Neste artigo, você vai entender se pastor alemão é bravo ou se é apenas um mito ou alguma impressão de alguns tutores e amantes de dogs. Afinal, com essa postura imponente, de grande porte e olhares penetrantes, o pastor alemão pode ser, além de um cão muito inteligente, um cão assustador.
Mas não se preocupe. Neste artigo, você vai descobrir que pode confiar no seu pastor alemão mais do que você imagina. Afinal, tudo é uma questão de organização e equilíbrio ambiental. A partir disso, ou seja, quando o ambiente estiver adequado, o seu pastor alemão certamente não será bravo.
Continue lendo para entender tudo sobre o assunto.
Pastor Alemão é bravo?
Entender se pastor alemão é bravo ou não, faz parte da análise que o tutor faz na hora de adotar um cão dessa raça. Afinal, adotar um cachorro bravo pode representar um problema bem grande de convívio para quem está em casa. Principalmente se na casa há crianças pequenas.
Porém, o pastor alemão não é bravo.
A grande questão com essa raça, é que ela apresenta alguns comportamentos instintivos quando se sente em um ambiente desequilibrado. Por isso, o grande segredo para que o seu pastor alemão não seja bravo, é justamente adequar o ambiente para que ele se sinta bem.
Desta forma, o pastor alemão é bravo somente quando seu instinto pedir isso. Ou seja, quando ele se sentir desprotegido, encurralado ou frente a um desafio. Nesse caso, não há como “lutar contra”, pois é o instinto do animal buscando proteção. Tutores nunca devem forçar os cães contra seus próprios instintos. Isso faz mal, pois pode gerar situações de extremo desconforto a eles.
Mas, o que fazer então? Bom, em caso de atitudes negativas ou que possam gerar acidentes, é fundamental buscar ajuda para o cão. Ele precisa aprender comandos básicos de adestramento para entender o tutor. Mas acima de tudo, o tutor precisa prover um lar adequado, tranquilo, equilibrado e sem estímulos negativos.
Durante o texto, vamos entender mais sobre isso. Mas por enquanto, entenda por que o pastar alemão é bravo em algumas condições. Continue lendo.
Da onde vem a fama de bravo dos pastores alemães
O pastor alemão não é bravo. Porém, ele leva essa fama por alguns motivos diferentes. Mas todos eles, estão relacionados ao convívio, dia a dia, enriquecimento ambiental e adestramento. Quanto mais estímulos negativos o cão tiver no seu habitat natural, maiores serão as possibilidades de ele se tornar um cão bravo e até com comportamentos de agressividade.
Veja algumas situações que trazem a “fama” de que o pastor alemão é bravo:
- Postura altiva e de atenção;
- O pastor alemão é um cão de grande porte;
- Cão forte e imponente;
- O pastor alemão é usado por policiais;
A seguir, entenda melhor essas características.
Postura altiva e de atenção
Os humanos geralmente têm um apreço visual muito grande por cães fofinhos e pequeninos. Ou seja, nossos olhos são atraídos por tudo aquilo que gera conforto visual. E justamente por isso, nasce uma das situações mais comuns de humanos com cães de grande porte: o medo.
Sim, cães de grande porte, com postura altiva e de atenção, podem gerar desconforto visual. Quem não entende muito de cães ou mesmo tem medo deles, certamente será psicologicamente afastado de um pastor alemão – mesmo que ele seja o cão mais dócil do mundo. Faz parte da nossa autodefesa.
Por isso, uma das coisas que mais traz a fama de bravo para os pastores alemães, é justamente a sua postura altiva e de atenção. Quando eles estão parados, observando atentamente e com as orelhas de pé, é realmente intimidador. Eles são grandes, têm um olhar penetrante e isso pode assustar qualquer um.
Principalmente se o cão está inserido em um contexto conturbado, de desequilíbrio ambiental e desconforto, essa postura pode ser intimidadora. É instintivo, faz parte de uma defesa do animal e precisa ser respeitado. Porém, só isso não significa que o cão é bravo, ok?
O pastor alemão é um cão de grande porte
Esse é mais um fator que pode afastar as pessoas de perto de um pastor alemão. E não só de perto. Mas também, pode afastar a possibilidade de ter um animal dessa raça. Afinal, o grande porte desse cachorro é algo que chama muita atenção para os dois lados: do medo e da segurança.
Um cão de grande porte pode gerar uma boa proteção da casa, ao intimidar pessoas estranhas. Porém, ao mesmo tempo, ele vai gerar esse desconforto em pessoas que têm medo de cachorro. Pode ser realmente muito perturbador estar ao lado de um pastor alemão parado em posição imponente.
A altura do animal gera desconforto e, por isso, uma parcela das pessoas acaba associando a raça como sendo agressiva e de braveza. Porém, novamente, não é por aí.
A postura altiva e a estrutura de um cão de grande porte, não necessariamente fazem o cão ser bravo. O pastor alemão é bravo quando ele sente que precisa ser. Sua postura e imposição mostram muito mais uma imposição de respeito, do que uma situação de cão bravo.
