Os cães de pelo vermelho sempre foram associados ao sol e à alegria. Eles parecem astutos, travessos e alegres. Sob os raios do sol, a pele desses animais brinca com todos os tipos de tons avermelhados.
Para você, reunimos as 15 melhores raças de cães ruivos, para que você possa escolher se pretende comprar um animal de estimação ou apenas conhecer esses companheiros.
O que afeta a cor do animal?
Em primeiro lugar, é claro, é a genética. A cor do cachorro depende da combinação de muitos genes. Alguns são responsáveis pela distribuição do pigmento por todo o pelo, outros pela saturação dos tons escuros e outros pela presença da cor em geral.
Além disso, deve-se ter em mente que alguns genes podem estar em um estado suprimido. .
Por exemplo, ao acasalar dois cães com uma cor clara, você pode obter toda uma variedade de tonalidades, pois um gene que foi recebido dos avós, mas não se manifestou, pode vir à tona.
Com a cor vermelha, tudo fica mais simples: o gene que a define sempre domina, portanto, quando dois cães vermelhos são cruzados (mesmo com misturas de outros genes), sempre nascem cachorros vermelhos.
Devido a isso, existem muitas raças de cães para as quais a pelagem vermelha é a única aceitável de acordo com o padrão.
Raças de cães de pelo vermelho
Descreverei as raças de cães de pelo vermelho mais populares. Vou falar sobre recursos interessantes, nuances de cuidado e manutenção. E você pode escolher o amigo perfeito, vigia, caçador ou ajudante.
1 – Golden Retriever
O Golden Retriever é uma espécie de padrão entre os cães. Este é um animal de estimação bem-humorado e com educação adequada, nunca ofenderá ninguém.
Golden Retrievers são obedientes, inteligentes e fáceis de treinar. Eles fazem o possível para ajudar seus mestres. No entanto, os retrievers costumam ter problemas de saúde. Suas doenças de raça são displasia do quadril e degeneração da retina.
Os cães são propensos à obesidade, portanto, você precisa mimá-los com sabedoria.
2 – Galgo australiano
O galgo australiano é um cão grande (68–76 cm e até 36 kg) com pelo curto. O cachorro pode ser de várias cores, mas os cães com pelo vermelho ou branco são mais comuns.
A raça foi criada com base no Greyhound e Deerhound no século 17 na Tasmânia para caçar cangurus, coelhos e outros animais que destruíam terras agrícolas.
3 – Azawakh
Azawak é um galgo incomum da África. A cor é variada, mas as cores ensolaradas são preferidas: vermelho, malhado e laranja.
A raça ajuda tribos nômades na caça e proteção há mais de 15 mil anos. Apesar de quase 1.000 anos de reprodução e domesticação, o cão do Saara ainda não perdeu sua selvageria.
Com as pessoas a quem ele é apegado, ele é obediente. No entanto, seus antigos instintos, baixa orientação humana e alienação sempre prevalecem.
4 – Vizsla húngaro (amigáveis com estranhos)
O Vizsla húngaro é uma raça de caça. Esses cães se esforçam para manter um bom relacionamento com todos os membros da família, mas eles distinguem claramente um dono, a quem ouvem com atenção.
Vyzhla é um animal de estimação leal, mas esta raça tem suas desvantagens. Por exemplo, os companheiros têm dificuldade em tolerar a solidão e podem até começar a destruir a casa. Esses cães não podem ser usados de forma alguma como guardas: eles são amigáveis com estranhos.
5 – Akita Inu (cães independentes)
A raça japonesa Akita Inu é conhecida em todo o mundo graças às adaptações cinematográficas da história do fiel Hachiko, que durante 9 anos todos os dias vinha à estação na esperança de rever o falecido dono.
O Akita Inu tem uma pelagem típica das raças japonesas nativas: uma pelagem dupla com pelos grossos e um subpelo abundante.
Os cães são independentes, muitas vezes ignoram os comandos, embora os conheçam perfeitamente, e a educação requer uma abordagem especial e uma resistência infinita.
6 – Cocker Spaniel Inglês (caçador ideal)
O Cocker Spaniel Inglês se originou na Grã-Bretanha nos séculos 18 e 19. A raça foi criada como um caçador ideal.
Você se apaixona por um Cocker Spaniel por suas longas orelhas com franjas, um sorriso encantador e olhos escuros expressivos. Hoje, a raça é frequentemente adotada como cão de companhia e de esporte.
