Certamente você já ouviu falar do reforço positivo para cachorros, não é mesmo? Se não ouviu, explicaremos a partir de agora! Esta é uma técnica antiga usada por profissionais de adestramento canino, para condicionar os cães a praticarem determinada atitude ou deixar de praticá-las.
Porém, há muitos critérios para considerar a respeito do tema. Não podemos reduzir o reforço positivo a uma simples explicação teórica. Afinal, cada cachorro é único e vai demandar técnicas e movimentos de adestramento também únicos. Porém, esta talvez seja uma das formas mais práticas e que todo tutor pode aplicar em casa!
Então, acompanhe o texto e saiba tudo sobre o tema.
Reforço positivo para cachorros – O que é isso?
O reforço positivo para cachorros é um método de adestramento de cães, usado de forma muitas vezes intensiva por adestradores e tutores, com o intuito de mostrar ao cão o que é “certo”. Mas, além disso, mostrar ao cão que se ele fizer determinada atividade ou ter determinado comportamento, haverão recompensas positivas para ele.
Então, toda vez que alguém falar em reforço positivo para cachorros, saiba que é uma forma de adestramento onde o cachorro é condicionado a situações em busca de um petisco, um carinho, um passeio ou um brinquedo. E por falar nestas recompensas, entenderemos a seguir como utilizar esta técnica de forma certeira com seu cãozinho.
Continue lendo.
Como usar o reforço positivo para cachorros?
O reforço positivo é sim uma excelente técnica para adestrar seu cão. Mas, ao mesmo tempo, você não deve simplesmente adotar uma “receita” para que isso aconteça. Pelo contrário. Recomendamos que você entenda, antes de mais nada, o comportamento do seu cachorro. Ou seja, a personalidade dele. Principalmente se o cachorro não for filhote.
Entendendo estes aspectos, tudo ficará mais fácil, pois você poderá ir “direto ao ponto”. Então, se o seu cachorro já tiver manias ou costumes, é preciso entender como agir considerando estes aspectos. Por isso, contar com um profissional de adestramento é mais do que importante para ter sucesso no processo. Caso contrário, o cachorro poderá se tornar ansioso, estressado e triste.
Falaremos sobre algumas formas de aplicar o reforço positivo para cachorros, que são:
- Petiscos na hora certa e no lugar certo;
- Elogios carinhosos que façam o cão feliz;
- Passeios e caminhadas como forma de recompensa;
- Criação de sinais de alerta – Sons ou palavras;
Vamos ver cada tópico detalhadamente a seguir.
Petiscos na hora certa e no lugar certo
A primeira e talvez mais eficiente técnica de adestramento dentro do conceito de reforço positivo, é a utilização de petiscos na hora certa e no lugar certo. Sim, um bom petisco para adestramento pode fazer com que o cão entenda em poucas semanas o que ele deve ou não fazer dentro de casa.
Então, todas as vezes que cachorro acertar, ofereça um petisco. Atitudes como fazer xixi no lugar certo dentro de casa geralmente são difíceis de condicionar. Então é fundamental que você agrade o cão todas as vezes que ele acertar. Com o passar do tempo, ele começará a fazer as necessidades no local que ele foi recompensado.
Elogios carinhosos que façam o cão feliz
Outra excelente forma de utilizar o reforço positivo, é elogiando o animal. Sim, cães amam ser elogiados e quanto mais você o fizer, mais o animal se condicionará a alguma situação de forma a repeti-la. Então, todas as vezes que o animal fizer aquilo que você tenha pedido para ele fazer ou mesmo que ele faça sem você pedir, elogie.
Para o cão, o tutor é importantíssimo. Demonstrar presença e companheirismo faz o animal saltitar de alegria. E quanto mais você elogiá-lo em situações em que ele acertou, mais ele irá fazer aquilo de propósito para ganhar mais elogios.
Passeios e caminhadas como forma de recompensa
Cães amam passear. Principalmente aqueles que vivem em apartamentos e não veem a hora de seus tutores chegarem do trabalho para dar aquela caminhada na rua. E isto também pode, com certeza, ser usado como forma de recompensa e reforço positivo para cachorros.
Se você quiser, poderá usar este reforço de forma “conjugada” com outros. Por exemplo, com elogios. Elogiar o cão e levá-lo para passear, fará com que o cachorro sinta muito prazer e fique extremamente feliz. E se isto for feito após atitudes positivas por parte dele, melhor ainda.
Leia mais aqui sobre passeios com cachorros.
Crie sinais de alerta – Sons ou palavras
Outra ótima forma de construir reforço positivo para cachorros, é a utilizando sons ou palavras específicas. Então, toda vez que seu cachorro acertar algo, crie um código que só ele reconheça. Pode ser um elogio (palavra), ou pode ser até mesmo um sinal de alerta, como um sino, convidando o animal para comer. Neste caso, ele saberá que a hora certa de comer algo especial, é quando o sino tocar.
Inclusive, um estudo do fisiologista russo Ivan Pavlov, teve como instrumento de testes justamente um sino, onde ele quis testar se os cães entendiam que o sino significava comida. Como resultado, a cada vez que o sino tocava, os cães começavam a salivar. Ou seja: ali havia sido entendido que sim, os cães se condicionam a situações!
O que é reforço negativo e como usar?
Agora que já entendemos o que é reforço positivo e também vimos alguns exemplos práticos, podemos partir para a “próxima fase”, que é justamente entender o reforço negativo! Sim, ele também existe e é contrário do positivo. Ao invés de oferecer um petisco quando o cão acarta, tire uma regalia quando ele não acerta. Então, deixá-lo sem caminhada quando ele aprontou algo, pode ser também uma forma de condicionamento.
Porém, é importante salientar que você jamais deve usar força ou violência, ok? Nem mesmo, palavras de baixo calão (palavrões). Reforço negativo não é um castigo duro. É apenas a retirada de algo que o cachorro condiciona como positivo.
Cuide do seu pet, ame-o e instrua-o para ter mais qualidade de vida. Boa sorte!
Por Rodrigo Santos
Olá, quer que seu melhor amigo se torne calmo, amigável, saudável e feliz como você sempre sonhou?
Faça como eu, adquira agora esse curso que ensina como adestrar seu cão com apenas 12 minutos por dia. “https://bit.ly/3dzOOog”