Você já deve ter percebido que algumas raças de cães adoram nadar e não perdem uma oportunidade de se jogarem de cabeça em uma piscina, mar ou lago.
Mas isso acontece apenas com algumas delas, pois nem todos eles gostam de água. Na verdade, alguns cachorros não suportam nem chegar perto de locais molhados.
Por isso, é fundamental conhecer muito bem quais são os cãezinhos que gostam e os que não gostam de água.
Sendo assim, conheça nesse texto as raças que adoram nadar e veja várias curiosidades sobre esse tema.
Cães adoram nadar? Raças de cães que são nadadores incríveis
Existem as raças de cachorros que são nadadores incríveis. Esses geralmente são os que possuem patas alongadas e com a musculatura bastante forte.
Os dedos dos pés também possuem membranas, bastante semelhantes às dos pés de patos. Isso ajuda na natação.
Você percebe facilmente quando um cão é nadador porque ele não pode ver um pouco de água que vai logo se jogando para brincar. Esses animais também amam pegar objetos dentro da água.
E aí, ficou curioso para saber quais são as raças de cães que adoram nadar? Conheça algumas delas nos próximos tópicos.
1. Labrador Retriever é uma das raças de cães que adoram nadar
O Labrador é um dos melhores nadadores do mundo canino, pois além de ter a composição corporal adequada, também se diverte com a atividade.
A estrutura muscular forte e os membros firmes são fundamentais para que o cão consiga nadar. O corpo arredondado por inteiro também contribui para uma boa flutuação.
A relação dessa raça com a água é muito antiga e, vem desde os seus ancestrais mais antigos. Muitos anos atrás, a pesca era muito comum e, os homens levavam os seus cães junto com eles para ajudarem na captura da presa.
Naquela época as varas de pescar e demais acessórios não eram tão eficientes. Por isso, os pescadores dependiam dos animais para a captura dos peixes.
Com o passar dos anos a seleção dos animais levou à criação e aprimoramento dessa bela raça e, os seis integrantes foram desenvolvendo cada vez mais habilidades impressionantes.
Inclusive, hoje em dia esses animais são usados em operações de salvamento e resgate de pessoas dentro da água.
2. Setter Irlandês é um dos cães que adoram nadar
Pouco se sabe sobre as origens exatas dessa raça, mas de uma coisa se tem certeza: ela é uma das raças de cães que adoram nadar.
Por volta do início dos anos de 1800, essa raça começou a se popularizar na Irlanda, sobretudo devido às suas habilidades como caçador.
Isso fez esses cães ficarem conhecidos pelas suas habilidades de movimentação e caça em terra firme.
Mas pouca gente sabe das habilidades de natação do Setter Irlandês. Além de adorar a água, a sua estrutura corporal favorece a movimentação nesse ambiente.
3. Golden Retriever também está entre as raças de cães que adoram nadar
O Golden é um cão que se familiariza facilmente com o ambiente aquático. A água pode ser tanto ambiente de diversão quanto de caça.
Afinal de contas, a raça surgiu originalmente da necessidade de se ultrapassar barreiras na vegetação e, não temer a água gelada.
Além da caça, esses animais também foram por muito tempo treinados para o resgate de pessoas e animais em água fria. Eles são usados até hoje com essa finalidade.
Além de ser um excelente animal de trabalho, o Golden é também um incrível cão de companhia, dócil, companheiro e fiel.
Com alto nível de energia e um corpo forte capaz de se locomover bem na terra e na água, essa é uma raça que estará sempre associada aos ambientes aquáticos.
É comum que desde bem pequenos os animais dessa raça se joguem na água sem pensar duas vezes. Por isso, é primordial supervisionar o animal em locais onde haja piscina ou rios.
4. Chesapeake Bay Retriever
Essa é uma raça incomum no Brasil, que é considerada a principal ancestral do Terra Nova e de alguns retrievers.
Ao longo do tempo essa raça aprimorou as suas habilidades na água e, por isso ela é considerada atualmente imbatível nessas atividades.
