em pedaços pequenos.
- Veja também: Cachorro pode comer frango?
O que as cenouras contém?
As cenouras são ricas em carboidratos, principalmente açúcares, que seu gato não precisa por ser um animal carnívoro. Por este motivo é importante não oferecer grandes quantidades de cenouras ao seu gato, pois o excesso de açúcar pode causar problemas digestivos ou diabetes no seu gato.
Além disso, a cenoura contém vitaminas, minerais e beta-caroteno, todos nutrientes que se administrados nas quantidades certas podem ser muito úteis para a saúde do seu amigo.
- Veja também: Os pássaros podem comer arroz?
As cenouras podem ser prejudiciais para os gatos?
Contanto que você siga as regras sobre como cozinhá-las, as cenouras não devem ser prejudiciais de forma alguma. No entanto, se você alimentar seu gato com cenouras cruas, elas podem ser um risco de asfixia e podem causar problemas digestivos.
Quando você oferece cenouras ao seu gato pela primeira vez, é melhor oferecer a ele apenas um pequeno pedaço. Felizmente, você pode continuar a alimentá-lo com cenouras e aumentar as quantidades.