Apresentamos o Cão Chinês Chongqing, uma raça de cães muito rara da China.
O Cão Chinês Chongqing é um cão de tamanho médio originário da cidade de Chongqing, na China.
A raça é conhecida por seu temperamento forte, boa aparência e pelagem única que pode ser preta ou bronzeada.
Os cães Chongqing eram caçadores habilidosos, eles também protegiam o gado e serviam como cães de guarda em fazendas rurais.
Vamos conhecer mais sobre essa raça!
A principal característica da raça Chongqing
Como já dissemos, esses cães são representantes de uma raça cara e rara, muito difícil de encontrar.
No entanto, a característica distintiva mais importante da raça não é o seu pequeno número, mas o sangue completamente puro. Em outras palavras, esta raça apareceu:
- Por conta própria;
- Sem a intervenção de criadores de cães;
- Sem se misturar com cães de outras raças.
Por muitos anos desde a sua criação, esta raça não mudou, mantendo a pureza de seu sangue, razão pela qual é tão valiosa hoje.
A propósito, as qualidades mentais desse animal também mantiveram sua pureza nacional e selvagem. Então, Chongqing é como um verdadeiro guerreiro Dafu, sem temor, com coragem e instinto infalível, o que o torna maravilhoso.
Um pouco de história sobre a origem da raça Chongqing
A história dos cães desta raça começa há mais de dois mil anos no país que hoje é conhecido como sua pátria – a China. Se falamos de um local mais específico, estamos falando da província do sudoeste deste país, que deu o nome à raça desejada – a província de Chongqing.
A história exata da origem da raça de cachorro chinesa não é conhecida até hoje. Os historiadores encontraram apenas dados vagos na literatura e arte mas não tem informações específicas.
Os primeiros cães da raça apareceram cerca de 2000 anos atrás, durante a dinastia Han, mas a raça não teve ampla distribuição.
Nos tempos antigos, os Chongqing eram usados na proteção e caça. Seu físico, caráter e coragem eram ideais para esses propósitos. Esses cães defenderam seus donos e suas posses e ajudaram a capturar não apenas pequenos animais, mas também grandes animais.
Há rumores de que os cães Chongqing não tinham medo de caçar até tigres.
Nos tempos antigos, os cães de Chongqing eram mantidos exclusivamente nos palácios dos imperadores chineses. Apenas as próprias pessoas mais augustas, ou seus associados próximos, poderiam possuir um cão assim.
De qualquer forma, chongqing nos tempos antigos era um símbolo de que seu dono pertencia à nata da sociedade.
A baixa prevalência da raça, que ocorreu há muito tempo, é explicada pelo fato de que a província de Chongqing e os animais da raça que estamos interessados em habitar estão há muito isolados do mundo exterior.
A própria China era então um país muito fechado a representantes de outros países, razão pela qual a transferência de animais para o território da América ou para a Europa estava absolutamente excluída.
Várias vezes a raça esteve a beira da extinção. Até hoje, seus representantes são poucos, mesmo na própria China.
Desde 2000, a Associação Cinológica da China cria e distribui Chongqing com o apoio do clube nacional desta raça e criadores individuais.
Descrição da raça Chongqing: características
Você ficará surpreso, mas esta raça não possui nenhum critério do padrão da raça, reconhecido no cenário internacional “canino”.
O fato é que uma prevalência tão insignificante da raça foi a razão pela qual ela nunca foi reconhecida pela Federação Cinológica Internacional.
Fora da China, as pessoas quase não ouviram falar dos cães de Chongqing, por isso é difícil falar oficialmente sobre qualquer uma de suas características típicas.
No entanto, o Chongqing tem muitos traços comuns a todos os membros da raça. Vamos ver de que tipo de dados externos estamos falando.
Vida longa
Você já reparou que a Internet está repleta de artigos de que os habitantes de países asiáticos, como Japão ou China, são verdadeiros centenários, graças à sabedoria e aos dados genéticos especiais desta nação.
Além disso, aparentemente, o clima da China ou qualquer uma de suas outras características dão à população anos de vida anormalmente longos, já que representantes da família canina e da raça Chongqing também pertencem ao categoria de centenários.
Assim, o Chongqing pode viver até 20 anos.
Corpo
A raça que estamos considerando está incluída na categoria de cães de tamanho médio. Os indicadores máximos para eles são os seguintes:
- A maior altura na cernelha que este cão pode atingir é de 34 centímetros;
- A maior característica de peso dos representantes desta raça será igual a 23 kg.
Indicamos os parâmetros acima para machos pertencentes a esta raça. Nas fêmeas, tanto a altura quanto o peso serão alguns centímetros ou um quilo a menos.