Esses cães conseguem nadar com eficiência e sem se intimidarem até mesmo nas piores condições climáticas possíveis.
Mesmo que hoje em dia a raça seja muito mais usada como cão de companhia, o instinto da natação ainda prevalece.
Por isso, se os tutores conseguirem estimular os animais a praticarem atividades aquáticas, é melhor para o desenvolvimento corporal. As atividades devem inclusive ser intensas.
5. Cão D’Água Português
O Cão D’Água Português é uma raça proveniente do litoral do país europeu que lhe confere esse nome.
A raça surgiu originalmente para acompanhar os tutores pescadores em suas aventuras na água. Assim, os cães eram usados como ajudantes nos barcos, seja buscando itens que caíam na água ou levando os cardumes de peixes até as redes.
Para isso, obviamente eles precisavam de uma grande habilidade de natação. Por mais que hoje eles sejam animais de companhia, ainda são ótimos como nadadores e amam essa atividade para gastarem a grande energia que possuem.
6. Entre as raças de cães que adoram nadar está o Cão D’Água Frisado
Essa é uma raça que já tem mais de quatro séculos, e surgiu para a caça de animais de pequeno porte, o que inclui pequenos mamíferos e aves aquáticas.
Por isso esse animal é um exímio nadador, com habilidades aquáticas excelentes e, uma boa agilidade nesse ambiente.
Antigamente, as lontras eram um grande incômodo para os pescadores e, os cães dessa raça ajudavam na caça desses animais.
Além disso, eram grandes companheiros dos seus tutores e, continua sendo um ótimo amigo nos dias atuais.
Mesmo que atualmente ele já não nade mais tanto, ainda gosta bastante de água.
7. Terra Nova uma raça gigante que adora nadar
O Terra Nova se originou oficialmente no Canadá e, é uma raça incomum no Brasil. Esse é um cão enorme e imponente, dos pelos longos, que chama a atenção.
O seu temperamento dócil e o companheirismo conquistam qualquer pessoa que conviva com animais da raça.
Excelente companheiro para pessoas de todas as idades, é difícil imaginar que esses animais gigantes são nadadores muito habilidosos.
Na verdade, a raça foi desenvolvida para auxiliar em resgates na água e, eles de fato se sentem muito bem quando podem nadar.
8. O Poodle também é um ótimo nadador
Talvez você jamais tenha imaginado essa bolinha de pelos nadando, mas os cães Poodle se saem muito bem em ambiente aquático.
Inclusive, na Alemanha, onde eles se originaram, ficaram conhecidos como cães da água. Só isso já é um forte indício de que esse animal gosta muito de nadar.
Inclusive, esses cães têm um nível de energia extremamente alto e, são capazes de passar horas na água.
Além disso, essa á uma raça que responde bem ao adestramento e, por isso, pode aprender facilmente os esportes aquáticos.
Muitas raças de cães adoram nadar
Para os seres humanos, é muito comum gostar de nadar ou se divertir com a água. A natação e atividades afim são ótimas formas de exercitar e, ao mesmo tempo relaxar o corpo em diferentes momentos.
Para os humanos, a natação é vista inclusive como uma terapia excelente, que ajuda a diminuir as dores e, também fortalecer articulações.
Músculos mais fortes e uma respiração mais eficiente e bem controlada também são alguns dos benefícios dessa atividade aquática.
Os benefícios observados em humanos também se estendem aos cães. No entanto, no caso dos animais isso não vale para qualquer raça.
Existem algumas específicas que amam água, mas há outras que nem tanto. Na verdade, nem todos os animais possuem a composição corporal certa, que lhes permita nadar.
Os indivíduos de raças que possuem penar curtas e focinhos achatados, por exemplo, não são bons nadadores.
O peito mais largo em relação à traseira também é um fator que dificulta bastante a natação. É o caso dos Pug, Bulldog e Dachshund, por exemplo.
