Se você estiver se perguntando “por que o meu cachorro fica isolado?”, provavelmente está estranhando o comportamento do seu amiguinho.
Isso não é normal para a maioria dos cães, uma vez que os animais da espécie geralmente são alegres e adoram brincar e interagir com as pessoas.
Realmente não é do feitio desses animaizinhos ficar isolado e quietinho em um canto e, quando isso acontece, o tutor costuma se preocupar.
Mas existem vários motivos para esse comportamento, que vão desde mudanças de ambiente, de local e, a chegada de novos membros na família, por exemplo.
Obviamente, existem problemas mais graves que podem estar associados a isso. Então, é importante conseguir identificar os sinais e descobrir a motivação.
Então, se você está se perguntando porque o seu cachorro fica isolado, não perca nenhuma parte desse texto que vai te mostrar os possíveis motivos para isso e, como lidar com a situação.
Por que meu cachorro fica isolado?
Sem dúvidas, um dos maiores deveres de qualquer tutor é saber como identificar e interpretar os sinais que o animal dá de que algo está errado.
Como eles não falam a linguagem das palavras, o tutor precisa compreender os seus sinais, uma vez que eles se expressam de outras formas.
No caso do cachorro, o normal é vê-lo relaxado, com as orelhas baixas e a cauda abanando. Além disso, o animal deve estar sempre bem disposto a passear e brincar.
Caso você perceba que ele está mais quieto e desinteressado nas atividades rotineiras, então significa que é preciso ter atenção.
Quando o cachorro fica isolado, pode estar sentindo desde dores, até estar passando por problemas emocionais.
Muitas vezes isso pode acontecer por manha, por exemplo. Cães mimados podem ficar chateados quando não conseguem aquilo que desejam.
Mas isso também pode ocorrer por motivos graves, como depressão, dores, doenças ou outras questões que o estejam afetando de alguma forma negativa.
Se você desconfiar disso, leve o animal imediatamente a uma consulta com o veterinário para que se avalie o que está acontecendo.
Sinais de que o pet realmente está isolado
Para cães mais animados, é bem mais fácil perceber quando ele está desanimado ou isolado, uma vez que a mudança de comportamento é bem nítida.
Entretanto, no caso de cachorros mais tranquilos, isso pode se confundir com cansaço. É normal que o animal fique mais quietinho em dias mais quentes, por exemplo.
O mesmo acontece em momentos em que o animal está com mais sono ou cansado. Mas se a situação se estender, desconfie de que o seu cachorro está isolado mesmo.
Você pode perceber isso nitidamente se chamar o pet para passear ou brincar e ele não reagir bem a isso.
Se você perceber que isso vai além de um desânimo temporário, fique alerta e procure compreender o motivo que está levando a isso.
Se o seu cachorro fica isolado, procure identificar nele os seguintes sinais:
- Apatia ou agitação;
- Diminuição ou perda total do apetite;
- Falta de vontade de passear ou brincar;
- O animal fica constantemente cansado;
- Isolamento;
- Choro constante e excessivo;
- Mutilação;
- Animal rejeita carinho.
Se o cachorro fica isolado, pode estar triste
Obviamente, nenhum cão fica o tempo inteiro grudado no tutor, afinal de contas, ninguém pode dar atenção ao animal o tempo inteiro.
Apesar disso, os animaizinhos se sentem como membros da família e, por isso, se o tutor sai de casa, ele se sente triste.
Por mais que isso seja normal, sempre que você sair de casa, deve agir naturalmente e tentar comunicar ao cãozinho que logo estará de volta.
Se perceber que o animal está com ansiedade de separação, pode tentar deixar algum pertence que tenha o seu cheiro para confortar o cão.
Brinquedos e algum tipo de enriquecimento ambiental funcionam bem para deixar o animal entretido nos momentos em que você estiver fora.
Ansiedade de separação deixa o cachorro triste
Não é nenhuma novidade dizer que qualquer cachorro ama muito o seu tutor, mas muitas vezes os animais desenvolvem uma relação de dependência forte demais.
Quando isso acontece, o cão pode se sentir triste e ficar isolado quando o tutor passar muito tempo fora e o animal ficar sem atenção.
Se o cão sofre com a síndrome de separação, além de ficar isolado e se sentir triste, o cachorro também tem outras atitudes, como destruir objetos e fazer necessidades fisiológicas em qualquer lugar, como forma de chamar a atenção do tutor.
Latir excessivamente também é um indício de que o animal está com ansiedade de separação e precisa de uma atenção especial para reverter o problema.