Mas, cuidado: cães têm instintos. Quando o pastor alemão está observando, com as orelhas de pé, em posição de imponência, você não precisa interagir. Principalmente se o cão não for seu, ok?
Cão forte e imponente
O pastor alemão é bravo porque ele é um cão forte e imponente. Essa é uma afirmação falsa e que não necessariamente tem relação com o comportamento e estrutura do animal. Um cão de grande porte, conforme entendemos anteriormente, tende a intimidar mais. E isso, acaba gerando a sensação de que o pastor alemão é bravo. Porém, não é bem por aí.
A imponência de um pastor alemão parado de pé, é realmente muito grande. Pra quem tem medo de cachorro, pode ser algo realmente perturbador. Inclusive, para quem entende de cães e seus comportamentos, sabe que algumas situações devem ser respeitadas para que acidentes não aconteçam.
Então, tudo é uma questão de adequação, entendimento da raça que você adotou, adestramento e equilíbrio ambiental. A partir disso, bons comportamentos certamente vão surgir – mesmo para cães que provocam medo nas pessoas, como o pastor alemão.
O pastor alemão é usado por policiais
E por fim, outra característica que faz as pessoas acharem que o pastar alemão é bravo, é o fato de ele ser utilizado por corporações de polícia e bombeiros. Afinal, um cão que é usado para policiar um ambiente e buscar suspeitos, certamente é um cão com um instinto de agressividade, certo? Errado. Muito errado.
Muito pelo contrário, na verdade. Para que o cão possa agir de maneira planejada e estratégica através do faro, ele precisa ser um cão extremamente inteligente e obediente. Ele não pode ser um cão agressivo. Ele precisa, sim, ser um cão treinado, acostumado aos ambientes e com muitos estímulos olfativos.
Então, quando você notar um pastor alemão sendo usado para resgatar pessoas ou para buscar suspeitos, saiba que ele não é um cão agressivo. Mas sim, um cão inteligentíssimo e de excelente faro.
O que pode deixar um pastor alemão bravo
Assim como outros cães, existem muitas situações que podem deixar um cachorro bravo. E com o pastor alemão, não é diferente. Ou seja, não há algo em específico que vai deixar o pastor alemão bravo. Mas sim, um conjunto de fatores que fazem mal ao comportamento e dia a dia do animal.
Veja uma lista de situações que precisam ser consideradas e evitadas na hora de conviver com um pastor alemão:
- Ambientes desequilibrados;
- Falta de atenção do tutor (gasto de energia);
- Falta de adestramento com comandos básicos;
- Pouca ou nenhuma socialização canina desde filhote;
Entenda, abaixo, um pouco mais sobre cada uma dessas características e saiba o que fazer em cada situação.
Ambientes desequilibrados
Antes de mais nada, é preciso esclarecer uma coisa importantíssima: o ambiente faz toda a diferença para que um cachorro possa ou não ter estímulos positivos. Um ambiente desequilibrado, cheio de importunações e incômodos, pode fazer com que o pastor alemão crie comportamentos de braveza e agressividade.
Mas, o que seria um ambiente desequilibrado? Bom, há vários critérios para entendemos isso. Porém, de maneira geral, um ambiente desequilibrado nada mais é do que um ambiente que provoque estímulos negativos no cachorro. Medo, raiva, ansiedade, estresse e outras situações de incômodo, podem ser considerados gatilhos ruins para o seu pastor alemão.
Por exemplo, se o cão está preso e percebe, o tempo inteiro, os cachorros dos vizinhos, ele não vai sossegar um minuto. Ele vai latir, ficar ansioso e, com isso, comportamentos agressivos podem surgir. Portanto, quanto mais equilíbrio você proporcionar ao ambiente, mais tranquilo e equilibrado vai ser o seu pastor alemão.
Falta de atenção do tutor (gasto de energia)
O gasto de energia é um fator importantíssimo para o cão. Não só para o pastor alemão, mas para todos os cães.
E o gasto de energia faz toda a diferença no longo prazo, para uma vida equilibrada e tranquila para o seu pastor alemão. Portanto, estabeleça uma rotina de brincadeiras, passeios e até corridas, se for o seu caso.
Levar o cão para passear no parque, na rua ou em ambientes que ele possa se divertir e ter estímulos olfativos e diferentes, vai fazer o animal ser mais calmo. O pastor alemão é bravo quando sua energia está lá em cima e está cercado de estímulos negativos (ambiente desequilibrado). Porém, se você cria uma rotina adequada, a tendência é que seu pastor alemão não seja bravo.
Gaste muita energia do seu pastor alemão e ele não terá energia para gastar com agressividade e braveza. Leia mais, aqui: Gasto de energia.
Falta de adestramento com comandos básicos
A falta de adestramento é um fator chave para que o seu pastor alemão seja agressivo ou bravo. E isso, claro, não é só para a raça pastor alemão. Mas sim, para todas as raças de cachorro: quanto mais adestramento e comandos básicos entendidos, melhor será a relação entre cão e tutor.
