O Norfolk Terrier é uma das menores raças que fazem parte do grupo dos Terriers. No entanto, mesmo com corpinhos pequenos, a energia desses cães é enorme.
Além disso eles possuem coragem e inteligência enormes e, com isso conquistam cada vez mais pessoas em todos os lugares do planeta.
Muito bem adaptáveis, eles podem ser uma excelente companhia para qualquer pessoa capaz de oferecer muito amor e carinho a eles.
No entanto, os tutores devem estar dispostos a ter companhia o tempo todo porque essa raça é conhecida por ser extremamente afetuosa.
Apesar de serem ótimos cães de companhia e adorarem brincar e caminhar por aí na companhia de pessoas, naturalmente eles são caçadores.
Mesmo que o Norfolk Terrier tenha muitas características positivas, você deve conhecer muito bem essa raça para saber se ela é mesmo a mais adequada no seu caso.
Origem do Norfolk Terrier
No início dos anos de 1900, alguns criadores que habitavam no oriente da Inglaterra, começaram a desenvolver uma raça de cão que fosse boa com a caça de pequenos animais, como raposas e ratos nas fazendas. Essa ficou conhecida como Norwich Terrier.
Durante vários anos a raça foi bastante diversa, passando pelo cruzamento de várias outras raças, incluindo Dandie Dinmont Terrier, Glen of Imaals e o Red Cain Terrier.
Isso ocasionou o surgimento de exemplares de vários tipos, com orelhas para cima, para baixo e pelagem com coloração bastante diversa.
E foi então que em 1964 o English Kennel Club declarou a variação de orelhas caídas como uma raça nova, que foi chamada de Norfolk Terrier, enquanto que a de orelhas em pé continuou sendo chamada de Norwich Terrier.
Nos Estados Unidos geralmente essa nomenclatura é ignorada e ambos os tipos são conhecidos como Norwich Terrier.
- Conheça também o Afegão Hound
Características físicas do Norfolk Terrier
O Norfolk Terrier possui um corpo que apesar de ser reduzido, consegue ser também bastante forte. Compacto e alongado, o cão dessa raça é visto como mais comprido do que alto.
As patinhas são curtas, porém musculosas, revestidas com uma pele espessa e muito resistente. Os pés são arredondados.
A pelagem do Norfolk Terrier é predominantemente do tipo arame, ou seja, os pelos são curtos, retos, ásperos e ficam bem aderidos na pele do animal.
Deve-se falar ainda sobre aquela que é uma das caraterísticas mais marcantes da raça: a pelagem mais saliente nas sobrancelhas e no focinho, que deixa o animal com um visual “bigodudo”.
Outros aspectos importantes
A coloração da pelagem dos ancestrais no Norfolk Terrier era bastante diversa e, até os dias de hoje o padrão da raça inclui as colorações: cinza, preto, cor de trigo, cor de fogo e em diferentes tonalidades de castanhos avermelhados.
Falando-se da descrição física do animal, a cabeça deve ser larga e um pouco arredondada, com focinho em forma de cunha e levemente afilado. No entanto não deve formar uma ponta na extremidade.
Os olhos são escuros e ovais e, a face do animal emite uma série de sinais que transparecem o quanto esse cão é alerta e muito esperto.
As orelhas possuem formato triangular, mas arredondadas na ponta. Elas são sempre caídas na altura da bochecha do animal.
Até algum tempo atrás, o padrão oficial dessa raça citava o corte do rabo. Hoje em dia as amputações por estética estão proibidas. Portanto, deve-se manter a cauda longa desses cães.
- Conheça também o Affenpinscher: É um cão vivo e inteligente, charmoso e companheiro.
Ficha do Norfolk Terrier
- Origem: Inglaterra
- Tamanho: machos e fêmeas são semelhantes e possuem entre 25 cm a 26 cm de altura.
- Peso corporal: de 4 kg a 6 kg
- Olhos: ovais, brilhantes e escuros (café ou preto).
- Nariz: pequeno e escuro.
- Rabo: grosso na base e vai se tornando mais fino na extremidade. A inserção é alta e ele é recoberto pela mesma pelagem do corpo e fica dobrado sobre o dorso do animal;
- Expectativa de vida: 12 a 15 anos
Personalidade e temperamento do Norfolk Terrier
O Norfolk Terrier é um pequeno extrovertido que tem energia de sobra e temperamento muito simpático e brincalhão.
No entanto, ele também costuma ficar alerta a tudo o que acontece ao seu redor. Apesar disso, não tem o hábito de apresentar agressividade.
Quando o animal é bem treinado, ele tende a ser pacífico e muito sociável, que vai respeitar as pessoas e também os cães maiores. Mas os latidos são em característicos dessa raça conhecida por ser barulhenta.
Para evitar que o animal tenha comportamentos inadequados e episódios de histeria, é fundamental que ele seja bem treinado e socializado desde cedo, preferencialmente por um profissional habilidoso.
