Você já se perguntou qual é a melhor maneira de chamar a atenção do seu cachorro de forma eficaz?
Muitos donos de pets lidam com a dificuldade de fazer com que seus cães prestem atenção em algo específico, seja durante o treinamento ou para redirecionar a atenção para um comportamento desejado.
Um estudo recente realizado por cientistas austríacos trouxe algumas pistas interessantes sobre a comunicação canina, revelando comportamentos que os cachorros tendem a responder melhor.
Neste artigo, vamos entender melhor esse tema.
Veja também: Nova Lei pode permitir o uso de animais em circo? Entenda
Qual a melhor forma de chamar atenção dos cachorros?
Pesquisadores austríacos realizaram um estudo com 20 cachorros para entender melhor como os cães respondem aos estímulos dos seus tutores.
Para realizar o experimento, os cães usaram capacetes especiais que acompanhavam o movimento dos seus olhos.
O estudo mostrou que os cães tendem a olhar com mais atenção e a se concentrar mais quando seus tutores apontam para algo e, ainda mais, quando olham diretamente para o objeto de interesse ao mesmo tempo.
Durante os testes, os cientistas usaram tigelas, sendo que uma delas continha uma recompensa, como comida, enquanto a outra estava vazia. Quando o cientista apontava para a tigela certa e olhava para ela simultaneamente, os cães mostraram uma resposta mais rápida e eficaz, focando mais naquele objeto.
Esse comportamento sugere que a combinação de olhar e apontar pode ser uma maneira muito mais eficiente de chamar a atenção do cachorro, pois, ao olhar para a tigela, a pessoa reforça a direção e o foco desejado para o animal.
Esse estudo traz uma contribuição significativa para entender a dinâmica de como os cachorros interpretam a comunicação humana e pode ajudar os donos a ajustar suas estratégias de interação.
Veja também: Não associe o nome do cachorro com coisas ruins!
Mais estudos ainda precisam ser feitos
Embora o estudo tenha trazido insights interessantes, com a participação de 20 cães, os resultados ainda são limitados.
A amostra pequena não permite uma generalização dos resultados para todos os cães, pois, assim como os seres humanos, os cachorros podem responder de maneiras diferentes dependendo de sua personalidade, raça e experiências anteriores.
Além disso, a comunicação canina é um campo ainda em expansão, e novos estudos são necessários para aprofundar o conhecimento sobre como os cães entendem as interações e os estímulos de seus tutores.
Mais pesquisas devem ser realizadas para entender melhor as nuances do comportamento canino, incluindo como outros gestos, entonações de voz e expressões faciais influenciam a atenção e a resposta dos cachorros.
Afinal, a comunicação entre humanos e animais é muito mais complexa do que podemos imaginar, e compreender essas sutilezas pode melhorar ainda mais nossa convivência com nossos cães, tornando o aprendizado e a interação mais eficazes.
Esse estudo é uma excelente base para futuros experimentos que podem nos ajudar a estabelecer melhores práticas de treinamento e interação com nossos pets, mas ainda há muito a ser descoberto sobre a forma como os cachorros percebem e reagem aos sinais dos seus tutores.
Veja também: O que pode ser cachorro com a língua de fora? Venha descobrir!