O Shiloh Shepherd Dog é uma raça considerada de origem americana, mas que ainda não está completamente desenvolvida, uma vez que o homem ainda a está modificando.
Mesmo que ainda não tenha conquistado o reconhecimento em nenhum grande kennel clube, pode participar de algumas organizações de raças raras.
O nome da raça é em referência ao próprio canil no qual ela foi desenvolvida, ou seja, que é detentor dos direitos sobre a criação e as modificações da mesma.
Mesmo sendo uma raça recente, o Shiloh Shepherd Dog é um cão bastante interessante e, que vale a pena conhecer.
Sendo assim continue lendo esse post para saber mais sobre as características e curiosidades dessa raça incrível.
Conheça o Shiloh Shepherd Dog
Como a própria denominação sugere, os cães de Shiloh são do tipo pastor, ou seja, foram desenvolvidos como animais da classe de trabalho.
Em comparação ao tradicional Pastor Alemão, esse tem uma linha bem mais reta na parte de cima e, o próprio corpo de maneira geral é mais reto.
Apesar do seu tamanho e corpo com uma constituição imponente, esse cão tem um temperamento estável, sendo bastante querido por esta qualidade.
Além disso, a inteligência é outro aspecto que chama bastante a atenção e, que permite o treinamento desses animais para diversas atividades.
Por isso, mesmo que a raça seja recente, está se tornando cada vez mais comum encontrar esses cães competindo em provas de obediência, agilidade e, também fazendo trabalhos de pastoreio.
Por conta das suas características físicas e comportamentais, considera-se que esses cães sejam ideais para trabalhos como resgate, busca, assistência, terapia e, pastoreio, obviamente.
Tudo isso junto contribui para que essa esteja se tornando uma raça extremamente popular em vários lugares do mundo mesmo que ainda não seja reconhecida.
História da raça
O Shiloh Shepherd Dog é um cão considerado recente em comparação a outras raças. Ele foi desenvolvido no ano de 1974, por Tina M. Barber do Shiloh Shepherds (canil), em Nova York, Estados Unidos.
Nesse ano ela teve a ideia de começar a criar uma linhagem nova de animais que fossem parecidos com o Pastor Alemão.
A ideia era chegar a um cão que tivesse uma série de características típicas dos cães alemães, mas que fosse uma raça nova.
Esses animais deveriam ser excelentes companhias, ser extremamente inteligentes e fáceis de se treinar, além de apresentarem um excelente equilíbrio físico e emocional.
O porte grande também era algo que esses animais deveriam ter e, assim ela começou a separar cães que tivessem essas características, reproduzindo-os entre si.
Apesar de alguns problemas relacionados aos registros da marca, foi possível pelo menos registrar o nome.
Além disso, pensando-se no futuro desses animais e suas características, criou-se o Clube Americano do Pastor Shiloh (SSDCA).
E em 1991, formou-se o International Shiloh Shepherd Registry (ISSR), que é responsável pelo registro de pedigrees desses animais no lugar da FIC.
Por ser uma raça híbrida criada recentemente, o Shiloh Shepherd Dog ainda não tem o reconhecimento de associações cinológicas.
Ainda assim, ele está se tornando cada vez mais conhecido pela população em geral e pelos grandes criadores de cães.
Shiloh Shepherd Dog é uma raça muito peculiar
Há séculos que o homem vem convivendo cada vez mais com os cães e, dessa forma está fazendo modificações nas características e estilo de vida desses animais
O processo de domesticação é bastante importante e representativo para a história da humanidade, mas a seleção artificial conta com vantagens e desvantagens.
A seleção artificial leva a uma série de transformações nas espécies e, é justamente esse o caso do surgimento do Shiloh Shepherd Dog.
A raça é recente e surgiu a partir da manipulação artificial de características genética por meio de cruzamentos programados.
Na verdade, no caso dessa raça, considera-se que ela ainda está sendo modificada, uma vez que a seleção artificial continua ocorrendo.
Tanto nos aspectos físicos quanto psicológicos, o Shiloh Shepherd Dog se assemelha bastante ao conhecido Pastor Alemão.
No entanto, ele também possui diversas características que diferenciam as duas raças e, que torna esse um animalzinho muito peculiar.
Por ter sido desenvolvido recentemente e, ainda não ser reconhecido pelas principais sociedades cinófilas atualmente, esse cão ainda não é nada popular.
Apesar disso, por conta da sua excelente personalidade, é bem provável que seja apenas uma questão de tempo para que as pessoas se apaixonem e para que a raça se torne popular.
Com uma personalidade essencialmente calma e tranquila, esse cão adora estar com as pessoas e interagir com elas.