Se o seu pastor alemão não está adestrado, faz o que quer e não sente a sua liderança, ele tende a agir de maneiras aleatórias justamente porque precisa controlar o ambiente. Isso gera ansiedade, medo, estresse e, claro, braveza em alguns casos.
Pouca ou nenhuma socialização canina desde filhote
E ainda, se você tem um pastor alemão que é bravo, uma das situações que podem estar deixando ele assim, é a falta de socialização canina. Quanto mais você conseguir socializar o seu cachorro, principalmente desde filhote, melhor para a relação no longo prazo. Quando falta socialização, falta também equilíbrio para algumas reações.
Por exemplo, se o seu pastor alemão fica enfurecido quando vê outros cães na rua ou na vizinhança, isso pode ser um sinal claro de falta de socialização. Ou seja, o seu cachorro pode não estar devidamente apresentado para outros cães. Ele sente que é o “dono do mundo” e isso gera estresse, ansiedade e, muitas vezes, agressividade.
O que fazer para o pastor alemão não ser bravo
Mas, então, se o pastor alemão é bravo, o que fazer para que ele não seja mais assim? Ou melhor, há algo que se possa fazer para que ele não seja um cão agressivo e desconfiado com tudo? Sim, há o que fazer. Veja uma lista de ideias que você pode colocar em prática para tentar “drenar” a braveza do seu pastor alemão:
- Adestramento desde filhote;
- Socialização desde filhote;
- Gasto de energia adequado a um cão de grande porte;
- Enriquecimento ambiental para pastor alemão;
Abaixo, entenda em detalhes essas dicas.
Adestramento desde filhote
Uma das coisas mais importantes que você pode e deve fazer com seu pastor alemão, é um adestramento. Adestrar o pastor alemão desde filhote, vai fazer com que ele tenha uma vida muito mais equilibrada, tranquila e saudável no longo prazo. Principalmente do ponto de vista de saúde mental.
Um adestramento pode até parecer algo “chique”. Mas acredite, não é. Adestrar o cachorro não é algo tão simples, pois requer paciência e carinho. Porém, é algo totalmente possível e deve ser adotado por todos os tutores como o primeiro passo para uma boa relação entre cão, tutor e mundo.
O adestramento faz o animal entender que ele não é o centro das atenções. Além disso, adestrando o pastor alemão, ele se sente menos ansioso, menos estressado e menos desequilibrado. O propósito do adestramento é fazer com que o cão tenha bons limites mentais de equilíbrio e conforto. Caso contrário, ele vai latir pra tudo, vai se assustar com tudo e, eventualmente, poderá se tornar um cão bravo.
Socialização desde filhote
Outro ponto muito importante que você precisa considerar para o seu pastor alemão, é a socialização com outros cães. Quanto mais cedo for a socialização canina do seu pastor alemão, mais tranquilo e equilibrado ele será no médio e longo prazo.
A socialização com outras pessoas e outros cães, ajuda o pastor alemão a entender que existem outros seres no mundo e ele não precisa se preocupar com isso.
Porém, é preciso fazer isso com cautela. Simplesmente colocar o seu pastor alemão junto com outros cães, não é saudável e nem adequado. Você precisa ir aos poucos. Acostumá-los juntos aos poucos. Sem pressão e sem forçar a barra.
Se a socialização for forçada, o problema será maior, pois você estará deixando seu cão ansioso e estressado com aquilo. E claro, isso vai gerar braveza e postura de um cão agressivo no longo prazo.
Leia este artigo: Diferença entre adestramento e socialização? Entenda aqui.
Gasto de energia adequado a um cão de grande porte
Os cães de grande porte, geralmente, tem muita energia pra gastar. E essa energia vai ser gasta, querendo ou não. Ou seja, se você não agir ativamente para ajudar o cão a gastar energia, ele vai gastá-la com outra coisa: roendo almofadas, móveis, carregando sapatos ou agindo com agressividade em algumas situações.
Portanto, crie um plano interessante para gastar a energia do seu pastor alemão. Você não poderá deixá-lo preso em casa ou sem fazer nada. Caminhadas todos os dias, por exemplo, é fundamental. Eles precisam de estímulos diferentes e a energia mental também precisa ser gasta (o faro ajuda nisso).
O pastor alemão é bravo, quando sua energia não é devidamente gasta. Lembre-se disso.
Enriquecimento ambiental para pastor alemão
E por fim, algo importantíssimo que não podemos deixar passar: enriquecimento ambiental. Sim, você precisa criar um ambiente extremamente rico para o seu cão interagir, mesmo quando você não está por perto. Isso está totalmente ligado ao gasto de energia e aos estímulos mentais, que ajudam o pastor alemão não ser agressivo.
Esconda brinquedos, faça brinquedos interativos, crie brinquedos com petiscos escondidos, e por aí vai. Quanto mais estímulos de gasto de energia você oferecer ao pastor alemão, menos energia ele vai ter para gastar em estresse, ansiedade e, claro, situações de braveza.
Veja este artigo e entenda mais sobre o assunto: Enriquecimento Ambiental para Cães.
Cuide do seu pastor alemão!