Raças de cães irlandeses: Irlanda é cheia de encantos, um lugar muito procurado por possuir belas paisagens e por sua cultura. Além de toda beleza, a Irlanda também possui cães nativos peculiares, que todo amante dos caninos precisa conhecer. Conheça as raças de cães irlandeses.
Aqui você vai encontrar uma raça que é ótima nadadora, como um gigante guerreiro caçador de lobos. Também não pode faltar um Terrier de pelos azuis. Então não deixe de conferir sobre esses maravilhosos cães irlandeses.
Spaniel D’água Irlandês
Quem encontra um cão dessa raça de cães irlandeses, deve logo pensar que se trata de um Poodle marrom por suas características físicas parecidas, mas o Spaniel D’água Irlandês é um cão que possui suas próprias peculiaridades.
O cão possui uma origem incerta, mas é uma raça bem antiga. A raça apareceu na Irlanda em 1830, mas um livro de 1607 ilustrou e descreveu um cão com as características da raça. É provável que esse Spaniel tenha sido desenvolvido por duas raças, o South Country water spaniel e o North Country water spaniel.
O Spaniel d’água Irlandês é um cão muito resistente e habilidoso na água, muito usado como auxiliar de pescadores, capturando peixes e aves aquáticas.
Ele é um ótimo nadador que não vai perder a oportunidade de passar um bom tempo brincando na água. A raça possui um nível de inteligência alta, o que facilita o treinamento, mas também é dono de um pensamento próprio e pode acabar tendo um comportamento teimoso.
É um cachorro muito ativo, que gosta de brincar com seus tutores. Tem um comportamento gentil e não agressivo, podendo conviver muito bem com crianças.
Esse Spaniel chama bastante atenção por suas características físicas. A pelagem encaracolada e densa faz lembrar um Poodle, só que os Spaniel d’água só é aceito na cor marrom.
E a cauda do Spaniel é em formato de rabo de rato. O Spaniel d’água Irlandês é um cão muito belo e com grandes habilidades, mas é uma raça muito rara.
Algumas especificações
- Origem – Irlanda
- Nome original – Irish Water Spaniel
- Peso – 20 a 31 kg
- Tamanho – 51 a 59 Cm
- Porte – Médio
- Pelo – Denso, firme e crespo
- Cores – Fígado sólido (marrom avermelhado profundo)
- Expectativa de vida – 12 a 13 anos de vida
Além disso, conheça também as raças de cachorro preto e branco: Quais as raças?
Kerry Blue Terrier : um dos cães irlandeses de pelagem azul
Esse cão é uma das raças de cães irlandeses cheio de energia e muito trabalhador, o que é comum entre os Terriers, mas com uma linda pelagem azul. É uma raça não muito conhecida, mas que tem ganhado amantes pelo mundo.
Ele é brincalhão, muito leal e valente. É uma raça muito esperta e independente, então é normal que ele seja um pouco teimoso. O Kerry Blue é ótimo com crianças, muito amável e protetor. O cão dessa raça gosta de ficar ao ar livre, é típico dele correr atrás de alguma presa e cavar.
A raça é originária do Condado de Kerry, na Irlanda. O Kerry Blue era usado para caçar ratos, pássaros e na guarda de rebanhos. Alguns documentos de 1847 descrevem um cão com característica de um Kerry Blue Terrier, fazendo referência sobre a cor azulada com marcas pretas.
Esse cão trabalhador começou a ganhar popularidade ao participar de uma exposição em 1913, ganhando o gosto popular e tornando-se um ótimo cão familiar.
Uma característica marcante do Kerry Blue Terrier é sua coloração, um azul acinzentado. O Kerry também possui uma pelagem espessa na cabeça, com sobrancelhas, bigode e barba bem farta. O corpo é bem proporcional e desenvolvido. A cauda é fina e ereta.
Algumas especificações
- Origem – Irlanda
- Nome original – Kerry Blue Terrier
- Peso – 15 a 18kg
- Tamanho – 44 a 50 Cm
- Porte – Médio
- Pelo – Macio, farto e ondulado
- Cores – Azul em qualquer tonalidade (com ou sem pontas pretas)
- Expectativa de vida – 12 a 15 anos de vida
Além disso, conheça as Raças de cachorros alemães – de Doberman a Dachshund
Lébrel Irlandês: um dos cães irlandeses mais antigos
Essa é uma das raças de cães irlandeses muito antiga, com citações sobre a raça em 391a.C sendo comparado como um lobo irlandês. Esse cão era usado em guerras, puxando homens em carruagens.
Considera um cão muito corajoso e feroz, caçando alce e lobo. Um verdadeiro guerreiro na batalha. Uma lei irlandesa chegou a permitir que somente reis e nobres pudessem possuir um Lébrel Irlandês.
A raça foi quase extinta em 1800, sendo um dos principais motivos a extinção do alce e do lobo na Irlanda. A raça sobreviveu e ganhou reconhecimento do The Kennel Club em 1925.
