Remédios naturais à base de ervas para ajudar na digestão do seu cão são ótimos para uso na rotina do animal.
Isso porque eles são eficientes e, ao mesmo tempo possuem menos efeitos colaterais do que medicamentos comuns.
Muitas vezes é preciso usar alguns deles porque as dores de estômago e abdominais são muito comuns nos cachorros.
O mais comum de ocorrer é a gastrite, mas existem vários outros problemas que os cães costumam manifestar.
Você percebe que o animal está com algum desconforto porque ele vai demonstrar dor, letargia, inchaço na barriga e dificuldade para respirar.
Ao perceber qualquer sinal desse tipo, é fundamental buscar pela ajuda de um médico veterinário que faça o diagnóstico e prescreva um tratamento adequado.
E cada vez mais os profissionais estão preferindo usar remédios naturais à base de ervas para ajudar na digestão do cão.
Nesse texto falaremos um pouco sobre esse tema, mas tenha em mente que as informações contidas aqui não substituem o aconselhamento veterinário.
Quais são as principais causas de indigestão nos cães?
Primeiramente, é muito importante saber que o sinal de indigestão em cães pode se confundir com outros problemas.
Então, é fundamental compreender quais são os principais problemas que levam os animais a terem dor na região abdominal.
As principais que se pode citar são:
- Colite e inflamações do intestino grosso;
- Parvovirose;
- Cinomose;
- Intestino preso e dificuldade para defecar;
- Torção estomacal;
- Obstrução gastrointestinal;
- Úlceras gastrointestinais;
- Absorção inadequada de nutrientes;
- Presença de parasitas no estômago ou intestino;
- Abcesso em alguma área do trato digestivo;
- Infecção bacteriana intestino ou útero;
- Obstrução de dutos biliares e renais;
- Sinais de envenenamento;
- Tumores;
- Alergia ou intolerância a determinados alimentos.
Levando em conta todas essas situações que podem ocasionar uma dor de barriga no cão, é fundamental contar com a ajuda de um veterinário para o diagnóstico adequado.
O profissional deve escolher o tratamento mais recomendado, que muitas vezes pode conter remédios naturais à base de ervas.
Tudo vai depender da condição do animal e, é preciso ter uma atenção especial aos filhotes que são mais sensíveis a desequilíbrios e dores abdominais.
Ervas mais usada para indigestão em cães
Existem muitas ervas usadas para aliviar a indigestão em cães e, é importante conhecer algumas das mais utilizadas nesses casos.
Muitas delas entram na composição de medicamentos ou em fórmulas manipuladas. Mas também é possível oferecer a erva in natura em muitos casos.
Então, veja a seguir uma pequena lista com ingredientes de origem vegetal que podem ajudar o seu cão:
- Camomila: é excelente para diminuir inflamações estomacais, aliviar dores e náuseas. É possível oferecer o chá ao cão alternando com água. Faça isso inclusive quando o animal estiver em jejum;
- Goldenseal: é um medicamento excelente para indigestão porque possui propriedades antimicrobianas, sendo especialmente útil no caso de infecções bacterianas. Faça um chá com a erva e ofereça isso ao cão pelo menos três vezes ao dia;
- Pimenta-hortelã: é mais um entre os remédios naturais à base de ervas que ajudam na digestão. A erva ajuda a melhorar o processo digestivo dos animais, facilitando o trabalho do estômago e intestino no processo;
- Gengibre: muito conhecido pelas propriedades medicinais para humanos, o gengibre também pode ajudar os animais. É possível usar esse vegetal na forma de chá e oferecer uma pequena quantidade ao animal três vezes ao dia.
Apesar de as ervas citadas anteriormente serem as mais comuns para animais de estimação, existem outros chás que podem ajudar na digestão do seu cão.
Inclusive é possível incluir eles no dia a dia, mesmo que o animal não apresente problemas graves. São eles:
- Lavanda: ajuda no alívio de dores em geral, indigestão e também diminui a ansiedade;
- Boldo: funciona bem como laxativo, além de eliminar os gases intestinais e estimular a produção de bile pelo fígado;
- Espinheira-santa: diminui o excesso de acidez estomacal, melhorando a manifestação de refluxo e azia;
- Neem: promove alívio da gastrite, ajuda na cicatrização e funciona para melhorar o sistema imunológico e regular a glicemia;
- Hortelã: ajuda a eliminar o mau hálito, melhora a digestão em geral e, também funciona como descongestionante das vias aéreas;
- Erva-doce: ajuda a aliviar os gases e desconfortos abdominais, além de ser ótima para diminuir a ansiedade.