O Cocker Spaniel irá cativá-lo com seu caráter gentil e alegria. Mas leve em consideração o aumento da ansiedade e excitabilidade do cão, além da dificuldade de cuidado: cortes de pelos higiênicos regulares, pentear pelo menos três vezes por semana, limpar as orelhas a cada 3 dias.
7 – Basenji (gato no corpo de um cachorro)
Basenji é chamado de “um gato no corpo de um cachorro”. E não é de admirar. Esses antigos caçadores da África adoram escalar superfícies altas e quase não latem. Em vez de latir, eles emitem vários outros sons, desde miados e ganidos até grunhidos e grasnidos.
Uma das cores do basenji aceitáveis é o vermelho com manchas brancas nas pernas, peito e ponta da cauda. A pelagem é curta, quase inodora e hipoalergênica.
Hoje, os Basenjis são populares entre pessoas ativas. São excelentes companheiros para passeios e caminhadas.
8 – Bloodhound (excelente farejador)
O Cão-de-santo-humberto é conhecido desde o século XIII. Desde a Idade Média, esses animais de estimação são usados como cães de guarda e cães de busca. Tudo isso devido a um olfato incrível, perseverança e muito trabalho.
Representantes da raça sentem o cheiro deixado há 300 horas, podem distingui-lo de milhares de outros e caminhar centenas de quilômetros ao longo dele.
Bloodhound é adequado para os amantes de cães vermelhos: a cor dos cães é vermelha, mas tem cães com pelo preto e castanho.
Mas tenha em mente que os animais de estimação requerem muito espaço devido ao seu grande tamanho (58–72 cm e 40–54 kg), vivem pouco (7–9 anos), babam muito e são teimosos.
9 – Boxer
Apesar de sua aparência formidável, o boxer é um eterno cachorrinho e incansável criador de travessuras. Embora tenha qualidades vigilantes e protetoras, além de desconfiar de estranhos, o cão é infinitamente amoroso, afetuoso e brincalhão.
Ele raramente mostra agressão e nunca o mostra sem razão.
As cores da raça são baseadas em uma variedade de tons de vermelho: vermelho puro com manchas brancas, tigrado em um fundo vermelho principal e variações de fulvo – do amarelo claro ao fulvo profundo.
O Boxer é um cão de trabalho versátil. Ele é usado no exército, polícia, serviço de resgate e busca, como guia, resgatador e guarda-costas.
Ele também é um grande amigo e um atleta de alto nível.
10 – Dogue de Bordeaux
Dogue de Bordeaux ou Mastim Francês é um cão grande (45–50 kg e 58–68 cm) criado na França.
A cor da raça é sempre vermelha, em vários tons. Às vezes, o corpo dos cães é decorado adicionalmente com uma mancha preta ou vermelha no focinho, bem como manchas brancas no peito e nas pontas dos dedos.
O Dogue de Bordeaux é confiável, equilibrado, reconhece sua força e sabe como controlá-la. É um excelente vigia e guarda: não ataca sem motivo, mas em caso de ameaça protege furiosamente a casa e a família.
Ele se dá bem com pessoas e animais, adora crianças e perdoa todas as suas travessuras.
O pelo curto é penteado uma vez por semana com uma luva de pente. Não há necessidade de longas caminhadas: basta uma hora por dia.
No cuidado, a principal atenção é dada à limpeza das dobras do rosto e nutrição: Bordeaux são propensos à obesidade.
11 – Spaniel bretão (excelente caçador)
O Spaniel bretão é um cão de caça de tamanho médio com uma pelagem branca, na qual se espalham manchas vermelhas e castanhas, menos frequentemente manchas pretas. É um caçador incansável, companheiro amigo e familiar amoroso.
Spaniel bretão não pode ser mantido apenas como um animal de estimação. A raça adora trabalhar, caça qualquer ave em diferentes áreas em climas quentes e frios.
Os cães nascem caçadores. Mas o contato próximo com uma pessoa e a comunicação constante também são importantes para eles.
12 – Broholmer (Mastim Dinamarquês)
Mastim Dinamarquês é um grande cão de guarda (70–75 cm e 40–70 kg) de cor vermelha clara ou vermelha escura. Esta é uma raça ancestral descendente de cães de luta germânicos.
O mastim dinamarquês é um cão forte, confiante e calmo. Sua combinação de vigilância, alta orientação humana e amizade com os animais o torna um animal de estimação ideal para uma casa de campo. No entanto, a raça entra em conflito com outros cães, principalmente quando há confrontos entre dois machos.
A pelagem de Broholmer é curta, mas espessa. Portanto, ele perde pelo abundantemente: deve ser penteado 2-3 vezes por semana. Longas caminhadas também são necessárias.