Mesmo que eles consigam nadar, jamais devem ser deixados sem nenhum tipo de monitoramento, pois correm perigo de se afogarem.
Todas as raças de cães adoram nadar?
Muita gente pensa que todo cachorro sabe nada. Inclusive tem gente que coloca o animal na água e espera que ele saia nadando.
Obviamente, se você fizer isso, o animal vai começar a mexer as patas por instinto, mas isso não significa que ele realmente seja um nadador.
Não existe nenhuma determinação genética que provoque em todos os animais da espécie uma programação para lidar bem com a água.
Por isso, é fundamental ter muito cuidado com isso para se evitar acidentes graves que posam comprometer a vida dos animais.
Isso porque apenas o movimento natural de remo não é o suficiente para o cão e manter na superfície e, ele pode acabar se afogando e tendo graves problemas.
Os cachorros que se dão bem com a natação possuem diversas adaptações que o ajudam com isso.
Formato do corpo, musculatura, pelagem e formato do focinho são apenas algumas das características que o ser humano selecionou nesses animais para que eles se tornassem bons nadadores.
Ou seja, apenas a movimentação não basta. É fundamental que o formato do corpo do cão seja adequado para o nado.
Algumas raças de cães que não se dão bem com a água
Se por um lado existem raças de cães que adoram nadar, por outro há aqueles que não são bons com essa atividade.
Raças que possuem os membros curtos, como o Pug e Buldog, por exemplo, não conseguem realizar os movimentos adequadamente.
O corpo mais alargado na parte da frente e mais estreito atrás também não contribui positivamente com a natação.
Além disso, essas são raças braquicefálicas, ou seja, os animais têm o focinho curto e achatado, o que dificulta bastante a respiração adequada.
Há também o caso do Dachshund e o Basset Hound, que também têm os membros curtos e a composição corporal muito alargada.
O Bull Terrier, por sua vez, têm a cabeça pesada que também dificulta a natação porque eles não conseguem manter o focinho fora da água.
O caso do Chow-Chow é diferente, pois ele tem o formato do corpo muito bom para a natação. Mas a pelagem densa absorve tanta água que ele fica muito pesado.
Além disso, a maior parte dos cães dessa raça não tem afinidade com a água.
Existe ainda outras raças que não sabem nadar, como é o caso do Buldogue Francês, Pequinês, Shih Tzu e Bozer, por exemplo.
Cuidado com acidentes com a água
Existem raças de cães que adoram nadar e outras que nem tanto. Além disso, a aptidão com a água pode variar de indivíduo para indivíduo.
Acima de tudo, é fundamental ter em mente que nem todos os cães sabem nadar. Por isso, nunca tente jogar o seu animal na água para ver a sua reação.
Isso pode provocar um grave acidente, principalmente se o seu cão tiver alguma das características que dificultam o nado, como patas curtas ou focinho achatado.
Caso o seu cão tenha isso e, você queira leva-lo para nadar, pode fazer isso desde que coloque um colete salva vidas no animal.
Eles são confortáveis e muito seguros, além de terem alças que ajudam o tutor a segurar o animal para ajuda-lo a aprender a nadar.
Além disso, jamais deixe o animal sozinho na piscina porque ele pode se cansar demais e ter uma cãibra e acabar se afogando.
Também é desejável que a piscina tenha alguma escada que permita o animal sair a hora que ele quiser sem precisar de ajuda.
Se o seu cão nunca entrou na água, você deve deixa-lo ir no seu próprio ritmo para evitar traumas e uma excesso de agitação do animal que possa causar problemas.
Também procure fazer essa adaptação quando você tiver tempo livre porque pode levar um tempo para o seu animal se adaptar à água.
Brinquedos podem ajudar a deixar o animal mais estimulado a nadar e, para fazer com que ele se sinta bem na água.
Conclusão
Como você viu, existem várias raças de cães que adoram nadar e, outras que nem tanto. Independentemente disso, tenha paciência quando quiser levar seu cão na piscina. Ele pode precisar de um tempinho para se acostumar com a água.