É claro que punir é diferente de educar. Porém, muita gente ainda não conhece os dois lados deste assunto. E assim, passam horas e horas tentando “educar” o seu pet a partir da punição. Mas, este talvez não seja o melhor caminho.
Para saber mais sobre este assunto, não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje. Veja mais informações a seguir.
Punir é diferente de educar
Para que você compreenda o que estamos querendo lhe dizer, é necessário que você se atente a alguns pontos envolvidos com o adestramento de cães. Elencamos abaixo:
1- A punição gera medo
Todo mundo sabe que punir é diferente de educar simplesmente porque quando punimos, geramos medo. E, afinal, o que você quer gerar em seu pet? Medo? Temor? Insegurança? Acreditamos que não. Portanto, comece a pensar sobre a maneira que você tem “educado” o seu melhor amigo até então.
Pensou? Agora, tente visualizar qual o comportamento do cachorro diante disso: ele demonstra medo? Arrependimento? Como ele reage?
Pois uma coisa é certa: se o seu cão chora ou tenta se esconder demonstrando medo de fato, talvez você não esteja seguindo um caminho saudável. E ainda, é possível que gere muito estresse e até mesmo ansiedade no pet. Portanto, cuidado!
2- A educação gera respeito
Enquanto que a punição gera esquiva, medo, estresse e ansiedade, a educação gera respeito. E assim, quando você chamar a atenção do seu cãozinho, ele automaticamente respeitará a sua ordem e lhe obedecerá. Sem que este episódio gere qualquer tipo de desconforto excessivo no animal. E assim, você garante a saúde mental do mesmo.
3- A punição promove a agressão
Você já deve ter ouvido falar que quanto mais punimos, mais transformamos os que receberam a punição em verdadeiros agressores. E isso cabe não somente para o mundo dos pets, como para o nosso próprio mundo e sociedade.
Portanto, tome muito cuidado com a forma que você educa o seu cão. Uma vez que punir é diferente de educar, e se você machucá-lo com tapas ou outras punições físicas, é bem provável que o seu cachorro se torne cada vez mais agressivo. E assim, o mesmo poderá ter dificuldades sociais graves.
4- A recompensa promove a motivação
Por fim, tente mentalizar o quanto a recompensa é muito mais, de fato, recompensadora. Principalmente quando pensamos em adestramento e educação de cães e gatos. Pois o reforço positivo pode torná-los ainda mais engajados com o processo de aprendizagem. E além de ser mais saudável, gera resultados ainda mais rápidos.
Você pode, dessa maneira, apostar em petiscos, carícias e palavras de incentivo na hora de educar o seu dog. Assim ele se sentirá mais acolhido e amado, melhorando ainda mais o seu desempenho nas atividades.
O seu pet merece carinho e cuidados especiais
A partir de nossos apontamentos, ficou claro a importância da educação com amor e cuidado, ao invés do uso da punição. Lembre-se: a punição eleva a agressão, o medo e o estresse. Enquanto que a educação, de fato, com amor e paciência, promove uma vida saudável e um relacionamento incrível entre você e o seu melhor amigo. Pode acreditar!