13 – Griffon de Bruxelas
O Griffon de Bruxelas é uma raça ornamental nativa da Bélgica. O tamanho pequeno (26–32 cm e 3,5–6 kg) permite-se que mantenha um cachorro no apartamento. E por causa da simpatia inata, a raça se dá bem com crianças, outros cães e pequenos animais.
A pelagem do Bruxelas é dura, de comprimento médio, formando um bigode decorativo e uma barba no focinho.
Todos os tons de vermelho são encontrados na cor, uma mancha preta ou pelos escuros no corpo são possíveis.
Griffon não precisa de atividade física intensa. A educação exigirá paciência e perseverança, mas isso não é um problema: o cão precisa aprender as regras gerais de comportamento e alguns comandos básicos.
14 -Boerboel (cão de guarda agressivo)
Boerboel é uma raça semelhante a um mastim. Eles são cães de guarda agressivos, poderosos e grandes. Eles obedecem apenas ao proprietário, e suas ordens também são frequentemente ignoradas. A educação requer muita experiência cinológica: há muitos casos em que cães atacam pessoas.
A pelagem do Boerboel é curta, em todos os tons de vermelho e marrom. Uma mancha preta é obrigatória na face e tem cor escura nas orelhas.
O cuidado é simples: escovações e banhos ocasionais. A maior parte do tempo é gasta em caminhadas (pelo menos 10 km por dia), jogos e treinamento.
Cães de pelo vermelho – 15: Welsh Corgi Pembroke
O Corgi é uma raça pequena popular que se originou em Pembrokeshire, País de Gales. A moda apareceu graças a Elizabeth II, a rainha tinha cerca de 30 Pembrokes.
Apesar do seu pequeno tamanho (até 30 cm e 14 kg), o Welsh Corgi é um cão pastor.
Na maioria das vezes, existem dois tipos de cores:
- Vermelho-dourado com manchas brancas na parte inferior do abdômen, no peito, patas;
- Tricolor, em que a cor branco-avermelhada se combina com uma preta no dorso.
Pembroke é o companheiro urbano perfeito. Ele é igualmente afetuoso e obediente com todos os membros da família, se dá bem com outros cães e gatos, além disso, adora crianças.
Cães de pelo vermelho – 16: Setter Irlandês
O Setter Irlandês tem uma bela pelagem castanha que brilha ao sol em todos os tons de vermelho. A pelagem da raça é espessa, dura, sem subpelo. Mas o cão não precisa de escovação frequente.
Ele frequentemente desobedece e é difícil de treinar. A teimosia do animal é suavizada pela natureza suave e pelo amor pelo dono.
O setter é um cão de caça que precisa de muito movimento. O ideal é que o cão seja levado para fora da cidade, onde há muito espaço para correr.
Cães de pelo vermelho – 17: Terrier irlandês
O Terrier Irlandês é um cão de caça para lontras, coelhos e outros animais de médio porte. Esta é uma raça destemida e temperamental. Alegre e brincalhão, mas propenso a mudanças de humor e rebelde.
A pelagem do Irish Terrier é dura, de comprimento médio. Completamente vermelho ou cor de trigo. Devido à estrutura da pelagem, não desbota e fica ligeiramente manchada.
O tamanho médio (11–12 kg e 41–46 cm) permite que você obtenha um Terrier Irlandês em sua casa ou apartamento. Mas são necessárias muitas horas de caminhada para que o cão possa correr e brincar livremente.
Cães de pelo vermelho – 18: Cavalier King Charles Spaniel
O Cavalier King Charles Spaniel é um cão que seu peso não ultrapassa 5,5–8 kg. As primeiras menções a ele datam dos séculos XV a XVI. Como todos os spaniels, pode caçar pássaros. Mas por muito tempo o cão foi o favorito da nobreza e dos reis, que o transformaram em companheiro.
A pelagem não é fácil de cuidar: é penteado 2 a 3 vezes por semana.
Cães de pelo vermelho – 19 – Collie
O pastor escocês era originalmente uma raça de pastoreio. Desde a década de 90, após o lançamento da série “As Aventuras de Lassie”, na qual o collie desempenhava o papel principal, os cães tornaram-se populares como companheiros. Hoje também são utilizados como cães de serviço, guias e para participação em competições esportivas.
Os collies mais comuns são branco-avermelhados com fios pretos ao redor da cabeça, pescoço e cauda. A pelagem é de dois tipos: longa e curta.
O pastor escocês é muito inteligente e obediente. É um prazer treiná-lo. Embora o collie não goste de repetições monótonas. O cão não tem agressão nem desejo de dominar. Portanto, ela se dá bem com todas as pessoas e animais.