Outro ponto importante da personalidade desse pequeno cãozinho diz respeito à sua afeição em relação aos tutores.
Esses animais são muito companheiros e ficam sempre perto das pessoas que amam. Inclusive, podem se tornar compulsivos com as pessoas.
Isso é ótimo de maneira geral, mas é preciso ter bastante cuidado para que o animal não seja deixado muito tempo sozinho e desenvolva ansiedade de separação. Essa é uma raça para quem está disposto a se dedicar.
Principais cuidados com o cão
Entre os principais cuidados com o Norfolk Terrier, o tutor deve se preocupar em manter a pelagem sempre em ordem.
Facilmente os pelos desse cão podem ficar emaranhados e, isso também contribui para o acúmulo de sujeiras.
Por isso, é fundamental escovar o cão três vezes por semana pelo menos. Isso ajuda a eliminar pelos mortos.
Cães dessa raça precisam de banho, mas eles não devem ser tão frequentes. Por isso, procure lavar o animal uma vez a cada 4 ou 6 semanas. Não se esqueça de secar muito bem a pelagem para evitar dermatites.
A cada dois meses aproximadamente é preciso cortar as unhas do cão. Se elas crescerem demais, atrapalham a mobilidade do animal e provocam dores.
Os olhos também merecem bastante atenção. É preciso remover as sujeiras do local diariamente. Se preciso, use soro fisiológico para isso.
Os dentes devem ser limpos 2 ou até 3 vezes por semana, utilizando produtos próprios para a espécie e adequados para o tamanho do animal.
- Conheça também o Airedale Terrier: Amigável, leal e corajoso
Atenção às atividades físicas
O Norfolk Terrier é muito brincalhão e cheio de energia. Por isso ele necessita de atividades físicas diárias para conseguir gastar toda a sua energia extra e ficar tranquilo.
Para o tutor que tem disponibilidade e, para animais que vivem em espaços pequenos, recomendam-se três passeios diários de aproximadamente 30 minutos cada.
Além disso, momentos de brincadeiras de buscar objetos e de correr podem ser integrados à rotina do animal.
Isso é fundamental para que o cão fique tranquilo e não desenvolva comportamentos inadequados, como o de roer objetos, por exemplo.
Para manter o cão entretido durante a sua ausência, procure oferecer a ele brinquedos seguros e divertidos.
Adestramento e socialização
O Norfolk Terrier é um cão simpático e muito brincalhão, mas mesmo assim a sua criação exige bastante cuidado e atenção.
Alguns animais se tornam teimosos e se tornam bastante desconfiados com pessoas e outros animais que invadam o seu espaço, quando não são bem conduzidos desde cedo.
Para evitar isso, o tutor deve começar um trabalho de socialização e adestramento ainda nas primeiras semanas de vida.
O ideal é contratar um profissional para fazer isso, assim que o cão for liberado pelo veterinário.
- Conheça também o Akita: Docil, leal e protetor
A alimentação do Norfolk Terrier
Todos os cães precisam receber uma alimentação completa e equilibrada para que o seu desenvolvimento aconteça de maneira saudável.
Uma nutrição adequada vai deixar o seu cão ativo, forte, saudável e vai ajudar a aumentar a sua longevidade.
Por isso, ofereça sempre um alimento de boa qualidade e, em porções adequadas de acordo com a idade, tamanho, peso e nível de atividade física do cão.
Preferencialmente, busque pela orientação de um médico veterinário para ter a certeza de que o cão receberá tudo o que necessita.
A saúde do Norfolk Terrier
De maneira geral, o Norfolk Terrier é muito resistente e saudável, podendo viver entre 12 e 15 anos quando recebe os cuidados necessários
Ele não possui problemas genéticos característicos, nem para doenças degenerativas, mas mesmo assim deve ser observado e passar por exames frequentes de rotina.
Leve o seu amiguinho ao veterinário sempre que perceber que ele tem algum sinal diferente. Mesmo se ele não apresentar nenhuma alteração, é importante realizar consultas anuais.
Nesse dia o animal vai receber a vacina anual, bem como uma prescrição de um tratamento antiparasitário interno.
Usar uma pipeta para parasitas externos, como pulgas e carrapatos, também é importante para evitar algumas doenças importantes.
No caso de filhotes, é preciso ter atenção especial ao ciclo de vacinação. O cão só deve socializar com outros animais depois de tomar todas as vacinas e vermífugos.
Somente nesse momento pode-se iniciar o processo de socialização e adestramento do cão. Mas tente não deixar para muito tarde. O ideal é começar a ensinar o cão antes dos seis meses de idade.
Conclusão
O Norfolk Terrier é um cão compacto, alegre, brincalhão e facilmente adaptável, que pode viver bem com pessoas de todas as idades.
No entanto, para ter um Norfolk Terrier na sua casa, você deve estar disposto a dar muito carinho e atenção ao animal.