Remédios naturais para o tratamento da gastroenterite
Quando o animal é diagnosticado com gastroenterite, é preciso ter uma série de cuidados com ele para que a recuperação seja total.
E existem alguns medicamentos naturais à base de plantas que podem auxiliar nesse período, sobretudo após a fase inicial, em que é preciso respeitar o jejum, com privação total de alimentos.
Além de seguir as recomendações do médico veterinário em relação ao manejo e alimentação do cão, é possível discutir com o profissional a possibilidade de incluir alguns ingredientes específicos na dieta.
Conheça alguns deles a seguir:
Remédios naturais – Alho
Se você tem um cão, já deve ter ouvido falar que o alho é tóxico para esses animais. Esse é um tema muito discutido hoje em dia, mas a questão é a quantidade.
Então discuta com o veterinário se é interessante adicionar um dente de alho na comida do cão diariamente.
É sabido que o alho é um antibacteriano excelente e, por isso auxilia positivamente no combate a infecções, assim como as intestinais.
Remédios naturais – Probióticos
Basicamente, probióticos são todos os produtos alimentícios que contém bactérias que contribuem com a flora intestinal e a digestão.
Mas é muito importante que você busque por um probiótico específico para cachorros, pois esse produto terá microrganismos específicos que vão ajudar o cão a se recuperar completamente bem rápido.
Remédios naturais – Nux Vomica ou Noz-vómica
Esse é, na verdade, um remédio homeopático, que vem sendo muito utilizado no tratamento de transtornos gastrointestinais em humanos e animais.
Nesse caso, é preciso utilizar uma diluição específica de 7 CH, ou seja, diluir três grãos em aproximadamente 5 mL de água.
Deve-se dar a mistura ao cão três vezes ao dia ara obter os efeitos desejados. E se preferir, você pode adquirir uma solução já pronta, mas nesse caso a recomendação de uso pode ser diferente.
Além disso, o veterinário pode aumentar a dose dependendo do quadro do estado da saúde do seu cão.
Cachorro com dor de estômago precisa de jejum?
É importante compreender que quando o cão está com algum problema de saúde, é fundamental lidar com isso da melhor maneira, sempre levando em conta as necessidades reais.
Se o cão apresenta um problema grave no sistema digestivo, pode ser mesmo que ele não queira se alimentar.
A tendência natural do tutor é tentar forçar o animal a comer por medo de ele se sentir fraco e ficar ainda mais doente.
Mas é preciso entender que o cão tem um forte instinto e consegue muito bem cuidar de si mesmo.
Assim, ele é capaz de gerir adequadamente as energias do seu corpo e, direcionar todo o foco para a digestão adequada dos alimentos e na sua recuperação.
Por isso, é normal que os cães diminuem um pouco a ingestão de alimentos. Entretanto, é preciso ter atenção especial nesses casos.
Caso o animal fique sem se alimentar durante vários dias, é preciso intervir e leva-lo a uma consulta com o veterinário de confiança.
Muitas vezes é necessário colocar o cão no soro e oferecer algum tipo de nutrição adicional. Sobretudo é necessário manter a hidratação do animal.
De qualquer maneira, em algumas ocasiões deixar o cão sem comer um dia pode ser uma opção para o tratamento da dor de estômago.
Dieta para ajudar na digestão do seu cão
Caso o cão tenha problemas de digestão, o veterinário deve prescrever uma dieta específica que auxilie no tratamento da dor de barriga.
A escolha dos alimentos deve levar em conta as necessidades de cada animal e, também o problema que ele apresenta.
Por isso é fundamental contar com a orientação de um médico veterinário que seja especialista em nutrição animal.