Por mais que possa parecer fofo o animal ser dependente do tutor, isso é extremamente prejudicial para ambos os envolvidos na relação.
Por isso, esse cão precisa de ajuda especializada para que ele passe a entender que não é tão ruim assim passar apenas um curto período de tempo afastado.
Quando o cachorro fica isolado, pode estar doente
Se você acha que o seu cachorro está mais isolado nos últimos dias, esse pode ser um forte indicio de que ele está doente.
Os problemas de saúde costumam tirar a energia dos animais e, também fazer com que eles sintam dores diversas.
Quando o cachorro sente dor, ele tende a demonstrar isso ficando isolado ou, ainda, parando de comer. O choro também acontece em casos mais graves.
Se você não conseguir encontrar outra justificativa para o seu cachorro ficar isolado, então deve procurar um veterinário que examine o animal em busca de qualquer sinal de doença.
O cachorro fica isolado se você brigar com ele
Assim como acontece com as pessoas, os animais também tendem a se sentir chateados quando alguém briga com eles.
Por isso, pode ser que você perceba que o seu cachorro fica isolado depois de você dar uma bronca nele, por exemplo.
Sobretudo os animais mais apegados com a família, podem ficar em um cantinho e, então se fazerem de difíceis, evitando até mesmo o contato visual com o tutor.
Pode até parecer que o animal esteja se sentindo culpado, mas essa é apenas uma reação natural à forma como ele foi tratado pelo seu tutor.
O cachorro fica isolado quando há mudanças na família
Os cães são animais muito sensíveis e, principalmente os mais apegados podem manifestar diversos tipos de reações diante de mudanças no ambiente.
Diante disso, a chegada ou a saída definitiva de um membro da família costuma provocar sentimentos profundos no animal.
A separação é difícil para o cão, que pode sentir a falta da pessoa querida à qual esteja acostumado.
Por outro lado, a chegada de novos membros, como um bebê, por exemplo, também costuma afetar negativamente esses animais.
Obviamente que com o tempo eles tendem a se acostumar com a nova organização familiar, mas até lá é comum que o cachorro fique isolado.
Isso acontece porque nesse caso o cão sente ciúmes ou, como se tivesse sido deixado de lado pelo seu tutor.
A melhor opção para acabar com essa situação é tentar incentivar ao máximo a aproximação entre o cachorro e o novo membro da família, sempre se fazendo uma boa supervisão.
O cachorro fica isolado com uma mudança de casa
O cachorro é um animal territorial e, por isso, qualquer mudança no seu ambiente pode afetá-lo diretamente de maneira bastante intensa.
Se ele estiver acostumado a um certo ambiente e, for levado a uma outra casa, com certeza ele se sentirá desprotegido e deslocado inicialmente.
Nos primeiros dias ou até mesmo semanas, é bem comum ver o cachorro mais quieto e isolado. Com o tempo ele tende a se adaptar e ficará bem.
Tente manter os pertences do animal por perto para que ele não estranhe muito a mudança de ambiente.
Depressão canina
Se o cachorro fica isolado, esse pode ser um grande indício de depressão canina, que é uma condição relativamente comum, que se estabelece em diferentes situações,
Solidão, mudança de rotina, falta de atenção, tédio e, até mesmo mudanças no humor do tutor são algumas das principais causas para um animal ficar deprimido.
Nesse caso, é fundamental tentar buscar a real motivação e, então corrigir o problema o mais rápido quanto for possível, evitando assim prejuízos maiores.
Como alegrar um cachorro que fica isolado?
Se você perceber que o seu cachorro fica isolado durante muito tempo, é importante eliminar todas as causas possíveis.
Se você tiver a certeza de que ele está apenas triste, então poderá fazer algumas coisas que o deixem mais animado.
Manter um ambiente tranquilo, livre de brigas e discussões, é a principal maneira de manter um cão tranquilo.
Mas para animá-lo de verdade, você precisará colocar em prática algumas estratégias, como:
- Ter uma rotina prazerosa;
- Caprichar na alimentação do animal;
- Propor brincadeiras bem divertidas;
- Fazer enriquecimento ambiental;
- Fazer atividades físicas diariamente;
- Dar atenção ao cachorro e fazer companhia a ele durante longos períodos.
Conclusão
Visto que os animais não falam, é fundamental conseguir interpretar os sinais que eles nos dão.
Quando um cachorro fica isolado, existem vários motivos para isso e, é preciso descobri-lo para poder agir e reverter o problema.