20 – Coonhound Vermelho é um dos cães de pelo vermelho
Coonhound é uma raça de cães de cor vermelha e tamanho médio (até 30 kg e 70 cm). Criado no início do século 19 nos Estados Unidos. Foi usado por caçadores para caçar guaxinins e javalis.
A pelagem vermelha do coonhound é completamente colorida em uma rica cor vermelha. Apenas pequenas manchas brancas são permitidas.
O Coonhound é voltado para a pessoa, ama a família, é solitário e se dá bem com crianças. Pode se dar bem com outros cães, mas nunca com gatos, roedores, pássaros, pois percebe os pequenos animais como presas.
21 – Lulu-da-pomerânia é um dos cães de pelo vermelho
O Lulu-da-pomerânia é um cão vermelho fofinho em miniatura cheio de alegria, brincadeira e emoção. O tamanho do cãozinho varia de 1,9-3,5 kg e 18-24 cm. Mas, apesar de seu físico pequeno, esses animais de estimação são corajosos.
O Lulu-da-pomerânia é uma boa escolha para quem mora na cidade. O cão se dá bem no apartamento, não é agressivo, adora jogos ativos e longas caminhadas.
Mas tenha em mente que a raça é barulhenta, frequentemente late e pode entrar em conflito com outros animais de estimação para chamar a atenção do dono.
22 – Rhodesian ridgeback é um dos cães de pelo vermelho
O Rhodesian Ridgeback é um cão da quente África, onde as tribos locais o usam para guardar e caçar leões.
Mas o Ridgeback não é apenas um caçador. É um companheiro versátil. Não existe uma direção que ele não tenha dominado: esportes, serviço policial, alfândega e operações de busca e resgate, terapia e muito mais.
A palavra ridgeback no nome foi atribuída devido ao traço característico da raça. A pelagem dos cães é curta e espessa.
Existem lendas sobre a inteligência dos cães leões, a lealdade, a habilidade de antecipar o perigo e proteger o dono dele. Com cães grandes (61–69 cm e 32–41 kg), você precisa fazer muito, embora não haja dificuldades especiais na educação.
23 – Shiba Inu é um dos cães de pelo vermelho
O Shiba Inu é a mais popular e a menor das raças japonesas originais. Sua altura não ultrapassa 35-40 cm, peso – 7-9 kg, e a cada ano apenas no Japão, 30.000 novos cachorros são registrados.
Shiba-Inu tem 4 cores. Mas vermelho com manchas brancas é a mais comum.
24 – Dachshund é um dos cães de pelo vermelho
Dachshunds são os cães de caça mais antigos. Suas imagens foram encontradas durante escavações no Egito Antigo. Assim, o trabalho de criação completo começou na Alemanha no século XVI.
No passado, foi um caçador formidável e um lutador destemido com raposas e texugos, o dachshund ainda não perdeu suas habilidades. Mas hoje a natureza da raça está se tornando mais suave: a maioria dos cães é afetuosa até mesmo com estranhos e se dá bem com outros animais.
Dachshunds têm muitas cores. Um dos mais populares é o vermelho. A pelagem é de dois tipos: lisa ou longa.
25 – Chow Chow é um dos cães de pelo vermelho
Chow Chow é a raça chinesa mais antiga. Sua história remonta a pelo menos 2.000 anos.
Chow Chow tem uma aparência incomum. Os cães grandes (20–32 kg e 46–56 cm) assemelham-se a um cruzamento de urso e leão. Além disso, a pelagem é fofa, parece pelúcia, pode ser longa ou curta.
A cor da raça é variada, mas o vermelho ou o creme são mais comuns. Uma característica é a língua preta.
Apesar de seu tamanho, o chow-chow se sente bem no apartamento. O cão vai se aquecer no sofá o dia todo. Ao mesmo tempo, o animal caminha muito e com prazer.
26 – Shar Pei é um dos cães de pelo vermelho
Shar Pei é uma raça chinesa ancestral. Assim, o Shar Pei sempre foi uma raça de guarda e caça. Ele frequentemente participava de lutas de cães.
Os Shar Pei são reconhecidos por sua aparência incomum: pelos curtos e eriçados, semelhantes à cabeça de uma foca, numerosas dobras no focinho e torso, bem como uma língua azul ou roxa. São muitas as opções de cores, inclusive em diversas variações.
Uma característica única da raça é sua baixa sensibilidade à dor. Por causa disso, muitas doenças e lesões são descobertas tarde demais.