O corpo desses cães é um retângulo. Ao mesmo tempo, os animais são muito fortes. Além disso, possui outras qualidades distintas que ajudaram esses animais a caçar com sucesso nos tempos antigos.
Durante a corrida, os cães de Chongqing podem desenvolver velocidades incríveis, graças aos membros proporcionalmente desenvolvidos. A parte traseira está localizada nesses cães em uma linha reta.
Pelos
Os pelos de Chongqing são curtos em comprimento. Esses cães pertencem ao grupo de pelos lisos e curtos, o que adiciona um charme extraordinário à sua aparência.
Cabeça
A cabeça deste cão tem uma forma um tanto quadrada. O focinho é achatado na ponta, largo da borda da testa até o nariz, praticamente não afilando.
As orelhas na cabeça estão localizadas quase no ponto mais alto, sua forma é reta, elas mesmas parecem um típico triângulo pontiagudo.
A mordida desses cães tem um formato de tesoura, em geral, mordidas menores também são permitidas de acordo com o padrão não oficial, mas apenas com a condição de que nenhum dente saia da boca do cão em seu estado fechado.
Olhos
Quanto aos olhos desses cães, sua forma é redonda.
Falando da cor da íris, entende-se que ela estará em harmonia com a cor principal da pele. Como regra, estamos falando dos seguintes tons:
- Chocolate escuro;
- Castanho.
Personalidade do Chongqing
Os representantes desta raça são, em todos os aspectos calmos e equilibrados, enquanto lutam com muito zelo por independência.
No entanto, essas qualidades não apenas não interferem no estabelecimento de contato próximo com uma pessoa, mas até contribuem para isso. Portanto, para conquistar o respeito e o coração de Chongqing, o proprietário deve ter:
- Temperamento forte;
- Bom coração;
- Responsabilidade.
Se você conseguiu ganhar o respeito de um filhote de chongqing, certifique-se de que o cachorro crescerá com a firme convicção de que você é o chefe.
As principais características relacionadas à personalidade do cachorro são:
Coragem
A coragem desses animais os torna destemidos no bom sentido, porém, não sem cautela.
Portanto, esses animais não têm medo não apenas dos maiores de sua espécie, mas também desconfiam de pessoas que não conhecem.
Esse traço de caráter levou à alta popularidade do animal como guarda do território privado. Se você encontrar um chongqing, na maioria dos casos ele viverá em território privado, enquanto desempenha as funções de um bom defensor de casa.
Entendimento do que está acontecendo ao redor
A astúcia desses cães chineses é lendária. Assim, esses animais se adaptam com muita habilidade ao humor do dono, seja ele qual for, encontrando um compromisso e são adequados apenas quando o animal está de bom humor.
Além disso, eles sentem perfeitamente as intenções negativas de outras pessoas e dão sinais apropriados ao proprietário com comportamento fora do padrão.
Amor pelas crianças
Uma vantagem muito notável de chongqing é o amor por crianças pequenas.
Chongqing nunca levantará uma pata ou mostrará o dente para seu filho. Ele permanecerá leal as crianças até o fim, mesmo que elas se comportem como um monstrinho.
Sua tarefa nesta situação é explicar ao bebê que o cachorro é uma criatura que precisa de seus cuidados e sente dor da mesma forma que uma pessoa.
Instinto de caça
Como os representantes desta raça perseguem pequenas presas na China há muitas centenas de anos, se você é agricultor e mantém gado em seu local, terá que considerar ainda mais sua segurança, que se manifestará isoladamente de seu chongqing.
Ao mesmo tempo, é necessário entender que o cão pode mostrar engenhosidade.
O animal não poupará parte das criaturas vivas e provavelmente esmagará todos. Portanto, verifique cuidadosamente as gaiolas e cercados e eduque o cão de forma que ele nem pense em se aproximar dos animais, caso contrário, você corre o risco de causar danos à casa.
Chongqing: regras de cuidado e manutenção
Agora que consideramos as características da estrutura física deste cão, as características de seu exterior, bem como seu caráter, podemos prosseguir para uma discussão sobre as regras para cuidar dele.
Apartamento ou casa
É altamente indesejável manter um cachorro como Chongqing em casa. Ao mesmo tempo, é muito importante que o local seja cercado, quanto mais alto melhor, pois o Chongqing, sentindo uma vítima em potencial, pode querer pular a cerca e se agarrar a ela.
As melhores condições para manter este cão são:
- Deentro da casa;
- Grande área de jardim;
- Área cercada com uma cerca alta.
Se você mora fora da cidade e decide comprar um chongqing, colocar seu animal de estimação em um apartamento é sua pior decisão.
Você não pode fazer isso, porque, de fato, você limitará novamente o território de movimento do animal, e isso levará às mesmas consequências, ou seja, evoluirá para depressão e raiva incontrolável.