Sendo assim, é potencialmente uma excelente raça de companhia, com potencial de se adaptar aos mais diferentes perfis familiares.
Principais características da raça
A principal característica do Shiloh Shepherd Dog é, com certeza, o seu tamanho. Esse é um cachorro grande, que pode ultrapassar os 70 centímetros de altura e mais de 55 quilos de peso corporal.
Essa é apenas uma estimativa, mas deve-se dizer que a raça ainda está passando pelo processo de seleção e aprimoramento.
Por isso, ainda é bastante comum encontrar animais que saiam bastante fora dessas estimativas, tanto para mais quanto para menos.
Mas de maneira geral, é bem perceptível que o Shiloh Shepherd Dog tenha as características predominantes da raça que deu origem a ele, o Pastor Alemão.
No entanto, na raça mais recente a pelagem é mais longa e densa, levando a uma aparência bastante semelhante ao Malamute do Alasca.
Outra diferença bastante óbvia diz respeito à coloração da pelagem, que conta com uma grande variedade de cores que inclui preto, marrom, prata, cinza e vermelho.
Ademais, é comum observar que esses cães tenham padrões de cores que envolvam a combinação de duas ou mais tonalidades.
Comportamento do pastor Shiloh
A seleção artificial de uma raça envolve não apenas a aparência física, mas também as questões comportamentais.
E no caso do Shiloh Shepherd Dog, tudo isso foi combinado de uma maneira bastante adequado, levando ao surgimento de um cão belíssimo e, que possui também uma excelente personalidade.
Por mais que o Pastor Alemão seja conhecido como um ótimo cão de companhia, o Pastor Shiloh é ainda melhor nesse quesito.
Isso porque foram selecionados animais muito mais calmos e extrovertidos para darem origem a essa raça tão incrível.
Com uma inteligência e desenvoltura admirável, esse cão apresenta um equilíbrio emocional muito melhor, sobretudo considerando a interação com as pessoas no dia a dia.
Uma das vantagens disso é que a raça responde super bem aos treinamentos. O cão costuma permanecer calmo durante o processo e, tem prazer em obedecer às ordens do tutor, buscando sempre deixar o seu humano contente.
A grande questão aqui é que o animal é grande, corpulento e possui um alto índice de massa muscular.
Por isso, necessita de uma boa dose de exercícios físicos para que possa se manter saudável. Sendo assim, o tutor de um cão desses deve estar sempre bem disposto a estimular o animal à prática de exercícios físicos.
Shiloh Shepherd Dog: Treinamento e socialização
Por mais que a personalidade do Shiloh Shepherd Dog seja tranquila e essa não seja uma raça que obrigatoriamente precisa de ajuda profissional, ainda assim isso é recomendado.
Um profissional especialista em treinamento canino é a melhor pessoa para te ajudar a manter o controle sobre o cão em diferentes situações e, ter uma convivência bem mais tranquila.
A socialização dos cães é muito importante, sobretudo no caso dos animais maiores. Isso é essencial para evitar brigas e problemas futuros.
A socialização tem uma maior relevância para os animais que vão conviver com crianças e outros pets.
Shiloh Shepherd Dog: Saúde do pastor Shiloh
Assim como acontece com diversas raças que passaram por um processo de seleção artificial e purificação, o Shiloh Shepherd Dog tem alguns problemas de saúde de ordem congênita.
Antes de conviver com um animal desses, o tutor deve estar ciente dessas questões para evitar maiores problemas e poder agir rapidamente quando surgirem sintomas. Os principais são:
- Displasia de quadril: é uma instabilidade provocada pelo encaixe inadequado da articulação, que leva a dores intensas, problemas de locomoção e uma degeneração progressiva;
- Panosteíte: é um problema que leva a falhas no desenvolvimento dos ossos mais longos durante a fase de crescimento do animal. Isso faz com que o cão manque e tenha dores;
- Megaesôfago: se trata de um aumento na parede muscular esofágica, que impede que a comida se desloque adequadamente até o estômago, o que provoca regurgitações;
- Vólvulo de dilatação gástrica, ou torça de estômago: é bem comum em cães grandes que se alimentam rapidamente. A condição provoca uma grande inflamação que deve ser contida ou o animal pode morrer.
Esses são apenas os problemas de saúde mais comuns da raça, mas é claro que outras coisas podem acometer o animal.
Por isso, fique sempre bem atento a ele e, leve-o ao veterinário com grande frequência.
Conclusão
O Shiloh Shepherd Dog é um animalzinho belíssimo, bastante parecido com o Pastor Alemão e que possui características muito desejadas pelos tutores.
Por conta disso, mesmo que essa ainda seja uma raça pouco comum, há uma tendência de que a sua popularidade aumente consideravelmente nos próximos anos.