Alguns desses alimentos funcionam inclusive como parte do tratamento, ou seja, são como remédios naturais para ajudar na digestão do seu cão. Conheça alguns deles a seguir:
- Cenoura: ajuda a eliminar parasitas intestinais e, também purifica o trato digestivo. Além disso, proporciona muitos benefícios ao animal por ser rica em vitaminas;
- Nabo: é um alimento com alto poder depurativo, que consegue ajudar inclusive quando o animal tem parasitas intestinais;
- Mel: além de ser nutritivo e contribuir para fornecer energia ao animal, o mel também funciona como antisséptico, eliminando os microrganismos presentes no sistema digestório dos animais;
- Aveia em flocos: é excelente para a limpeza do trato gastrointestinal porque ajuda a eliminar mucos e resíduos fecais indesejados;
- Abóbora: é ótima para melhorar o funcionamento do intestino dos cães, além de ajudar em casos de obstruções do canal urinário. Apesar disso, em quantidades elevadas a abóbora pode provocar dores abdominais;
Viu só quantos vegetais que podem contribuir com a saúde do sistema digestivo do cão? Não à toa que muitos desses ingredientes fazem parte da formulação de rações.
Mas se você quiser usar esses alimentos como remédios naturais para ajudar na digestão do seu cão, sempre os ofereça juntamente com outros alimentos, deixando assim a nutrição equilibrada.
Siga sempre a recomendação do profissional e, inclua também proteínas de alta qualidade e bom aproveitamento, como carnes magras cozidas.
Adicionar um pouco de arroz também é uma boa ideia, visto que geralmente esse alimento é bem tolerado pelos cães, mesmo quando eles estão doentes.
Outras coisas que ajudam na digestão do cão
Além de seguir o tratamento recomendado para ajudar na digestão do cão, existem algumas outras coisas que são fundamentais, que podem ajudar e, que você não pode esquecer.
Aloe Vera é um remédio natural que ajuda na digestão
A aloe vera é uma espécie vegetal que pode ajudar em muito na recuperação da saúde do cão. Isso porque ela ajuda a diminuir a inflamação da mucosa gástrica, contribuindo para a cicatrização dela caso existam lesões.
Remédios naturais – Passeios diários ajudam na digestão
Excesso de gases, prisão de ventre e diarreia são algumas das principais manifestações de indigestão em cães.
Por isso, é muito importante estimular o animal a se movimentar com frequência, de modo a manter a boa mobilidade intestinal do animal.
Isso favorece tanto a recuperação em caso de problemas, quanto a manutenção da boa saúde digestiva do animal.
Remédios naturais – Água fresca e limpa
Proporcionar o acesso do animal à água limpa e fresca é algo básico e fundamental, seja para a recuperação dos cães ou para a manutenção da saúde digestiva.
É fundamental manter os potes sempre bem limpos para evitar contaminações que possam levar o animal a ter infecções estomacais e intestinais, por exemplo.
Dê os remédios junto com os alimentos
Muitos medicamentos agridem a mucosa estomacal e intestinal, ocasionando problemas sérios ao cão.
Por isso, sempre que possível, ofereça os medicamentos junto com os alimentos para evitar que eles entrem em contato direto com a mucosa, provocando agressões a ela.
Mas tenha atenção porque existem medicamentos que devem ser administrados realmente com o estômago vazio para garantir o efeito desejado. Por isso, consulte o veterinário em relação a isso.
Remédios naturais – Evite o estresse e a ansiedade
Estresse e ansiedade possuem efeitos graves para a saúde do animal e, por isso agravam os quadros de indigestão ou até atrasam a recuperação.
Por isso, é fundamental que o cão viva em um ambiente tranquilo, onde ele se sinta protegido, tenha tudo de que necessita e onde receba muito carinho.
Alimentos de qualidade para ajudar na digestão
Oferecer ao cão um alimento de qualidade elevada é fundamental para a manutenção da saúde do animal de maneira geral e, também para estimular a boa digestão.
Por isso, selecione uma ração de qualidade, que seja adequada para a idade e para as necessidades do seu animal.
Ofereça as quantidades e número de porções recomendados pelo veterinário.
Conclusão
Existem muitos remédios naturais à base de ervas para ajudar na digestão do seu cão e, eles devem sempre ser prescritos por um médico veterinário.
Além de oferecer essas ervas medicinais, é fundamental também seguir as demais recomendações e incluir alimentos saudáveis no dia a dia do cão para facilitar o processo digestivo.