Os cães são especialistas em entender e analisar os sentimentos humanos e são excelentes em ler padrões em nossas emoções e mudanças de humor. Vamos descorbir porque o cachorro está deitado na porta.
Por outro lado, não entendemos tão bem nossos companheiros de quatro patas e não podemos ler sua linguagem corporal para decifrar adequadamente suas emoções.
Ao tentar entender o seu cão, é importante prestar mais atenção aos mínimos detalhes, como os movimentos dos olhos ou da cauda, e até mesmo onde o animal decide tirar uma soneca.
Você deve estar se perguntando “por que meu cachorro está deitado na porta?”, então este post vai te ajudar a encontrar as respostas que você está procurando.
Razões pelas quais os cães adoram dormir perto da porta
Então, por que meu cachorro está deitado na porta? Pode haver várias razões para isso: talvez o animal tenha medo da separação ou esteja simplesmente marcando seu território; talvez o cachorro esteja esperando por você, ou melhor, ele está apenas curioso sobre o que está atrás da porta.
Neste post, vamos dar uma olhada nas várias razões pelas quais seu cão pode dormir na porta da frente ou do quarto, mesmo à noite.
1. O cachorro está marcando seu território
É um comportamento normal que os cães queiram possuir o que consideram seu. Nós os vemos fazendo isso com seus brinquedos ou sua cesta, os quais podem ser inofensivos e não nos incomodar de forma alguma.
No entanto, o que significa quando seu cão tenta estacar sua porta?
Talvez o cachorro durma na porta da frente ou na porta do seu quarto porque se sente seguro lá ou está tentando que você saiba que este é o seu território.
Portanto, você deve procurar outros sinais de que seu cão reivindicou a área como seu território. Seu cão marcou com urina? Ela rosna e late quando você se aproxima?
Uma boa maneira de lidar com um cão territorialista é dar-lhe comandos simples quando você o encontrar tentando controlar seu espaço.
Você pode, por exemplo, pedir para ele trazer algo de outro lugar para você, ou pedir para se sentar ao seu lado e recompensar o animal quando ele obedecer. Fazer isso repetidamente distrairá seu cão e interromperá seus hábitos territoriais.
Cachorro está deitado na porta deivo ao instinto protetor
Os cães são famosos por sua lealdade em servir e proteger seus donos, às vezes até mesmo ao custo de suas próprias vidas. Existem muitas razões pelas quais esse comportamento é comum entre os cães:
- Proteger aqueles que consideram que a família faz parte de seus instintos primitivos;
- Eles tentam retribuir toda a sua gentileza, eles sabem que dependem de você para alimentação e abrigo (um ato de autopreservação);
- Você mesmo encoraja tal comportamento.
Seu cão pode dormir na porta da frente ou do quarto quando você dorme lá à noite porque ele está tentando protegê-lo e acha que a porta é um caminho para qualquer ameaça passar.
- Veja mais: Cachorro tremendo as pernas – Por que isso acontece e o que significa
Cachorro está deitado na porta devido a ansiedade de separação
A ansiedade de separação em cães nunca é uma coisa boa e deve ser corrigida. O pensamento de que seu animal de estimação não gosta de ficar longe de você pode parecer fofo no começo, mas a longo prazo pode se tornar irritante e perigoso para você e seu cão.
O animal de estimação pode estar deitado na porta da frente porque se preocupa quando você está fora e, como viu você sair pela porta, também espera que você volte.
Outros sinais de ansiedade em cães incluem:
- Latido quando você está prestes a sair de casa;
- Recusa de comer;
- Micção frequente.
Quanto mais cedo você perceber e ajudar seu cão a se livrar da ansiedade, menos danos serão causados ao estado mental do seu animal de estimação.
Você pode treinar seu cão para ficar mais confortável com a separação e maximizar o tempo sozinho, ensinando-o a usar esse tempo para descansar e dormir. Isso o ajudará a se preocupar menos quando você não estiver por perto.
- Veja mais: Importância de farejar no passeio – Por que os cães precisam disso?
O cachorro é apenas curioso
Os cães são animais curiosos com visão aguçada, excelente audição e olfato. O cão pode simplesmente sentar-se na porta da frente porque é atraído pelos barulhos e cheiros do outro lado.
Pode ser um novo cheiro que ele queira explorar ou o som de outro animal com quem queira brincar.
Preste atenção ao que seu cão faz enquanto está sentado na porta. Ela está olhando para a porta? Sua cauda e orelhas estão erguidas e ele parece alerta? Estas são todas as reações de cães que estão intrigados com alguma coisa.
Cachorro está deitado na porta esperando seu retorno
Os cães são sensíveis até mesmo aos menores sons, como seus passos na caminhada ou o som de chaves no buraco da fechadura quando você tenta abrir a porta da frente.
Seu cão pode ficar sentado na porta esperando que você o receba calorosamente e mostre o quanto ele sente sua falta.
- Veja também: Cachorrinhos dormindo: 150% fofos
O cão está tentando mostrar que ele é seu líder
Os cães são criaturas acostumados a um estilo de vida em matilha. Seus instintos primitivos sugerem que cada membro da matilha conhece seu lugar e seu papel no grupo. Há sempre um líder claro que deve ser respeitado e obedecido.
Seu cachorro, deitado na porta, pode estar tentando demonstrar sua posição alfa.
Seu animal de estimação pode não querer que você entre ou saia sem pedir permissão. Este comportamento não deve ser encorajado e você deve mostrar ao cão que você é de fato o seu líder.
Você não deve tentar transmitir essa mensagem por meio de intimidação ou medo, pois esses não são atributos de um líder forte. Mostre ao seu cão que você vale a pena seguir, e é exatamente isso que ele fará.