Mesmo com sua fama de guerreiro e seu aspecto forte, o Lébrel Irlandês é um gigante gentil. Ele é um grande cão, mas muito tranquilo, com uma boa convivência, sem agressividade e muito afetuoso com sua família.
Ele também tem uma boa amizade com crianças e outros animais. Ele é um cão que deve ser criado em um lugar muito espaçoso, já que ele é um grandão. É um cão que não precisa de um alto nível de atividade, sendo suficiente uma caminhada ou corrida.
O tamanho de um Lébrel Irlândes impressiona. Um grandão com uma aparência forte, elegante e dominante. A cabeça é longa e plana, com olhos escuros, orelhas pequenas e o focinho moderadamente pontudo.
Algumas especificações
- Origem – Irlanda
- Nome original – Irish Wolfhound
- Peso – 48 a 54 kg
- Tamanho – 76 a 81 Cm
- Porte – Grande
- Pelo – Áspero e duro, mas os pelos sobre os olhos são em arame
- Cores – Cinza, tigrado, vermelho, preto, branco puro e fulvo
- Expectativa de vida – 6 a 8 anos de vida
Setter Irlandês
O Setter Irlandês ruivo e branco é uma das raças de cães irlandeses, mas que não possui certeza sobre suas origens. Alguns acreditam que a raça surgiu entre o cruzamento das raças Spaniel Irlandês e Setter Irlandês.
Esse Setter é o mais antigo do grupo, sendo que foi através dele que desenvolveram o Setter Irlandês Ruivo, e por essa causa o branco e ruivo quase foi extinto, já que os criadores se concentraram apenas na variante ruiva. O Setter Irlandês ruivo e branco é considerado raro, sendo difícil de encontrar em seu país natal.
Ele é um típico cão brincalhão e amigável. Um ótimo companheiro para crianças, ele é muito amável e convive tranquilo com outros animais. Esse Setter é bastante ativo, ele precisa de um bom tempo se exercitando, também precisa de estímulos intelectuais ou fica entediado com facilidade.
Essa é uma raça que precisa de paciência no treinamento, ele precisa aprender no seu próprio tempo. O Setter Irlandês vermelho e branco foi reconhecido pelo American Kennel Club em 2009.
Essa é uma raça muito bonita, seu pelo longo e liso na cor branca e manchas ruivas. Ele tem uma aparência espirituosa, forte, bem equilibrado e proporcional.
Ele possui uma expressão gentil e amigável, com olhos escuros e as orelhas deitadas perto da cabeça. O corpo é longo, musculoso e arqueado
Algumas especificações
- Origem – Irlanda
- Nome original – Irish Red and White Setter
- Peso – 25 a 35kg
- Tamanho – 61 a 71 Cm
- Porte – Grande
- Pelo – Longo e sedoso
- Cores – Só é permitido na cor branca com manchas na coloração ruiva
- Expectativa de vida – 10 a 14 anos de vida
Kerry Belga: um dos cães irlandeses caçador
Mesmo recebendo um nome Belga, essa raça é bem diferente do típico Belga, ele é um cão com um porte maior e um caçador. Ele é agressivo com uma presa, mas essa agressividade é reservada só para as caçadas.
Com a família é um cão muito equilibrado e companheiro. Ele é paciente e brincalhão com crianças e convive com tranquilidade com outros cachorros. É um cão alerta, que fica ligado com o que ocorre ao seu redor, sendo um bom cão de guarda.
O Kerry Belga é uma raça muito inteligente e precisa de atividades que estimulem o cérebro. O treinamento dessa raça costuma ser fácil, ele responde muito bem aos treinamentos usando métodos positivos e baseado em reforço.
A obediência é outro atributo que essa raça possui e que facilita o treinamento.
Essa é uma das raças mais antigas da Irlanda, com pedigrees datados em 1794. Não se sabe ao certo a origem dessa raça, nem quais raça foram usadas no desenvolvimento do Kerry Belga.
Tem até uma lenda de que essa raça foi desenvolvida por um par de cães que fugiram da arca de Noé. O Kerry Belga quase foi extinto em 1847, durante a grande fome na Irlanda. A raça só é reconhecida pelo Irish Kennel Club, reconhecido oficialmente em 1991.
O Kerry Belga é uma dos cães irlandeses usados para caçar raposas e lebres, usando sua capacidade olfativa.
É uma raça com uma estrutura musculosa com um porte entre o médio e o grande. Tem um pescoço forte e ligeiramente arqueado com uma cabeça longa e larga.
Os olhos são grandes e em formato oval nas cores amarelo, âmbar e marrom bem escuro. As orelhas são longas e penduradas. A pelagem é curta, liso e rente ao corpo, podendo ser nas cores castanho e preto, castanho e branco, manchada de azul e preto e castanho.
Algumas especificações
- Origem – Irlanda
- Nome original – Kerry Belga
- Peso – 20 a 27 kg
- Tamanho – 56 a 66 Cm
- Porte – Médio ao grande
- Pelo – Curto e liso
- Cores – Castanho e preto, castanho e branca, manchada de azul e preto e castanho
- Expectativa de vida – 10 a 14 anos de vida