Cuidado capilar
Quanto aos cuidados com a pelagem, é minimizado para representantes desta raça, pois a muda, de fato, ocorre apenas duas vezes por ano.
Ao longo do resto do ano, o pelo curto destes cães cai em quantidades muito pequenas, no entanto, ainda é muito importante realizar várias atividades com ele para proteger o cão do desenvolvimento de doenças de pele a que esta raça está predisposto.
Pentear o pelo do cachorro
A frequência deste procedimento é de 1 a 3 vezes no período de um mês. A eficácia desta medida preventiva é extremamente alta, permite minimizar as doenças da pele massageando a pele e causando fluxo sanguíneo para ela.
O segundo cuidado é o banho
Não é necessário realizá-lo com frequência, cerca de uma vez em um período de 6 a 7 meses. Claro que, se o seu cão chafurdar na lama, você terá que banhá-lo, porque neste caso, deixar lama no corpo significa novamente provocar doenças de pele.
Os meios pelos quais o cão será limpo são shampoos naturais feitos especificamente para cães, feitos diretamente de várias ervas projetadas para peles sensíveis.
Outros procedimentos de higiene
Escovar os dentes é a próxima tarefa dos donos de cães de Chongqing
É necessário realizar este procedimento cerca de 2-3 vezes por mês, é melhor limpar não apenas a placa com uma escova, mas também massagear as gengivas, removendo pedaços de comida presos.
Este procedimento é desagradável para os cães, no entanto, desde que você compre uma pasta especial para cães saborosa, tudo funcionará perfeitamente.
Limpar os ouvidos com um cotonete também é essencial.
Você pode umedecer este cotonete em solução de óleo vegetal. É realizado pelo menos duas vezes por mês, enquanto a limpeza do canal auditivo não deve acontecer.
O corte de unhas é outra atividade importante.
É necessário apenas no caso em que você, no entanto, foi contra a natureza e trouxe este cachorro para o apartamento. Se o bichinho passa a maior parte do dia na rua, acredite, ele mesmo desgasta as garras facilmente.
O exame oftalmológico regular também é obrigatório para chongqing, embora seja melhor fazê-lo todos os dias, removendo-o com um cotonete umedecido com uma solução especial dos olhos do animal:
- sujeira;
- pó.
Se você realizar todos os cuidados listados acima e começar a manter seu animal de estimação de acordo com as regras, seu animal de estimação terá a garantia de estar saudável e feliz.
Alimentação do Chongqing
A alimentação destes cães, ao contrário de muitas outras raças, é recomendada exclusivamente com alimentos naturais, uma vez que os alimentos secos obviamente encurtam sua vida útil.
A base da dieta neste caso será 60-70% de carne, às vezes substituída por outros produtos proteicos.
Variedades de carne como carne de porco e outros produtos à base de carne não devem ser dadas, pois são muito prejudiciais para o trato gastrointestinal do cão. No entanto, miudezas podem ser incluídas na dieta por um dia na semana.
Quanto aos vegetais, eles podem ser cozidos e deixados crus. Muito útil para Chongqing:
- abobrinha;
- abóbora;
- folhas de alface;
- beterraba;
- cenoura;
- repolho.
Também é possível incluir na dieta desses cães produtos lácteos fermentados e ovos. Ao mesmo tempo, o leite é proibido, pois afeta negativamente o sistema digestivo dos cães
A frequência de alimentação deste cão na idade adulta é de 3 vezes ao dia, nos filhotes- 5 ou 6 vezes.
- Veja mais: Os principais mitos sobre o vira-lata
Doenças da raça
Infelizmente, o isolamento da raça na China levou ao fato de que esses animais sofreram mutações e adquiriram uma tendência hereditária para muitas doenças diferentes.
Como já dissemos, as doenças de pele são muito, muito facilmente encontradas por cães desta raça. Então, eles frequentemente tem dermatite e alopécia.
Outro ponto fraco de Chongqing são os olhos. Infelizmente, os exames preventivos dos órgãos da visão exigirão uma quantia considerável de dinheiro, pois este cão é propenso a:
- Conjuntivite;
- Cataratas;
- Inflamação da córnea e outras doenças, que só podem ser curadas por um veterinário.
Esta raça realmente não gosta de frio. Apesar da forte imunidade, seus representantes, tendo esfriado, imediatamente pegam um resfriado e várias inflamações.
Eles não serão fáceis de tratar, por isso é de seu interesse manter seu cão aquecido.
- Veja também: Sonhar com cachorro branco: significados e tipos
Treino e educação do Chongqing
A chave para um treinamento bem-sucedido é criar uma imagem de autoridade no dono do cão.
É importante usar uma recompensa padrão durante o treinamento na forma de:
- Guloseimas de alimentação;
- Aprovação no tom da voz.